O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24614
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
id RCAP_13528cbf3b27d3a2bdf0d4f0b897233f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24614
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcasFranchisingExpansãoMarcaCustosRelatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.O objetivo deste relatório consiste em dar a conhecer o processo de expansão de uma empresa e/ou marca através do sistema franchising. Em primeiro lugar, irei fazer uma breve apresentação da empresa e das marcas que esta possui, fazendo uma descrição dos seus conceitos e modelos de negócio. De seguida vou identificar e explicar todas as atividades por mim realizadas durante o período no qual realizei o estágio, de entre todas, destaco desde já as tarefas que realizei com o intuito de dar início a um novo negócio e a uma nova marca, as Pastelarias Chiado. A última parte do relatório é referente ao estudo e desenvolvimento de uma componente teórica, relacionada com a forma como o franchising pode ser utilizado como forma de expansão de uma empresa e/ou marca. O estudo deste tema será então enquadrado nas políticas de franchising que a empresa World For You – Mediação Imobiliária, Lda. seguiu para as suas duas marcas, a Lojadobras e as Pastelarias Chiado. Toda a investigação teórica foi suportada por bibliografia relacionada com o tema em estudo e usei também o recurso à internet como forma de pesquisar a maior quantidade de informação possível para este estudo. Após o término do período de estágio concluí que algumas das questões relacionadas com a forma como o franchising estava a ser desenvolvido e sugerido aos potenciais interessados não estavam de acordo com a capacidade e interesses económicos atuais, por isso sugeri algumas alterações que estão descritas neste mesmo relatório. Fora da temática central do franchising também sugeri duas ideias, uma das quais cheguei a desenvolver e outra que se encontra em estudo. A que desenvolvi prende-se com uma redução substancial dos custos mensais da empresa e deve-se à criação da base de dados de parceiros da Lojadobras para ser utilizada por todos os franchisados da. A segunda ideia é referente às Pastelarias Chiado e relaciona-se com a forma como poderíamos tentar implementar um modelo drive-in. Palavras-chave: franchising, expansão, marca, custos.FEUC2013-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24614http://hdl.handle.net/10316/24614TID:201478110porCarvalho, Filipe José de Palhares Falcão - O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas. Coimbra, 2013Carvalho, Filipe José de Palhares Falcãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:37.456423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
title O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
spellingShingle O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão
Franchising
Expansão
Marca
Custos
title_short O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
title_full O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
title_fullStr O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
title_full_unstemmed O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
title_sort O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
author Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão
author_facet Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Franchising
Expansão
Marca
Custos
topic Franchising
Expansão
Marca
Custos
description Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24614
http://hdl.handle.net/10316/24614
TID:201478110
url http://hdl.handle.net/10316/24614
identifier_str_mv TID:201478110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão - O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas. Coimbra, 2013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133742520860672