O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24614 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida. |
id |
RCAP_13528cbf3b27d3a2bdf0d4f0b897233f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/24614 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcasFranchisingExpansãoMarcaCustosRelatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.O objetivo deste relatório consiste em dar a conhecer o processo de expansão de uma empresa e/ou marca através do sistema franchising. Em primeiro lugar, irei fazer uma breve apresentação da empresa e das marcas que esta possui, fazendo uma descrição dos seus conceitos e modelos de negócio. De seguida vou identificar e explicar todas as atividades por mim realizadas durante o período no qual realizei o estágio, de entre todas, destaco desde já as tarefas que realizei com o intuito de dar início a um novo negócio e a uma nova marca, as Pastelarias Chiado. A última parte do relatório é referente ao estudo e desenvolvimento de uma componente teórica, relacionada com a forma como o franchising pode ser utilizado como forma de expansão de uma empresa e/ou marca. O estudo deste tema será então enquadrado nas políticas de franchising que a empresa World For You – Mediação Imobiliária, Lda. seguiu para as suas duas marcas, a Lojadobras e as Pastelarias Chiado. Toda a investigação teórica foi suportada por bibliografia relacionada com o tema em estudo e usei também o recurso à internet como forma de pesquisar a maior quantidade de informação possível para este estudo. Após o término do período de estágio concluí que algumas das questões relacionadas com a forma como o franchising estava a ser desenvolvido e sugerido aos potenciais interessados não estavam de acordo com a capacidade e interesses económicos atuais, por isso sugeri algumas alterações que estão descritas neste mesmo relatório. Fora da temática central do franchising também sugeri duas ideias, uma das quais cheguei a desenvolver e outra que se encontra em estudo. A que desenvolvi prende-se com uma redução substancial dos custos mensais da empresa e deve-se à criação da base de dados de parceiros da Lojadobras para ser utilizada por todos os franchisados da. A segunda ideia é referente às Pastelarias Chiado e relaciona-se com a forma como poderíamos tentar implementar um modelo drive-in. Palavras-chave: franchising, expansão, marca, custos.FEUC2013-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24614http://hdl.handle.net/10316/24614TID:201478110porCarvalho, Filipe José de Palhares Falcão - O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas. Coimbra, 2013Carvalho, Filipe José de Palhares Falcãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:37.456423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas |
title |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas |
spellingShingle |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão Franchising Expansão Marca Custos |
title_short |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas |
title_full |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas |
title_fullStr |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas |
title_full_unstemmed |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas |
title_sort |
O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas |
author |
Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão |
author_facet |
Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Franchising Expansão Marca Custos |
topic |
Franchising Expansão Marca Custos |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/24614 http://hdl.handle.net/10316/24614 TID:201478110 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/24614 |
identifier_str_mv |
TID:201478110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão - O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas. Coimbra, 2013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133742520860672 |