A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/1713 |
Resumo: | Com o presente texto pretendemos apresentar sucintamente as principais linhas de força dum projecto de investigação sobre as medidas políticas que configuram a ideia de Escola a Tempo Inteiro no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico optando por uma abordagem pela “análise das políticas públicas” centrado na formulação e implementação dessas medidas. Desta forma, procuramos assentar o estudo em dois “modos de abordagem” que se interligam: um centrado na análise do processo de decisão política, a partir do qual procuraremos compreender como nasceu e se transformou/transforma a política; outro na sua implementação focalizado no estudo da acção do Estado e no posicionamento dos seus actores em interacção com outros actores sociais. Como “ferramentas” teóricas optamos pela análise cognitiva das políticas públicas recorrendo, em particular, ao conceito de referencial e pela abordagem pelos instrumentos de acção pública. |
id |
RCAP_135cf43f3eb6b577055dc1e6bfca033a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1713 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo InteiroEscola a tempo inteiroEscola públicaPolíticas Públicas de educaçãoEnsino básicoReferencialInstrumentos de acção públicaCom o presente texto pretendemos apresentar sucintamente as principais linhas de força dum projecto de investigação sobre as medidas políticas que configuram a ideia de Escola a Tempo Inteiro no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico optando por uma abordagem pela “análise das políticas públicas” centrado na formulação e implementação dessas medidas. Desta forma, procuramos assentar o estudo em dois “modos de abordagem” que se interligam: um centrado na análise do processo de decisão política, a partir do qual procuraremos compreender como nasceu e se transformou/transforma a política; outro na sua implementação focalizado no estudo da acção do Estado e no posicionamento dos seus actores em interacção com outros actores sociais. Como “ferramentas” teóricas optamos pela análise cognitiva das políticas públicas recorrendo, em particular, ao conceito de referencial e pela abordagem pelos instrumentos de acção pública.RCIPLPires, Carlos2012-08-10T14:11:01Z2007-102007-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1713porPires, Carlos (2007). A Construção de Sentidos em Política Educativa. O caso da Escola a Tempo Inteiro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 4, pp. 77-86. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt1646-4990info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:40:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:40.601492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro |
title |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro |
spellingShingle |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro Pires, Carlos Escola a tempo inteiro Escola pública Políticas Públicas de educação Ensino básico Referencial Instrumentos de acção pública |
title_short |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro |
title_full |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro |
title_fullStr |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro |
title_full_unstemmed |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro |
title_sort |
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro |
author |
Pires, Carlos |
author_facet |
Pires, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola a tempo inteiro Escola pública Políticas Públicas de educação Ensino básico Referencial Instrumentos de acção pública |
topic |
Escola a tempo inteiro Escola pública Políticas Públicas de educação Ensino básico Referencial Instrumentos de acção pública |
description |
Com o presente texto pretendemos apresentar sucintamente as principais linhas de força dum projecto de investigação sobre as medidas políticas que configuram a ideia de Escola a Tempo Inteiro no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico optando por uma abordagem pela “análise das políticas públicas” centrado na formulação e implementação dessas medidas. Desta forma, procuramos assentar o estudo em dois “modos de abordagem” que se interligam: um centrado na análise do processo de decisão política, a partir do qual procuraremos compreender como nasceu e se transformou/transforma a política; outro na sua implementação focalizado no estudo da acção do Estado e no posicionamento dos seus actores em interacção com outros actores sociais. Como “ferramentas” teóricas optamos pela análise cognitiva das políticas públicas recorrendo, em particular, ao conceito de referencial e pela abordagem pelos instrumentos de acção pública. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10 2007-10-01T00:00:00Z 2012-08-10T14:11:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/1713 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/1713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Carlos (2007). A Construção de Sentidos em Política Educativa. O caso da Escola a Tempo Inteiro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 4, pp. 77-86. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt 1646-4990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133370294206464 |