E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Maria José Aires
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47639
Resumo: O presente relatório final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de uma parte da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com alunos do 4.º ano, decorrida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Este documento encontra-se organizado em três principais partes: Componente Investigativa, Revisão de literatura e Opções metodológicas. A timidez e as expressões no currículo são o ponto de partida para a presente investigação e reflexão. Para isso, foi implementado o projeto de expressão dramática “(Des)dramatizar” com vista a perceber a evolução dos alunos tímidos ao longo das sessões de expressão dramática, bem como, compreender o impacto das mesmas. Aliando a metodologia quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos alunos, à professora estagiária e à professora cooperante, em 3 momentos do estudo. Para além desta tipologia de registo, foi utilizada a observação direta participante. Como conclusão do projeto foi possível observar a relação entre a prática da expressão dramática e a redução de comportamentos associados à timidez, nos alunos selecionados.
id RCAP_136bb90ec431156f8aed975138adeb06
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunosTimidezExpressõesExpressão DramáticaEnsino Básico 1º CicloO presente relatório final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de uma parte da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com alunos do 4.º ano, decorrida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Este documento encontra-se organizado em três principais partes: Componente Investigativa, Revisão de literatura e Opções metodológicas. A timidez e as expressões no currículo são o ponto de partida para a presente investigação e reflexão. Para isso, foi implementado o projeto de expressão dramática “(Des)dramatizar” com vista a perceber a evolução dos alunos tímidos ao longo das sessões de expressão dramática, bem como, compreender o impacto das mesmas. Aliando a metodologia quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos alunos, à professora estagiária e à professora cooperante, em 3 momentos do estudo. Para além desta tipologia de registo, foi utilizada a observação direta participante. Como conclusão do projeto foi possível observar a relação entre a prática da expressão dramática e a redução de comportamentos associados à timidez, nos alunos selecionados.Torres, Margarida Adónis, 1975-Repositório ComumConde, Maria José Aires2023-10-30T10:28:53Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47639TID:203371453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:17:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:23.789456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
title E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
spellingShingle E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
Conde, Maria José Aires
Timidez
Expressões
Expressão Dramática
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
title_full E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
title_fullStr E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
title_full_unstemmed E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
title_sort E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
author Conde, Maria José Aires
author_facet Conde, Maria José Aires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Margarida Adónis, 1975-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Maria José Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Timidez
Expressões
Expressão Dramática
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Timidez
Expressões
Expressão Dramática
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de uma parte da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com alunos do 4.º ano, decorrida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Este documento encontra-se organizado em três principais partes: Componente Investigativa, Revisão de literatura e Opções metodológicas. A timidez e as expressões no currículo são o ponto de partida para a presente investigação e reflexão. Para isso, foi implementado o projeto de expressão dramática “(Des)dramatizar” com vista a perceber a evolução dos alunos tímidos ao longo das sessões de expressão dramática, bem como, compreender o impacto das mesmas. Aliando a metodologia quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos alunos, à professora estagiária e à professora cooperante, em 3 momentos do estudo. Para além desta tipologia de registo, foi utilizada a observação direta participante. Como conclusão do projeto foi possível observar a relação entre a prática da expressão dramática e a redução de comportamentos associados à timidez, nos alunos selecionados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-30T10:28:53Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47639
TID:203371453
url http://hdl.handle.net/10400.26/47639
identifier_str_mv TID:203371453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134145291485184