E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47639 |
Resumo: | O presente relatório final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de uma parte da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com alunos do 4.º ano, decorrida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Este documento encontra-se organizado em três principais partes: Componente Investigativa, Revisão de literatura e Opções metodológicas. A timidez e as expressões no currículo são o ponto de partida para a presente investigação e reflexão. Para isso, foi implementado o projeto de expressão dramática “(Des)dramatizar” com vista a perceber a evolução dos alunos tímidos ao longo das sessões de expressão dramática, bem como, compreender o impacto das mesmas. Aliando a metodologia quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos alunos, à professora estagiária e à professora cooperante, em 3 momentos do estudo. Para além desta tipologia de registo, foi utilizada a observação direta participante. Como conclusão do projeto foi possível observar a relação entre a prática da expressão dramática e a redução de comportamentos associados à timidez, nos alunos selecionados. |
id |
RCAP_136bb90ec431156f8aed975138adeb06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47639 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunosTimidezExpressõesExpressão DramáticaEnsino Básico 1º CicloO presente relatório final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de uma parte da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com alunos do 4.º ano, decorrida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Este documento encontra-se organizado em três principais partes: Componente Investigativa, Revisão de literatura e Opções metodológicas. A timidez e as expressões no currículo são o ponto de partida para a presente investigação e reflexão. Para isso, foi implementado o projeto de expressão dramática “(Des)dramatizar” com vista a perceber a evolução dos alunos tímidos ao longo das sessões de expressão dramática, bem como, compreender o impacto das mesmas. Aliando a metodologia quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos alunos, à professora estagiária e à professora cooperante, em 3 momentos do estudo. Para além desta tipologia de registo, foi utilizada a observação direta participante. Como conclusão do projeto foi possível observar a relação entre a prática da expressão dramática e a redução de comportamentos associados à timidez, nos alunos selecionados.Torres, Margarida Adónis, 1975-Repositório ComumConde, Maria José Aires2023-10-30T10:28:53Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47639TID:203371453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:17:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:23.789456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos |
title |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos |
spellingShingle |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos Conde, Maria José Aires Timidez Expressões Expressão Dramática Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos |
title_full |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos |
title_fullStr |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos |
title_full_unstemmed |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos |
title_sort |
E porque não (des)dramatizar?: o impacto da expressão dramática na timidez dos alunos |
author |
Conde, Maria José Aires |
author_facet |
Conde, Maria José Aires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Margarida Adónis, 1975- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conde, Maria José Aires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Timidez Expressões Expressão Dramática Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Timidez Expressões Expressão Dramática Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de uma parte da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com alunos do 4.º ano, decorrida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Este documento encontra-se organizado em três principais partes: Componente Investigativa, Revisão de literatura e Opções metodológicas. A timidez e as expressões no currículo são o ponto de partida para a presente investigação e reflexão. Para isso, foi implementado o projeto de expressão dramática “(Des)dramatizar” com vista a perceber a evolução dos alunos tímidos ao longo das sessões de expressão dramática, bem como, compreender o impacto das mesmas. Aliando a metodologia quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos alunos, à professora estagiária e à professora cooperante, em 3 momentos do estudo. Para além desta tipologia de registo, foi utilizada a observação direta participante. Como conclusão do projeto foi possível observar a relação entre a prática da expressão dramática e a redução de comportamentos associados à timidez, nos alunos selecionados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-30T10:28:53Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47639 TID:203371453 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47639 |
identifier_str_mv |
TID:203371453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134145291485184 |