A Influência das Recompensas e do Ambiente Organizacional na Retenção dos Colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega de Barros, Sara Catarina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33051
Resumo: A retenção de colaboradores é um tema cada vez mais abordado tanto no mundo académico como no mundo empresarial devido ao papel que representa na atualidade. É importante destacar que de entre todos os colaboradores, existem aqueles que se considera ter mais potencial, os denominados de talentos. Para os reter deve-se apostar na atração, identificação, desenvolvimento e preservação dos mesmos. A perda de um colaborador qualificado revela-se como prejuízo, uma vez que a empresa investiu tempo e dinheiro em formações, atribuição de benefícios, entre outros. Como tal, após o recrutamento e seleção, deve-se ter em conta a retenção destes funcionários, de modo a controlar a rotatividade. O ambiente organizacional “É um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, percebidas direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas”. (Litwing e Stringer, 1968) O sistema de recompensas, independentemente do seu tipo, procura demonstrar o quanto vale um indivíduo para uma certa organização. Assim sendo, os colaboradores desejam ser recompensados de forma justa e quando a valorização é adequada, a probabilidade de atrair e reter funcionários aumenta. (Dutra e Hipólito, 2012) Nesta dissertação está presente uma revisão bibliográfica e a exploração de novas tendências sobre este tema. A metodologia empregue consistiu na realização de formulários a família, amigos e conhecidos de vários cargos ao qual permitiu a compreensão das práticas utilizadas pelas organizações para incrementar a satisfação e retenção dos seus profissionais. As conclusões obtidas, ainda que não generalizáveis, apontam a relevância das recompensas, do ambiente organizacional e principalmente do compromisso no que toca à retenção dos colaboradores.
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