Diferentes representações dos números racionais: explicitar as concepções dos alunos e gerir possíveis conflitos cognitivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/356 |
Resumo: | O estudo dos números racionais tem-se revelado ao longo da escolaridade básica de difícil compreensão pelos alunos e também de difícil gestão didáctica pelos professores. Muitos são os alunos que terminam o ensino básico sem terem apreendido os diversos significados com que um número racional pode ser usado ou as diferentes formas de o representar. O Programa de Matemática do Ensino Básico, que no ano lectivo de 2010-2011 será implementado em todas as escolas, explicita de forma muito clara, quer nos objectivos a atingir pelos alunos, quer nas indicações metodológicas destinadas aos professores, que a abordagem aos números racionais deve ser feita tendo em atenção estas componentes essenciais para uma verdadeira compreensão do sentido do número racional. Este artigo pretende exemplificar como é que uma tarefa matemática pode ajudar a explicitar possíveis concepções erradas dos alunos acerca do sentido e da ordem de grandeza dos números racionais e também como, através do conflito cognitivo, podem ser confrontados com as suas concepções e terem a possibilidade de compreender diferentes representações de um mesmo número. O artigo traduz a reflexão feita acerca da tarefa por uma formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática, após acompanhamento de várias aulas em que a mesma foi desenvolvida por diversas turmas do 6ºano de escolaridade e reflectida com os professores em formação. - Rational numbers study has revealed to be difficult to understand by students through basic school, as well as their didactic management by teachers. Many students finish basic school without learning the different meanings in which a rational number can be used, or the different representations. Mathematics Programme for Basic Education, which will be implemented in all Portuguese schools in 2010-2011, is very clear in the objectives to be attained by the students, as well as in the methodology indications given to the teachers. The approach to the rational numbers must attend these essential components to a true understanding of meaning. This article intends to exemplify how a mathematical task may help to explain possible students’ misconceptions about the meaning and value of rational numbers and also, as through cognitive conflict, they can be confronted with their misconceptions and have the possibility to understand the different representations of a number. The article presents teacher reflections about this task, implemented in 6th grade classes, after several coaching and discussion sessions coordinated by teachers’ trainers. |
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Diferentes representações dos números racionais: explicitar as concepções dos alunos e gerir possíveis conflitos cognitivosFormação de professoresReflexão do professorPrática lectivaAprendizagem dos números racionaisO estudo dos números racionais tem-se revelado ao longo da escolaridade básica de difícil compreensão pelos alunos e também de difícil gestão didáctica pelos professores. Muitos são os alunos que terminam o ensino básico sem terem apreendido os diversos significados com que um número racional pode ser usado ou as diferentes formas de o representar. O Programa de Matemática do Ensino Básico, que no ano lectivo de 2010-2011 será implementado em todas as escolas, explicita de forma muito clara, quer nos objectivos a atingir pelos alunos, quer nas indicações metodológicas destinadas aos professores, que a abordagem aos números racionais deve ser feita tendo em atenção estas componentes essenciais para uma verdadeira compreensão do sentido do número racional. Este artigo pretende exemplificar como é que uma tarefa matemática pode ajudar a explicitar possíveis concepções erradas dos alunos acerca do sentido e da ordem de grandeza dos números racionais e também como, através do conflito cognitivo, podem ser confrontados com as suas concepções e terem a possibilidade de compreender diferentes representações de um mesmo número. O artigo traduz a reflexão feita acerca da tarefa por uma formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática, após acompanhamento de várias aulas em que a mesma foi desenvolvida por diversas turmas do 6ºano de escolaridade e reflectida com os professores em formação. - Rational numbers study has revealed to be difficult to understand by students through basic school, as well as their didactic management by teachers. Many students finish basic school without learning the different meanings in which a rational number can be used, or the different representations. Mathematics Programme for Basic Education, which will be implemented in all Portuguese schools in 2010-2011, is very clear in the objectives to be attained by the students, as well as in the methodology indications given to the teachers. The approach to the rational numbers must attend these essential components to a true understanding of meaning. This article intends to exemplify how a mathematical task may help to explain possible students’ misconceptions about the meaning and value of rational numbers and also, as through cognitive conflict, they can be confronted with their misconceptions and have the possibility to understand the different representations of a number. The article presents teacher reflections about this task, implemented in 6th grade classes, after several coaching and discussion sessions coordinated by teachers’ trainers.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBrito, Maria2010-12-15T23:40:20Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/356porBRITO, Maria Graciete Costa - Diferentes representações dos números racionais: explicitar as concepções dos alunos e gerir possíveis conflitos cognitivos. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.65-761646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:57.502265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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