Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Cecília
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Branco, Neusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/363
Resumo: A Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos. - In-service teachers training programmes, such as the Teacher In-service Educational Programme in Mathematics, help to promote a reflective practice in teachers often focused on their teaching and their need for specific training. This article presents an analysis of a narrative of a math class written by the first author in her portfolio as part of her participation in the Teachers Training Programme from Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, in the academic year 2007-08. This article emphasizes the preparation of the task, its curriculum framework and its relevance for the development of geometry learning, namely the development of the visualization ability and the understanding of the properties of figures, like as the analysis of the students’ resolutions conducted by the teacher. A very significant aspect of this Educational Programme is the reflection fostered in joint sessions about the teaching practice observed in the supervision sessions. The teacher shows some impacts of this Programme on her professional knowledge, namely on her reflection competences about students’ learning and performance.
id RCAP_fc2e39ac8d90c9ad7b1a9ea3a6f1965f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professorFormação de professoresReflexão do professorPrática lectivaAprendizagem da GeometriaTangramA Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos. - In-service teachers training programmes, such as the Teacher In-service Educational Programme in Mathematics, help to promote a reflective practice in teachers often focused on their teaching and their need for specific training. This article presents an analysis of a narrative of a math class written by the first author in her portfolio as part of her participation in the Teachers Training Programme from Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, in the academic year 2007-08. This article emphasizes the preparation of the task, its curriculum framework and its relevance for the development of geometry learning, namely the development of the visualization ability and the understanding of the properties of figures, like as the analysis of the students’ resolutions conducted by the teacher. A very significant aspect of this Educational Programme is the reflection fostered in joint sessions about the teaching practice observed in the supervision sessions. The teacher shows some impacts of this Programme on her professional knowledge, namely on her reflection competences about students’ learning and performance.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRamos, CecíliaBranco, Neusa2010-12-17T09:55:31Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/363porRAMOS, Cecília; BRANCO, Neusa - Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.44-641646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:57.458013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
title Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
spellingShingle Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
Ramos, Cecília
Formação de professores
Reflexão do professor
Prática lectiva
Aprendizagem da Geometria
Tangram
title_short Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
title_full Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
title_fullStr Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
title_full_unstemmed Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
title_sort Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
author Ramos, Cecília
author_facet Ramos, Cecília
Branco, Neusa
author_role author
author2 Branco, Neusa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Cecília
Branco, Neusa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Reflexão do professor
Prática lectiva
Aprendizagem da Geometria
Tangram
topic Formação de professores
Reflexão do professor
Prática lectiva
Aprendizagem da Geometria
Tangram
description A Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos. - In-service teachers training programmes, such as the Teacher In-service Educational Programme in Mathematics, help to promote a reflective practice in teachers often focused on their teaching and their need for specific training. This article presents an analysis of a narrative of a math class written by the first author in her portfolio as part of her participation in the Teachers Training Programme from Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, in the academic year 2007-08. This article emphasizes the preparation of the task, its curriculum framework and its relevance for the development of geometry learning, namely the development of the visualization ability and the understanding of the properties of figures, like as the analysis of the students’ resolutions conducted by the teacher. A very significant aspect of this Educational Programme is the reflection fostered in joint sessions about the teaching practice observed in the supervision sessions. The teacher shows some impacts of this Programme on her professional knowledge, namely on her reflection competences about students’ learning and performance.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-17T09:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/363
url http://hdl.handle.net/10400.15/363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RAMOS, Cecília; BRANCO, Neusa - Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.44-64
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020940910592