O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Cátia Isabel Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45739
Resumo: As transições, nos dias de hoje, são consideradas um modo de viver, por isso, é importante apoiar as crianças desde cedo nas transições, não só para o momento específico, mas também para construir mentalmente esses momentos como um potencial de crescimento. Dependendo de como são vividas e abordadas, podem ser ocasiões de crescimento e aprendizagem ou ocasiões de estagnação e insucesso. A passagem da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB é entendida, por vários/as autores/as, como um marco importante na vida das crianças. Devido às complexas consequências que estes momentos podem incitar, torna-se fulcral que as transições educativas sejam compreendidas e auxiliadas por todas as figuras envolvidas. A natureza da experiência de transição depende de como são vividas pelas crianças, famílias e profissionais educativos. É o modo de viver a situação que irá ditar o sucesso ou o insucesso da transição. Ao longo deste relatório será abordado o papel de todos os intervenientes no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, assim como as estratégias de auxílio para o sucesso da mesma.
id RCAP_13a10a6548dfa1e17a060dba222f7632
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básicoTransição Pré-Escolar-1º CicloArticulaçãoContinuidadeEducador/aProfessor/aAs transições, nos dias de hoje, são consideradas um modo de viver, por isso, é importante apoiar as crianças desde cedo nas transições, não só para o momento específico, mas também para construir mentalmente esses momentos como um potencial de crescimento. Dependendo de como são vividas e abordadas, podem ser ocasiões de crescimento e aprendizagem ou ocasiões de estagnação e insucesso. A passagem da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB é entendida, por vários/as autores/as, como um marco importante na vida das crianças. Devido às complexas consequências que estes momentos podem incitar, torna-se fulcral que as transições educativas sejam compreendidas e auxiliadas por todas as figuras envolvidas. A natureza da experiência de transição depende de como são vividas pelas crianças, famílias e profissionais educativos. É o modo de viver a situação que irá ditar o sucesso ou o insucesso da transição. Ao longo deste relatório será abordado o papel de todos os intervenientes no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, assim como as estratégias de auxílio para o sucesso da mesma.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumGuedes, Cátia Isabel Batista2023-07-27T10:16:15Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45739TID:203333500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:15:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.094318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
title O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
spellingShingle O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
Guedes, Cátia Isabel Batista
Transição Pré-Escolar-1º Ciclo
Articulação
Continuidade
Educador/a
Professor/a
title_short O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
title_full O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
title_fullStr O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
title_sort O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
author Guedes, Cátia Isabel Batista
author_facet Guedes, Cátia Isabel Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Cátia Isabel Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Transição Pré-Escolar-1º Ciclo
Articulação
Continuidade
Educador/a
Professor/a
topic Transição Pré-Escolar-1º Ciclo
Articulação
Continuidade
Educador/a
Professor/a
description As transições, nos dias de hoje, são consideradas um modo de viver, por isso, é importante apoiar as crianças desde cedo nas transições, não só para o momento específico, mas também para construir mentalmente esses momentos como um potencial de crescimento. Dependendo de como são vividas e abordadas, podem ser ocasiões de crescimento e aprendizagem ou ocasiões de estagnação e insucesso. A passagem da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB é entendida, por vários/as autores/as, como um marco importante na vida das crianças. Devido às complexas consequências que estes momentos podem incitar, torna-se fulcral que as transições educativas sejam compreendidas e auxiliadas por todas as figuras envolvidas. A natureza da experiência de transição depende de como são vividas pelas crianças, famílias e profissionais educativos. É o modo de viver a situação que irá ditar o sucesso ou o insucesso da transição. Ao longo deste relatório será abordado o papel de todos os intervenientes no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, assim como as estratégias de auxílio para o sucesso da mesma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27T10:16:15Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45739
TID:203333500
url http://hdl.handle.net/10400.26/45739
identifier_str_mv TID:203333500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133511585628160