O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45739 |
Resumo: | As transições, nos dias de hoje, são consideradas um modo de viver, por isso, é importante apoiar as crianças desde cedo nas transições, não só para o momento específico, mas também para construir mentalmente esses momentos como um potencial de crescimento. Dependendo de como são vividas e abordadas, podem ser ocasiões de crescimento e aprendizagem ou ocasiões de estagnação e insucesso. A passagem da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB é entendida, por vários/as autores/as, como um marco importante na vida das crianças. Devido às complexas consequências que estes momentos podem incitar, torna-se fulcral que as transições educativas sejam compreendidas e auxiliadas por todas as figuras envolvidas. A natureza da experiência de transição depende de como são vividas pelas crianças, famílias e profissionais educativos. É o modo de viver a situação que irá ditar o sucesso ou o insucesso da transição. Ao longo deste relatório será abordado o papel de todos os intervenientes no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, assim como as estratégias de auxílio para o sucesso da mesma. |
id |
RCAP_13a10a6548dfa1e17a060dba222f7632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45739 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básicoTransição Pré-Escolar-1º CicloArticulaçãoContinuidadeEducador/aProfessor/aAs transições, nos dias de hoje, são consideradas um modo de viver, por isso, é importante apoiar as crianças desde cedo nas transições, não só para o momento específico, mas também para construir mentalmente esses momentos como um potencial de crescimento. Dependendo de como são vividas e abordadas, podem ser ocasiões de crescimento e aprendizagem ou ocasiões de estagnação e insucesso. A passagem da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB é entendida, por vários/as autores/as, como um marco importante na vida das crianças. Devido às complexas consequências que estes momentos podem incitar, torna-se fulcral que as transições educativas sejam compreendidas e auxiliadas por todas as figuras envolvidas. A natureza da experiência de transição depende de como são vividas pelas crianças, famílias e profissionais educativos. É o modo de viver a situação que irá ditar o sucesso ou o insucesso da transição. Ao longo deste relatório será abordado o papel de todos os intervenientes no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, assim como as estratégias de auxílio para o sucesso da mesma.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumGuedes, Cátia Isabel Batista2023-07-27T10:16:15Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45739TID:203333500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:15:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.094318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico |
title |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico Guedes, Cátia Isabel Batista Transição Pré-Escolar-1º Ciclo Articulação Continuidade Educador/a Professor/a |
title_short |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico |
title_full |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico |
title_sort |
O impacto, nas crianças, da transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: perceções de educadores/as de infância e de professores/as do 1.ºciclo do ensino básico |
author |
Guedes, Cátia Isabel Batista |
author_facet |
Guedes, Cátia Isabel Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Cátia Isabel Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição Pré-Escolar-1º Ciclo Articulação Continuidade Educador/a Professor/a |
topic |
Transição Pré-Escolar-1º Ciclo Articulação Continuidade Educador/a Professor/a |
description |
As transições, nos dias de hoje, são consideradas um modo de viver, por isso, é importante apoiar as crianças desde cedo nas transições, não só para o momento específico, mas também para construir mentalmente esses momentos como um potencial de crescimento. Dependendo de como são vividas e abordadas, podem ser ocasiões de crescimento e aprendizagem ou ocasiões de estagnação e insucesso. A passagem da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB é entendida, por vários/as autores/as, como um marco importante na vida das crianças. Devido às complexas consequências que estes momentos podem incitar, torna-se fulcral que as transições educativas sejam compreendidas e auxiliadas por todas as figuras envolvidas. A natureza da experiência de transição depende de como são vividas pelas crianças, famílias e profissionais educativos. É o modo de viver a situação que irá ditar o sucesso ou o insucesso da transição. Ao longo deste relatório será abordado o papel de todos os intervenientes no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, assim como as estratégias de auxílio para o sucesso da mesma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27T10:16:15Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45739 TID:203333500 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45739 |
identifier_str_mv |
TID:203333500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133511585628160 |