Escola católica, liderança e ethos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Amaro Gonçalo Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17326
Resumo: O presente estudo procura identificar elementos constituintes do ethos da Escola Católica (educação integral e transversal, catolicidade e eclesialidade, ambiente educativo cristão), e a importância da liderança diretiva, na sua afirmação e desenvolvimento. É uma investigação qualitativa, baseada num estudo de caso, de duas escolas católicas, situadas na área geográfica do Grande Porto, em Portugal. Através da observação, predominantemente não participante, de entrevistas a diretores, de entrevistas focus group a professores e a alunos, procede-se a uma análise dos dados, de modo a inferir em que me medida há uma identidade e uma diferença específica na Escola Católica e como é que os diversos elementos dessa identidade se afirmam e desenvolvem, tendo em conta o tipo de liderança. Desenha-se uma liderança escolar, que se acaba por designar por liderança pastoral, em que os diretores da Escola Católica devem também saber liderar os aspetos espirituais e pastorais.
id RCAP_13ad088daf96c1242ba221af458d1a70
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola católica, liderança e ethosEscola católicaEthos de escolaEducação integralAmbiente educativoDimensão religiosa do ensinoLiderança escolarLiderança pastoralCatholic schoolEthos of the schoolIntegral educationEducational environmentReligious dimension of educationSchool leadershipPastoral leadershipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo procura identificar elementos constituintes do ethos da Escola Católica (educação integral e transversal, catolicidade e eclesialidade, ambiente educativo cristão), e a importância da liderança diretiva, na sua afirmação e desenvolvimento. É uma investigação qualitativa, baseada num estudo de caso, de duas escolas católicas, situadas na área geográfica do Grande Porto, em Portugal. Através da observação, predominantemente não participante, de entrevistas a diretores, de entrevistas focus group a professores e a alunos, procede-se a uma análise dos dados, de modo a inferir em que me medida há uma identidade e uma diferença específica na Escola Católica e como é que os diversos elementos dessa identidade se afirmam e desenvolvem, tendo em conta o tipo de liderança. Desenha-se uma liderança escolar, que se acaba por designar por liderança pastoral, em que os diretores da Escola Católica devem também saber liderar os aspetos espirituais e pastorais.This study looks into identifying which are the elements that make up the ethos of a catholic school ( integral and transversal education, Catholicism and ecclesiastic elements, a Christian educational environment) and the importance of a leadership directive in it’s affirmation and development. It is a qualitative investigation based on a case study of two catholic schools located in the geographical area of Oporto city in Portugal. Through observation, predominantly non participative, interviews of the school directors, focus group interviews of both teachers and students, the data was analyzed in such a manner as to measure to what extent there is an identity and a specific difference within the Catholic school and how the diverse elements of such an identity affirm and develop when considering the different leaderships. A school leadership is portrayed and which ends up as being designated as Pastoral leadership in which the Catholic school directors should also know how to deal with the spiritual and pastoral aspects.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, Amaro Gonçalo Ferreira2015-04-27T15:08:09Z2014-10-2820142014-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17326TID:201498804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-19T01:36:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:31.676258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola católica, liderança e ethos
title Escola católica, liderança e ethos
spellingShingle Escola católica, liderança e ethos
Lopes, Amaro Gonçalo Ferreira
Escola católica
Ethos de escola
Educação integral
Ambiente educativo
Dimensão religiosa do ensino
Liderança escolar
Liderança pastoral
Catholic school
Ethos of the school
Integral education
Educational environment
Religious dimension of education
School leadership
Pastoral leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escola católica, liderança e ethos
title_full Escola católica, liderança e ethos
title_fullStr Escola católica, liderança e ethos
title_full_unstemmed Escola católica, liderança e ethos
title_sort Escola católica, liderança e ethos
author Lopes, Amaro Gonçalo Ferreira
author_facet Lopes, Amaro Gonçalo Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Joaquim Ferreira Matias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Amaro Gonçalo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola católica
Ethos de escola
Educação integral
Ambiente educativo
Dimensão religiosa do ensino
Liderança escolar
Liderança pastoral
Catholic school
Ethos of the school
Integral education
Educational environment
Religious dimension of education
School leadership
Pastoral leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola católica
Ethos de escola
Educação integral
Ambiente educativo
Dimensão religiosa do ensino
Liderança escolar
Liderança pastoral
Catholic school
Ethos of the school
Integral education
Educational environment
Religious dimension of education
School leadership
Pastoral leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo procura identificar elementos constituintes do ethos da Escola Católica (educação integral e transversal, catolicidade e eclesialidade, ambiente educativo cristão), e a importância da liderança diretiva, na sua afirmação e desenvolvimento. É uma investigação qualitativa, baseada num estudo de caso, de duas escolas católicas, situadas na área geográfica do Grande Porto, em Portugal. Através da observação, predominantemente não participante, de entrevistas a diretores, de entrevistas focus group a professores e a alunos, procede-se a uma análise dos dados, de modo a inferir em que me medida há uma identidade e uma diferença específica na Escola Católica e como é que os diversos elementos dessa identidade se afirmam e desenvolvem, tendo em conta o tipo de liderança. Desenha-se uma liderança escolar, que se acaba por designar por liderança pastoral, em que os diretores da Escola Católica devem também saber liderar os aspetos espirituais e pastorais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
2014
2014-10-28T00:00:00Z
2015-04-27T15:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17326
TID:201498804
url http://hdl.handle.net/10400.14/17326
identifier_str_mv TID:201498804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131823918284800