Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Maria Alexandra da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/374
Resumo: Este estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira.
id RCAP_f22f5534afe49aa8d0149edb76430d0d
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de casoFormação inicialPrática pedagógicaSupervisão pedagógicaEducador cooperanteEstilos de supervisão.Centro de Ciências SociaisEste estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira.Universidade da MadeiraGóis, Liliana Maria G. Rodrigues deDigitUMaPina, Maria Alexandra da Costa2013-04-23T09:51:44Z20112013-04-23T00:00:00Z2013-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:05.646102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
title Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
spellingShingle Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
Pina, Maria Alexandra da Costa
Formação inicial
Prática pedagógica
Supervisão pedagógica
Educador cooperante
Estilos de supervisão
.
Centro de Ciências Sociais
title_short Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
title_full Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
title_fullStr Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
title_full_unstemmed Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
title_sort Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de caso
author Pina, Maria Alexandra da Costa
author_facet Pina, Maria Alexandra da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góis, Liliana Maria G. Rodrigues de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pina, Maria Alexandra da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Prática pedagógica
Supervisão pedagógica
Educador cooperante
Estilos de supervisão
.
Centro de Ciências Sociais
topic Formação inicial
Prática pedagógica
Supervisão pedagógica
Educador cooperante
Estilos de supervisão
.
Centro de Ciências Sociais
description Este estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-04-23T09:51:44Z
2013-04-23T00:00:00Z
2013-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/374
url http://hdl.handle.net/10400.13/374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129900840386560