Estudo de viabilidade para a implementação de um hangar de manutenção aeronáutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7700 |
Resumo: | Impulsionada pelo crescimento do setor aeronáutico, a manutenção de aeronaves tornou-se uma atividade de negócio bastante competitiva, não só devido ao elevado número de soluções de mercado existentes mas também porque as empresas MRO têm de regenerar constantemente os serviços que oferecem de modo a satisfazer as necessidades do cliente. Estas empresas devem assegurar que a manutenção das aeronaves é realizada em instalações adequadas, tais como uma placa, um hangar ou uma backshop, para todo o tipo de atividades previstas, sejam elas, manutenção de linha, de base ou de componentes. Esta dissertação apresenta um estudo de viabilidade para a implementação de um hangar de manutenção aeronáutica. Inicialmente foram apontados os âmbitos de negócio atuais da empresa e realizada uma pesquisa com o objetivo de selecionar as melhores soluções de mercado para cada área estudada. De seguida, foram definidos conceptualmente as várias áreas funcionais e backshops fazendo cumprir os requisitos apresentados pela empresa e a legislação vigente. Uma hipótese de solução é apresentada com recurso a ilustrações 3D, onde estão já discriminadas as diferentes zonas de manutenção dos mais variados componentes, fornecendo assim uma visão espacial das diferentes áreas de trabalho. Desta forma conseguiu-se estabelecer um conjunto de soluções que cumprem os objetivos desta dissertação. |
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Estudo de viabilidade para a implementação de um hangar de manutenção aeronáuticaBakcshopHangarLayoutManutençãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaImpulsionada pelo crescimento do setor aeronáutico, a manutenção de aeronaves tornou-se uma atividade de negócio bastante competitiva, não só devido ao elevado número de soluções de mercado existentes mas também porque as empresas MRO têm de regenerar constantemente os serviços que oferecem de modo a satisfazer as necessidades do cliente. Estas empresas devem assegurar que a manutenção das aeronaves é realizada em instalações adequadas, tais como uma placa, um hangar ou uma backshop, para todo o tipo de atividades previstas, sejam elas, manutenção de linha, de base ou de componentes. Esta dissertação apresenta um estudo de viabilidade para a implementação de um hangar de manutenção aeronáutica. Inicialmente foram apontados os âmbitos de negócio atuais da empresa e realizada uma pesquisa com o objetivo de selecionar as melhores soluções de mercado para cada área estudada. De seguida, foram definidos conceptualmente as várias áreas funcionais e backshops fazendo cumprir os requisitos apresentados pela empresa e a legislação vigente. Uma hipótese de solução é apresentada com recurso a ilustrações 3D, onde estão já discriminadas as diferentes zonas de manutenção dos mais variados componentes, fornecendo assim uma visão espacial das diferentes áreas de trabalho. Desta forma conseguiu-se estabelecer um conjunto de soluções que cumprem os objetivos desta dissertação.Driven by the growing aviation industry, aircraft maintenance has become a very competitive business sector, not only due to the high number of existing solutions but also because MRO companies have to constantly regenerate their services in order to please customer needs. These companies should ensure that the aircraft maintenance is performed in appropriate facilities, such as an airport apron, a hangar or a backshop, for all kinds of planned activities, either, line, base or component maintenance. This dissertation presents a feasibility study for the implementation of an aircraft maintenance hangar. Initially it were presented the current business areas of the company and conducted a survey with the purpose of selecting the best market solutions for each case study. Subsequently, the working/office areas and backshops were defined taking into account company requirements and the current legislation. One solution hypothesis is presented for each backshop with 3D illustrations features, where each maintenance area is already defined, providing a spatial view of each and every different working stations. This allowed to establish a set of solutions meeting the objectives of this dissertation.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daGarcia, André Gonçalo Abrantes de MenezesuBibliorumMoreira, Marcos Guilherme Martins2019-12-10T17:34:20Z2016-11-242016-10-62016-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7700TID:202330516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:09.869580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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