Estudo de viabilidade para implementação de uma oficina de manutenção de bateria de aeronaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Valdir Jorge Medina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13964
Resumo: Esta dissertação aborda um estudo de viabilidade para implementação de uma oficina de manutenção de baterias na companhia aérea, Transporte Interilhas de Cabo Verde, empresa com sede e base de operação localizada no arquipélago de Cabo Verde. Apesar das limitações geográficas, económicas e sociais do país, este trabalho apresenta uma proposta viável para criação de uma oficina de bateria de níquel-cádmio que satisfaça às necessidades da empresa, tendo em conta os regulamentos e legislação da Autoridade de Aviação Civil de Cabo Verde. A empresa TICV tem como objetivo principal reduzir custos de manutenção das baterias, ter uma maior rentabilidade por parte do pessoal/técnicos, além de melhorar a disponibilidade dos aviões. O trabalho é baseado no regulamento CV-card part 6 da ACC, que define as normas para a manutenção de aeronaves em Cabo Verde. As baterias de níquel-cádmio (NiCd) são amplamente utilizadas nas aeronaves devido à sua alta densidade de energia, robustez e capacidade de carga rápida. Existem dois tipos principais de sistemas de baterias NiCd utilizados em aeronaves: o sistema de baterias principais e o sistema de baterias de emergência. O sistema de baterias principais fornece energia para os sistemas elétricos principais da aeronave, incluindo os sistemas de iluminação, aviónicos e motores de partida, enquanto o sistema de baterias de emergência é usado em caso de falha do sistema principal.
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