Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Isabel Salazar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10338
Resumo: O presente estudo analisa o desenvolvimento de um projeto de intervenção numa sala de um Jardim de Infância, com a finalidade de analisar o desenvolvimento da consciência fonológica, através do contacto com a diversidade linguística. Para o estudo foi necessário proceder à recolha de dados ao longo da implementação do projeto, para tal recorremos a alguns procedimentos como as provas de consciência fonológica, a observação direta, videogravação e o inquérito final. Analisando todos os dados recolhidos podemos concluir que as crianças que se envolveram ao longo de todo o projeto desenvolveram a sua consciência fonológica tendo as atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuído para tal.
id RCAP_13d665aa3287502f3650d8fe5b8b2fac
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10338
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolarEducação pré-escolarDiversidade linguísticaFonologiaDesenvolvimento das criançasO presente estudo analisa o desenvolvimento de um projeto de intervenção numa sala de um Jardim de Infância, com a finalidade de analisar o desenvolvimento da consciência fonológica, através do contacto com a diversidade linguística. Para o estudo foi necessário proceder à recolha de dados ao longo da implementação do projeto, para tal recorremos a alguns procedimentos como as provas de consciência fonológica, a observação direta, videogravação e o inquérito final. Analisando todos os dados recolhidos podemos concluir que as crianças que se envolveram ao longo de todo o projeto desenvolveram a sua consciência fonológica tendo as atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuído para tal.The current study analyzes the development of an intervention project in a kindergarten room, in order to evaluate the phonological awareness progress, through contact with linguistic diversity. For this analysis it was necessary the collection of data throughout the project execution, to obtain this data some procedures were taken, such as, phonological awareness tests, direct observation, video recording and a final survey. After taking all the collected data into consideration, we may conclude that children who have been involved throughout the project improved their phonological awareness, primarily due to the activities related to the linguistic diversity awareness.Universidade de Aveiro2013-05-03T10:58:20Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10338porAbreu, Ana Isabel Salazarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:02Zoai:ria.ua.pt:10773/10338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:58.041456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
title Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
spellingShingle Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
Abreu, Ana Isabel Salazar
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Fonologia
Desenvolvimento das crianças
title_short Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
title_full Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
title_fullStr Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
title_full_unstemmed Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
title_sort Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar
author Abreu, Ana Isabel Salazar
author_facet Abreu, Ana Isabel Salazar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Isabel Salazar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Fonologia
Desenvolvimento das crianças
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Fonologia
Desenvolvimento das crianças
description O presente estudo analisa o desenvolvimento de um projeto de intervenção numa sala de um Jardim de Infância, com a finalidade de analisar o desenvolvimento da consciência fonológica, através do contacto com a diversidade linguística. Para o estudo foi necessário proceder à recolha de dados ao longo da implementação do projeto, para tal recorremos a alguns procedimentos como as provas de consciência fonológica, a observação direta, videogravação e o inquérito final. Analisando todos os dados recolhidos podemos concluir que as crianças que se envolveram ao longo de todo o projeto desenvolveram a sua consciência fonológica tendo as atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuído para tal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-03T10:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10338
url http://hdl.handle.net/10773/10338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137520911384576