A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Bárbara Cristina Ferreira de Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1695
Resumo: A sobredotação é uma temática que desperta bastante curiosidade, uma vez que inicialmente a pessoa sobredotada seria uma pessoa super inteligente em todas as áreas, mas que na realidade e após vários estudos pude verificar que não é bem assim. Uma vez que existe agora a inclusão de todas as crianças que eram consideradas fora do “normal”, nas escolas, após o decerto - lei 3/2008 em que refere que se deve “…promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspecto determinante dessa qualidade é a promoção de uma escola democrática e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens. Nessa medida importa planear um sistema de educação flexível, pautado por uma política global integrada, que permita responder à diversidade de características e necessidades de todos os alunos que implicam a inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais no quadro de uma política de qualidade orientada para o sucesso educativo de todos os alunos”. Tendo em conta esta realidade, compete aos Professores, promover de forma cooperativa juntamente com a restante comunidade educativa, o desenvolvimento psicossocial e académico do aluno. Neste contexto, será levado a cabo um estudo exploratório, descritivo, sobre a percepção dos Professores do ensino regular relativamente à inclusão dos alunos sobredotados neste tipo de ensino.
id RCAP_13d952d0926316abff46ed4278c05244
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentesEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALSOBREDOTAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORINCLUSÃO ESCOLARPROFESSORESEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONGIFTEDNESSSCHOOL INCLUSIONTEACHERSA sobredotação é uma temática que desperta bastante curiosidade, uma vez que inicialmente a pessoa sobredotada seria uma pessoa super inteligente em todas as áreas, mas que na realidade e após vários estudos pude verificar que não é bem assim. Uma vez que existe agora a inclusão de todas as crianças que eram consideradas fora do “normal”, nas escolas, após o decerto - lei 3/2008 em que refere que se deve “…promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspecto determinante dessa qualidade é a promoção de uma escola democrática e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens. Nessa medida importa planear um sistema de educação flexível, pautado por uma política global integrada, que permita responder à diversidade de características e necessidades de todos os alunos que implicam a inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais no quadro de uma política de qualidade orientada para o sucesso educativo de todos os alunos”. Tendo em conta esta realidade, compete aos Professores, promover de forma cooperativa juntamente com a restante comunidade educativa, o desenvolvimento psicossocial e académico do aluno. Neste contexto, será levado a cabo um estudo exploratório, descritivo, sobre a percepção dos Professores do ensino regular relativamente à inclusão dos alunos sobredotados neste tipo de ensino.Giftedness is a very interesting subject because if in the past a gifted was someone with a superior intelligence in all areas of knowledge, a wide range of scientific studies proved that in wasn’t truth. Today gifted children are being put together with all the other “normal” children, since the 3/2008 decreet stated that we should “… promote equality of opportunities, value education and promote the improvement of the quality of the teaching. An important aspect of that quality is the promotion of a democratic and inclusive school, oriented to the educative success in all children and young’s. Is therefore important to plane the flexibility of the educational system, by an integrated global politic, that allows to give answer to the diversity of characteristics and needs of all the students, that the inclusion of all children and young’s with special educational needs be taken into consideration for the success of all students”. Having in consideration that in reality, is up to the teachers to promote, in a cooperative way and along with the rest of the educative community, the psychosocial and academic development of the student. In this way, it will be taken a exploratory and descriptive study, about the perception of the teachers of the regular school regarding the inclusion of the gifted students in these teaching.2012-02-20T20:23:46Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1695porCanavarro, Bárbara Cristina Ferreira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:23.932879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
title A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
spellingShingle A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
Canavarro, Bárbara Cristina Ferreira de Sousa
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBREDOTAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO ESCOLAR
PROFESSORES
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
GIFTEDNESS
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS
title_short A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
title_full A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
title_fullStr A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
title_full_unstemmed A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
title_sort A integração de alunos sobredotados no Ensino regular - perspectivas dos docentes
author Canavarro, Bárbara Cristina Ferreira de Sousa
author_facet Canavarro, Bárbara Cristina Ferreira de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Bárbara Cristina Ferreira de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBREDOTAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO ESCOLAR
PROFESSORES
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
GIFTEDNESS
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBREDOTAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO ESCOLAR
PROFESSORES
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
GIFTEDNESS
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS
description A sobredotação é uma temática que desperta bastante curiosidade, uma vez que inicialmente a pessoa sobredotada seria uma pessoa super inteligente em todas as áreas, mas que na realidade e após vários estudos pude verificar que não é bem assim. Uma vez que existe agora a inclusão de todas as crianças que eram consideradas fora do “normal”, nas escolas, após o decerto - lei 3/2008 em que refere que se deve “…promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspecto determinante dessa qualidade é a promoção de uma escola democrática e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens. Nessa medida importa planear um sistema de educação flexível, pautado por uma política global integrada, que permita responder à diversidade de características e necessidades de todos os alunos que implicam a inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais no quadro de uma política de qualidade orientada para o sucesso educativo de todos os alunos”. Tendo em conta esta realidade, compete aos Professores, promover de forma cooperativa juntamente com a restante comunidade educativa, o desenvolvimento psicossocial e académico do aluno. Neste contexto, será levado a cabo um estudo exploratório, descritivo, sobre a percepção dos Professores do ensino regular relativamente à inclusão dos alunos sobredotados neste tipo de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-20T20:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1695
url http://hdl.handle.net/10437/1695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131241004400640