Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Judite Zamith
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49288
Resumo: Neste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou ‘crise de identidade’ para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.
id RCAP_4024442b1d6451486321769fab898702
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolarWhy, school, why? Gifted students with academic failure.Educação especialSobredotaçãoInsucesso escolarCurrículoDiferenciação curricularSpecial educationGiftednessSchool failureCurriculumCurricular differentiationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou ‘crise de identidade’ para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.In this case study of a descriptive and interpretive nature it is intended to identify developmental factors and the success/failure at school of gifted youngsters (aged 12 to 16 years old) in compulsory education. The narratives presented by researchers show that the relationships between individual characteristics and school guidance are not always accepted. The analysis clarifies the boredom, frustration and failure facing these students in their everyday life, absent-minded decision-making, opposition or ‘identity crisis’ related to their standardization and compliance with routine tasks that the school requires today. They also reveal the importance of the role of the teacher in terms of curriculum differentiation and, in some cases, the academic success of the students.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoCarvalho, Maria de Lurdes Dias deCruz, Judite Zamith2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49288por2175-623610.1590/2175-623660798info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:36.880450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
Why, school, why? Gifted students with academic failure.
title Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
spellingShingle Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Educação especial
Sobredotação
Insucesso escolar
Currículo
Diferenciação curricular
Special education
Giftedness
School failure
Curriculum
Curricular differentiation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
title_full Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
title_fullStr Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
title_full_unstemmed Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
title_sort Por quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
author Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author_facet Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Cruz, Judite Zamith
author_role author
author2 Cruz, Judite Zamith
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Cruz, Judite Zamith
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Sobredotação
Insucesso escolar
Currículo
Diferenciação curricular
Special education
Giftedness
School failure
Curriculum
Curricular differentiation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação especial
Sobredotação
Insucesso escolar
Currículo
Diferenciação curricular
Special education
Giftedness
School failure
Curriculum
Curricular differentiation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou ‘crise de identidade’ para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2017-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/49288
url http://hdl.handle.net/1822/49288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-6236
10.1590/2175-623660798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132456036597760