Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Maria Isabel Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/52383
Resumo: No presente Relatório de Projeto de Investigação, intitulado de “Interação Adulto/Criança: Ambientes Facilitadores em Creche e Jardim de Infância,”, tive como objetivo compreender como acontecem as interações adulto/criança na creche e jardim de infância e o papel do adulto na organização de ambientes potenciadores neste processo. Esta investigação foi realizada em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, onde realizei os estágios no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE de Setúbal. O relatório de investigação foi desenvolvido segundo os princípios da investigação - ação e a abordagem qualitativa, onde procurei responder à questão de investigação “Como potenciar as interações adulto/ criança na creche e no jardim de infância?”. Os principais procedimentos de recolha e tratamento de informação foram a observação participante, as notas de campo, o registo multimédia (fotografias), os inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes e a análise documental e de conteúdo. As intervenções apresentadas e interpretadas neste relatório foram selecionadas tendo em conta a sua importância para o estudo. Este estudo permitiu-me compreender e aprofundar os conhecimentos, teóricos e práticos, sobre a importância das interações adulto/ criança e o papel do adulto como promotor das interações. Compreendi que potenciar as interações entre adulto/ criança exige a organização de um ambiente de bem-estar e acolhedor em que os adultos estão disponíveis e atentos às necessidades das crianças em todos os momentos da rotina.
id RCAP_13e21468ceaaa1891f4d5c0cff3e3a59
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/52383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infânciaInteração Adulto/CriançaCrecheJardim de InfânciaEducador de InfânciaAdult/Child InteractionNurseryKindergartenPreschool EducatorNo presente Relatório de Projeto de Investigação, intitulado de “Interação Adulto/Criança: Ambientes Facilitadores em Creche e Jardim de Infância,”, tive como objetivo compreender como acontecem as interações adulto/criança na creche e jardim de infância e o papel do adulto na organização de ambientes potenciadores neste processo. Esta investigação foi realizada em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, onde realizei os estágios no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE de Setúbal. O relatório de investigação foi desenvolvido segundo os princípios da investigação - ação e a abordagem qualitativa, onde procurei responder à questão de investigação “Como potenciar as interações adulto/ criança na creche e no jardim de infância?”. Os principais procedimentos de recolha e tratamento de informação foram a observação participante, as notas de campo, o registo multimédia (fotografias), os inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes e a análise documental e de conteúdo. As intervenções apresentadas e interpretadas neste relatório foram selecionadas tendo em conta a sua importância para o estudo. Este estudo permitiu-me compreender e aprofundar os conhecimentos, teóricos e práticos, sobre a importância das interações adulto/ criança e o papel do adulto como promotor das interações. Compreendi que potenciar as interações entre adulto/ criança exige a organização de um ambiente de bem-estar e acolhedor em que os adultos estão disponíveis e atentos às necessidades das crianças em todos os momentos da rotina.In this Research Project Report, titled "Adult/Child Interaction: Facilitating Environments in Nursery and Kindergarten," my objective was to understand how adult/child interactions occur in nursery and kindergarten and the role of adults in organizing environments that enhance this process. This research was conducted in two educational contexts, nursery and kindergarten, where I completed internships as part of the Master’s degree in Preschool Education at ESE of Setúbal. The research report was developed according to the principles of action research and a qualitative approach, where I sought to answer the research question, "How can we enhance adult/child interactions in nursery and kindergarten?" The main procedures for collecting and processing information were participant observation, field notes, multimedia recording (photographs), questionnaires conducted with cooperating educators, and document and content analysis. The interventions presented and interpreted in this report were selected based on their importance to the study. This study allowed me to understand and deepen my theoretical and practical knowledge about the importance of adult/child interactions and the role of the adult as a promoter of these interactions. I understood that enhancing adult/child interactions requires the organization of a well-being and welcoming environment where adults are available and attentive to the needs of children at all times during the routine.Figueira, Sofia CorrêaRepositório ComumValente, Maria Isabel Ribeiro2024-10-03T10:01:34Z2024-092024-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/52383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-06T06:51:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/52383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-06T06:51:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
title Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
spellingShingle Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
Valente, Maria Isabel Ribeiro
Interação Adulto/Criança
Creche
Jardim de Infância
Educador de Infância
Adult/Child Interaction
Nursery
Kindergarten
Preschool Educator
title_short Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
title_full Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
title_fullStr Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
title_sort Interação adulto/criança: ambientes facilitadores em creche e jardim de infância
author Valente, Maria Isabel Ribeiro
author_facet Valente, Maria Isabel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia Corrêa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Maria Isabel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Interação Adulto/Criança
Creche
Jardim de Infância
Educador de Infância
Adult/Child Interaction
Nursery
Kindergarten
Preschool Educator
topic Interação Adulto/Criança
Creche
Jardim de Infância
Educador de Infância
Adult/Child Interaction
Nursery
Kindergarten
Preschool Educator
description No presente Relatório de Projeto de Investigação, intitulado de “Interação Adulto/Criança: Ambientes Facilitadores em Creche e Jardim de Infância,”, tive como objetivo compreender como acontecem as interações adulto/criança na creche e jardim de infância e o papel do adulto na organização de ambientes potenciadores neste processo. Esta investigação foi realizada em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, onde realizei os estágios no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE de Setúbal. O relatório de investigação foi desenvolvido segundo os princípios da investigação - ação e a abordagem qualitativa, onde procurei responder à questão de investigação “Como potenciar as interações adulto/ criança na creche e no jardim de infância?”. Os principais procedimentos de recolha e tratamento de informação foram a observação participante, as notas de campo, o registo multimédia (fotografias), os inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes e a análise documental e de conteúdo. As intervenções apresentadas e interpretadas neste relatório foram selecionadas tendo em conta a sua importância para o estudo. Este estudo permitiu-me compreender e aprofundar os conhecimentos, teóricos e práticos, sobre a importância das interações adulto/ criança e o papel do adulto como promotor das interações. Compreendi que potenciar as interações entre adulto/ criança exige a organização de um ambiente de bem-estar e acolhedor em que os adultos estão disponíveis e atentos às necessidades das crianças em todos os momentos da rotina.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-03T10:01:34Z
2024-09
2024-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/52383
url http://hdl.handle.net/10400.26/52383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548563334299648