[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Lara Filipa Duarte Valente
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24889
Resumo: O presente projeto tem como tema principal o uso pedagógico das histórias por parte do educador de infância em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como finalidade encontrar formas de promover a utilização das histórias em ambos os contextos pedagógicos referidos. Devido à mudança de Mestrado, a escolha do tema deu-se após o primeiro estágio em contexto de jardim-de-infância, o que condicionou a recolha e análise de informação. Para além disso, o facto de ter passado por diversos contextos de intervenção devido a gravidez de uma educadora cooperante e incompatibilidade com o estágio de outra colega levou a que pudesse vivenciar imensas experiências que possibilitaram compreender melhor a importância das histórias no quotidiano de uma educadora de infância, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Este projeto de investigação recorreu a um paradigma interpretativo e uma metodologia qualitativa às quais pertence a abordagem de investigação-ação, que guiou o estudo em questão, pois este tipo de metodologia investigativa é a mais adequada na área da Educação. Assim, os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação participante, recolha e análise de fotografias, áudios e vídeos (dispositivos multimédia), notas de campo, pesquisa e análise documental (Projetos Educativos e Projetos Pedagógicos de Sala). As intervenções incidiram em três dos quatro locais de estágio, tendo sido selecionadas tendo em conta a relevância para o estudo. A sua análise permite inferir que as histórias são uma importante ferramenta pedagógica para o educador de infância enquanto gestor do seu currículo, independentemente do contexto onde exerce. Através das mesmas torna-se possível desenvolver competências ao nível da Linguagem (compreensão e expressão), da imaginação e criatividade, do conhecimento do mundo e de si mesmo, do pensamento narrativo e de literacia precoce. Para além disso, constituem um importante meio de estabelecer a relação pedagógica entre o educador e as crianças, famílias e equipa pedagógica.
id RCAP_c9d0845824a96aaff1194827237828fc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infânciaHistóriasEducador de infânciaCrecheJardim-de-infânciaInstrumento pedagógicoEducação de infânciaDesenvolvimentoStoriesKindergarten teacherNurseryPreschoolPedagogical toolEducationKindergartenDevelopmentO presente projeto tem como tema principal o uso pedagógico das histórias por parte do educador de infância em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como finalidade encontrar formas de promover a utilização das histórias em ambos os contextos pedagógicos referidos. Devido à mudança de Mestrado, a escolha do tema deu-se após o primeiro estágio em contexto de jardim-de-infância, o que condicionou a recolha e análise de informação. Para além disso, o facto de ter passado por diversos contextos de intervenção devido a gravidez de uma educadora cooperante e incompatibilidade com o estágio de outra colega levou a que pudesse vivenciar imensas experiências que possibilitaram compreender melhor a importância das histórias no quotidiano de uma educadora de infância, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Este projeto de investigação recorreu a um paradigma interpretativo e uma metodologia qualitativa às quais pertence a abordagem de investigação-ação, que guiou o estudo em questão, pois este tipo de metodologia investigativa é a mais adequada na área da Educação. Assim, os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação participante, recolha e análise de fotografias, áudios e vídeos (dispositivos multimédia), notas de campo, pesquisa e análise documental (Projetos Educativos e Projetos Pedagógicos de Sala). As intervenções incidiram em três dos quatro locais de estágio, tendo sido selecionadas tendo em conta a relevância para o estudo. A sua análise permite inferir que as histórias são uma importante ferramenta pedagógica para o educador de infância enquanto gestor do seu currículo, independentemente do contexto onde exerce. Através das mesmas torna-se possível desenvolver competências ao nível da Linguagem (compreensão e expressão), da imaginação e criatividade, do conhecimento do mundo e de si mesmo, do pensamento narrativo e de literacia precoce. Para além disso, constituem um importante meio de estabelecer a relação pedagógica entre o educador e as crianças, famílias e equipa pedagógica.This research project has as its main theme the pedagogical use of stories by the kindergarten teacher in both contexts of nursery and preschool. Its purpose is to find ways to promote the use of stories in such pedagogical contexts. Due to an exchange in my Master's Degree, the choice of topic occurred after the first internship in a preschool context. This fact has conditioned the gathering and analysis of information. In addition, having undergone through four intervention contexts due to various reasons has helped in better understanding the importance of stories in the daily life of a kindergarten teacher. This research project has used an interpretative paradigm and a qualitative methodology to which the research-action approach belongs, and has guided this study for this sort of research methodology is the most adequate in the Educational matter. Thus, the procedures used for collecting, processing and analyzing information were participant observation, collection and analysis through multimedia devices (photography, audio and video), field notes, research and documentary analysis (Institutional Educational Projects and Educational Projects of each group). The information selected for analysis in this study, according to its relevance for its theme, was collected in three of the four internships. A qualitative analysis allowed to infer that stories are an important pedagogical tool for the kindergarten teacher regardless the educational context. Stories also enable to develop language skills (understanding and expressing skills), imagination and creativity skills, global knowledge of the world and itself skills, narrative thinking and literacy skills. In addition, they are also an important tool in establishing a pedagogical relationship between the kindergarten teacher and children, families and work team.Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaRepositório ComumCustódio, Lara Filipa Duarte Valente2018-11-16T13:19:38Z2017-072018-112017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24889TID:201827689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:26.487325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
title [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
spellingShingle [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
Custódio, Lara Filipa Duarte Valente
Histórias
Educador de infância
Creche
Jardim-de-infância
Instrumento pedagógico
Educação de infância
Desenvolvimento
Stories
Kindergarten teacher
Nursery
Preschool
Pedagogical tool
Education
Kindergarten
Development
title_short [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
title_full [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
title_fullStr [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
title_full_unstemmed [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
title_sort [Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
author Custódio, Lara Filipa Duarte Valente
author_facet Custódio, Lara Filipa Duarte Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Lara Filipa Duarte Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias
Educador de infância
Creche
Jardim-de-infância
Instrumento pedagógico
Educação de infância
Desenvolvimento
Stories
Kindergarten teacher
Nursery
Preschool
Pedagogical tool
Education
Kindergarten
Development
topic Histórias
Educador de infância
Creche
Jardim-de-infância
Instrumento pedagógico
Educação de infância
Desenvolvimento
Stories
Kindergarten teacher
Nursery
Preschool
Pedagogical tool
Education
Kindergarten
Development
description O presente projeto tem como tema principal o uso pedagógico das histórias por parte do educador de infância em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como finalidade encontrar formas de promover a utilização das histórias em ambos os contextos pedagógicos referidos. Devido à mudança de Mestrado, a escolha do tema deu-se após o primeiro estágio em contexto de jardim-de-infância, o que condicionou a recolha e análise de informação. Para além disso, o facto de ter passado por diversos contextos de intervenção devido a gravidez de uma educadora cooperante e incompatibilidade com o estágio de outra colega levou a que pudesse vivenciar imensas experiências que possibilitaram compreender melhor a importância das histórias no quotidiano de uma educadora de infância, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Este projeto de investigação recorreu a um paradigma interpretativo e uma metodologia qualitativa às quais pertence a abordagem de investigação-ação, que guiou o estudo em questão, pois este tipo de metodologia investigativa é a mais adequada na área da Educação. Assim, os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação participante, recolha e análise de fotografias, áudios e vídeos (dispositivos multimédia), notas de campo, pesquisa e análise documental (Projetos Educativos e Projetos Pedagógicos de Sala). As intervenções incidiram em três dos quatro locais de estágio, tendo sido selecionadas tendo em conta a relevância para o estudo. A sua análise permite inferir que as histórias são uma importante ferramenta pedagógica para o educador de infância enquanto gestor do seu currículo, independentemente do contexto onde exerce. Através das mesmas torna-se possível desenvolver competências ao nível da Linguagem (compreensão e expressão), da imaginação e criatividade, do conhecimento do mundo e de si mesmo, do pensamento narrativo e de literacia precoce. Para além disso, constituem um importante meio de estabelecer a relação pedagógica entre o educador e as crianças, famílias e equipa pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2017-07-01T00:00:00Z
2018-11-16T13:19:38Z
2018-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24889
TID:201827689
url http://hdl.handle.net/10400.26/24889
identifier_str_mv TID:201827689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370448732160