O percurso da educação ambiental na ilha do Príncipe: reserva da biosfera
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/20569 |
Resumo: | A Reserva da Biosfera da ilha do Príncipe (RBP) recebeu o seu estatuto em 2013 no âmbito da Rede Mundial de Reservas da Biosfera em ilhas e zonas costeiras. Neste estudo pretendemos compreender de que forma as ações de educação ambiental (EA) desenvolvidas pela RBP contribuem para o desenvolvimento sustentável da ilha do Príncipe. Quanto ao design, este trabalho foi organizado em quatro grandes blocos. Em primeiro lugar debruçámo-nos sobre fundamentos teóricos e metodológicos que sustentaram toda a nossa investigação. Assim, devido à sua natureza qualitativa, este trabalho enquadra-se no estudo de caso, sendo, do ponto de vista epistemológico, de natureza interpretativa, uma vez que pretendemos reunir um conjunto de informação com a finalidade de a interpretarmos. Recolhemos os dados recorrendo a entrevistas semiestruturadas ao órgão de gestão da Reserva, a alguns elementos das comunidades e a jornalistas e professores. Posteriormente passamos à apresentação e análise dos dados recolhidos no decurso da nossa investigação. Após a análise ao respetivo conteúdo verificamos que as ações desenvolvidas tiveram como destinatários a população em geral e as crianças e jovens, em particular. Têm como objetivos promover o conhecimento, educar, sensibilizar e consciencializar para problemáticas ambientais, como por exemplo para redução dos resíduos e a preservação das espécies, entre outros. Por fim, apresentamos as conclusões deste estudo, salientamos que o trabalho da RBP deve ser continuado no desenvolvimento de ações de EA, nas suas várias dimensões, de forma acessível para as populações locais, para que estas fiquem mais informadas, adquiram mais capacidades e competências, de forma a participarem ativamente na resolução dos problemas ambientais como se têm confrontado. Esperamos, desta forma, que este trabalho possa contribuir para a melhoria da EA na RBP e, cumulativamente ajudar a construir um futuro melhor e ambientalmente mais saudável e sustentável. Terminamos apontando algumas das limitações do estudo e sugestões para futuras investigações relacionadas com esta temática. |
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Recolhemos os dados recorrendo a entrevistas semiestruturadas ao órgão de gestão da Reserva, a alguns elementos das comunidades e a jornalistas e professores. Posteriormente passamos à apresentação e análise dos dados recolhidos no decurso da nossa investigação. Após a análise ao respetivo conteúdo verificamos que as ações desenvolvidas tiveram como destinatários a população em geral e as crianças e jovens, em particular. Têm como objetivos promover o conhecimento, educar, sensibilizar e consciencializar para problemáticas ambientais, como por exemplo para redução dos resíduos e a preservação das espécies, entre outros. Por fim, apresentamos as conclusões deste estudo, salientamos que o trabalho da RBP deve ser continuado no desenvolvimento de ações de EA, nas suas várias dimensões, de forma acessível para as populações locais, para que estas fiquem mais informadas, adquiram mais capacidades e competências, de forma a participarem ativamente na resolução dos problemas ambientais como se têm confrontado. Esperamos, desta forma, que este trabalho possa contribuir para a melhoria da EA na RBP e, cumulativamente ajudar a construir um futuro melhor e ambientalmente mais saudável e sustentável. Terminamos apontando algumas das limitações do estudo e sugestões para futuras investigações relacionadas com esta temática.The Prince Island Biosphere Reserve received its status in 2013 under the World Biosphere Reserve Network on islands and coastal areas. In this study, we intend to understand how the environmental education actions developed by Biosphere Reserve contribute to the sustainable development of Príncipe island. Regarding the design of this work, it was organized into four major points. Regarding the design of this work, it was organized into four major points. First, we looked at the theoretical and methodological foundations that underpinned all our research. Thus, due to its qualitative nature, this work fits in the case study, being, from the epistemological point of view, of interpretative nature, since we intend to gather a set of information for the purpose of interpreting it. We collected the data using semi-structured interviews with the Reserve's management body, some community members and journalists and teachers. We then proceed to the presentation and analysis of the data collected during our investigation. After the content analysis we verified that the actions developed had as target the general population and the children and young people. Its objectives are to promote knowledge, educate, sensitize and raise awareness of environmental issues, such as waste reduction and species preservation, among others. Finally, we present the conclusions of this study, highlighting the work of the Biosphere Reserve should be continued in the development of EE actions, encompassing various dimensions of the different components of environmental education, in a way that is accessible to local populations so that they become more informed, acquire more capacities. and skills in order to actively participate in solving environmental problems. We hope, therefore, that this work can make some contribution to the future and be an ingredient for the conclusion that we all eagerly seek to build a better and more environmentally sound and sustainable future. We end by pointing out some of the limitations of the study and suggestions for future investigations related to this theme.Rodrigues, Maria JoséOliveira, MárioBiblioteca Digital do IPBSantos, Teresa Filomena2020-02-04T14:30:57Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20569TID:202404188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:24.467061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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