A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Anny Wanneska Loureiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10090
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo verificar a importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem realizando um paralelo entre duas unidades escolares no Município de Eusébio no Estado de Fortaleza – Brasil com e sem o profissional psicopedagogo. Foram realizadas comparações entre as taxas de rendimentos e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das referidas escolas com o propósito de identificar as atuações do profissional em Psicopedagogia na implementação de ações metodológicas e pedagógicas de orientação aos professores e as modificações no ambiente escolar decorrentes da sua atuação na equipe multidisciplinar. A partir do estudo realizado, da análise dos questionários e dos documentos institucionais, podemos concluir que é de suma importância a sua presença no cotidiano escolar e nas nossas observações constatamos as suas contribuições para a construção do conhecimento do aluno e a retomada e sucesso do seu processo de aprendizagem.
id RCAP_13f00d48ac469d1333840e3fd812fdeb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – BrasilMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPSICOPEDAGOGIAPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMRENDIMENTO ESCOLARINSUCESSO ESCOLARESTUDOS DE CASOBRASILCEARÁTEACHING-LEARNING PROCESSEDUCATIONPSYCHOPEDAGOGYACADEMIC ACHIEVEMENTSCHOOL FAILURECASE STUDIESBRAZILCEARÁA presente dissertação tem por objetivo verificar a importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem realizando um paralelo entre duas unidades escolares no Município de Eusébio no Estado de Fortaleza – Brasil com e sem o profissional psicopedagogo. Foram realizadas comparações entre as taxas de rendimentos e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das referidas escolas com o propósito de identificar as atuações do profissional em Psicopedagogia na implementação de ações metodológicas e pedagógicas de orientação aos professores e as modificações no ambiente escolar decorrentes da sua atuação na equipe multidisciplinar. A partir do estudo realizado, da análise dos questionários e dos documentos institucionais, podemos concluir que é de suma importância a sua presença no cotidiano escolar e nas nossas observações constatamos as suas contribuições para a construção do conhecimento do aluno e a retomada e sucesso do seu processo de aprendizagem.The present dissertation aims to verify the importance of the psychopedagogue in the process of teaching learning by performing a parallel between two school units in the Municipality of Eusébio in the State of Fortaleza - Brazil with and without the professional pedagogical pedagogy. Comparisons were made between income rates and analysis of the Pedagogical Political Projects of the mentioned schools with the purpose of identifying the professional performance in Psychopedagogy in the implementation of methodological and pedagogical actions of orientation to the teachers and the modifications in the school environment due to its performance in the multidisciplinary team. From the study carried out, from the analysis of the questionnaires and institutional documents, we can conclude that it is of great importance to be present in the daily school life and in our observations, we verify their contributions to the construction of student knowledge and the resumption and success of their learning process.2020-02-17T11:36:28Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10090TID:202424006porBrás, Anny Wanneska Loureiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:19.615687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
title A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
spellingShingle A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
Brás, Anny Wanneska Loureiro
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RENDIMENTO ESCOLAR
INSUCESSO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
CEARÁ
TEACHING-LEARNING PROCESS
EDUCATION
PSYCHOPEDAGOGY
ACADEMIC ACHIEVEMENT
SCHOOL FAILURE
CASE STUDIES
BRAZIL
CEARÁ
title_short A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
title_full A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
title_fullStr A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
title_full_unstemmed A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
title_sort A importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem: paralelo entre duas unidades educacionais no Município de Eusébio do estado do Ceará – Brasil
author Brás, Anny Wanneska Loureiro
author_facet Brás, Anny Wanneska Loureiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brás, Anny Wanneska Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RENDIMENTO ESCOLAR
INSUCESSO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
CEARÁ
TEACHING-LEARNING PROCESS
EDUCATION
PSYCHOPEDAGOGY
ACADEMIC ACHIEVEMENT
SCHOOL FAILURE
CASE STUDIES
BRAZIL
CEARÁ
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RENDIMENTO ESCOLAR
INSUCESSO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
CEARÁ
TEACHING-LEARNING PROCESS
EDUCATION
PSYCHOPEDAGOGY
ACADEMIC ACHIEVEMENT
SCHOOL FAILURE
CASE STUDIES
BRAZIL
CEARÁ
description A presente dissertação tem por objetivo verificar a importância do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem realizando um paralelo entre duas unidades escolares no Município de Eusébio no Estado de Fortaleza – Brasil com e sem o profissional psicopedagogo. Foram realizadas comparações entre as taxas de rendimentos e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das referidas escolas com o propósito de identificar as atuações do profissional em Psicopedagogia na implementação de ações metodológicas e pedagógicas de orientação aos professores e as modificações no ambiente escolar decorrentes da sua atuação na equipe multidisciplinar. A partir do estudo realizado, da análise dos questionários e dos documentos institucionais, podemos concluir que é de suma importância a sua presença no cotidiano escolar e nas nossas observações constatamos as suas contribuições para a construção do conhecimento do aluno e a retomada e sucesso do seu processo de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-02-17T11:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10090
TID:202424006
url http://hdl.handle.net/10437/10090
identifier_str_mv TID:202424006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131270442123264