O Marketing interno como factor crítico no desempenho e na intenção de saída dos colaboradores na hotelaria em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Mónica Francisco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22087
Resumo: O marketing interno compreende-se como um conjunto de medidas e atividades estratégicas que têm como principal objetivo ir ao encontro do que os funcionários das empresas pretendem, principalmente através da comunicação e compreensão das suas necessidades. Nos dias de hoje, a implementação de estratégias de marketing interno começou a ganhar forma nas empresas, principalmente nas empresas em que a sua principal venda são os serviços prestados, como é o caso da hotelaria. O presente estudo tem como principal objetivo aferir no sector da restauração a relação entre as práticas de estratégia de marketing interno e a sua influência no desempenho contextual, desempenho de tarefa e a intenção de saída dos colaboradores. Nesta amostra, a análise de dados permitiu verificar que existem relações não só entre as politicas de marketing interno com o desempenho, tanto a nível contextual como de tarefa, como também a nível das intenções de saída. Os resultados permitiram também atribuir à satisfação um papel de mediador. No final são discutidos os resultados, bem como as principais implicações teóricas e praticas destes resultados para as organizações.
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