A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Olívia de Fátima da Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1847
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_13fd2ff87caee0b17274501820eb22bf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acçãoBibliotecas escolaresLeituraPromoção da leituraProjetos de educaçãoHábitos de leituraPromotion of readingSchool libraryCollaborative workReading mediatorsNational Reading PlanDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaNa sociedade actual, a leitura é considerada um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo que se quer activo, participante, crítico e útil, o qual exige adaptabilidade, capacidade de resposta a novas situações e construção permanente do conhecimento. Este crescente reconhecimento da importância das competências e dos hábitos de leitura no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades tem suscitado, a nível internacional e nacional, um investimento em práticas de promoção de leitura que procuram contrariar os níveis de leitura revelados pelos resultados dos diferentes estudos nacionais e internacionais realizados. Partindo destas premissas, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças/dos jovens, centrando a sua abordagem no papel activo de diferentes mediadores (Biblioteca Escolar, Escola/Sala de Aula e Família) na promoção da leitura e perspectivando a importância que um projecto de leitura poderá desempenhar neste âmbito. Sabendo que uma dessas iniciativas (Projecto A Ler+) se encontra em implantação, desde o ano lectivo de 2008/2009, em alguns agrupamentos/escolas do nosso país, foi nosso propósito, com o presente estudo de caso, averiguar a sua execução no terreno, assim como as mudanças proporcionadas no contexto local, nomeadamente ao nível das atitudes e da acção de um Agrupamento específico face à leitura. A análise dos dados obtidos, através dos diferentes instrumentos de recolha utilizados, revelou-nos que um plano de acção estruturado, que implique um conjunto de atitudes coordenadas da Biblioteca Escolar, da Escola e da Família, contribui, sem dúvida, para uma mudança significativa de atitudes, sobretudo por parte do corpo docente, no que concerne às suas práticas pedagógicas, e por parte dos alunos, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler.Nowadays, reading is considered a precious and indispensable instrument for an active, intervenient and critical individual. It requires adaptability, responsiveness to new situations and ongoing construction of knowledge. This growing recognition of the importance of skills and reading habits in the development of individuals and societies has led both national and internationally in an investment in practices that seek to counter the reading levels revealed by the results of the different national and international studies. Based on these premises, this paper concentrates on the problem of reading habits of children/young people, focusing its approach on the active role of different mediators (School Library, School/Classroom and Family) in promoting reading as well as on the importance that a reading project may play in this context. Knowing that one such project (Projecto A Ler+) is being implemented since 2008/2009 in some Portuguese schools, our purpose was, with this case study, ascertain its implementation as well as the changes it brought about in the local context, particularly in terms of attitudes and actions of a specific cluster of schools towards reading. The analysis of data obtained through the different instruments showed us that a structured action plan, involving a set of coordinated actions of the School Library, School and Family, certainly contributes to a significant change in attitudes, particularly among faculty regarding their teaching practices, and among students, given the motivation and development of the pleasure of reading.Bastos, GlóriaRepositório AbertoBrandão, Olívia de Fátima da Rocha2011-07-29T15:59:21Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1847porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:31.454740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
title A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
spellingShingle A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
Brandão, Olívia de Fátima da Rocha
Bibliotecas escolares
Leitura
Promoção da leitura
Projetos de educação
Hábitos de leitura
Promotion of reading
School library
Collaborative work
Reading mediators
National Reading Plan
title_short A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
title_full A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
title_fullStr A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
title_full_unstemmed A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
title_sort A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
author Brandão, Olívia de Fátima da Rocha
author_facet Brandão, Olívia de Fátima da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Glória
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Olívia de Fátima da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Leitura
Promoção da leitura
Projetos de educação
Hábitos de leitura
Promotion of reading
School library
Collaborative work
Reading mediators
National Reading Plan
topic Bibliotecas escolares
Leitura
Promoção da leitura
Projetos de educação
Hábitos de leitura
Promotion of reading
School library
Collaborative work
Reading mediators
National Reading Plan
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-29T15:59:21Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1847
url http://hdl.handle.net/10400.2/1847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135002594639872