Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24464 |
Resumo: | Analisa o perfil e os hábitos de leitura dos usuários da biblioteca popular Estação Leitura e a influência que a mesma exerce no âmbito de formação e incentivo a leitura de seus usuários. Apresenta um breve histórico sobre biblioteca popular no Brasil e traz o conceito de leitura retratando o processo de formação de leitores e como a biblioteca pode ser um importante instrumento neste processo. A metodologia baseia-se na revisão de literatura e pesquisa quantitativa, aplicada através de questionário aos usuários. Os resultados atingidos evidenciam as mudanças de hábitos de leitura dos frequentadores da biblioteca. Conclui-se que a biblioteca popular tem um papel significativo nas políticas de incentivo e formação de leitores e que instituições não governamentais são instrumentos de importante articulação para criar espaços para criação e disseminação de cultura. |
id |
UFF-2_8bcce0ca9621121268c68b8a2e05ecb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24464 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimentoBiblioteca popularHábitos de leituraFormação de leitoresIncentivo à leituraBiblioteca Estação LeituraIncentivo à leituraLeitorBibliotecaHábito de leituraPopular libraryReading habitsTraining of readersEncouraging readingReading Station LibraryAnalisa o perfil e os hábitos de leitura dos usuários da biblioteca popular Estação Leitura e a influência que a mesma exerce no âmbito de formação e incentivo a leitura de seus usuários. Apresenta um breve histórico sobre biblioteca popular no Brasil e traz o conceito de leitura retratando o processo de formação de leitores e como a biblioteca pode ser um importante instrumento neste processo. A metodologia baseia-se na revisão de literatura e pesquisa quantitativa, aplicada através de questionário aos usuários. Os resultados atingidos evidenciam as mudanças de hábitos de leitura dos frequentadores da biblioteca. Conclui-se que a biblioteca popular tem um papel significativo nas políticas de incentivo e formação de leitores e que instituições não governamentais são instrumentos de importante articulação para criar espaços para criação e disseminação de cultura.It analyzes the profile and the reading habits of the users of the popular Reading Station library and the influence that it exerts in the scope of formation and incentive to the reading of its users. It presents a brief history about popular library in Brazil and brings the concept of reading portraying the process of formation of readers and how the library can be an important instrument in this process. The methodology is based on literature review and quantitative research, applied through a questionnaire to users. The results obtained show the changes in reading habits of the students in the library. It is concluded that the popular library has a significant role in the policies of incentive and training of readers and that non-governmental institutions are instruments of important articulation to create spaces for creation and dissemination of culture.Universidade Federal FluminenseNiteróiCabral, Rosimere MendesSouza, Elisabete Gonçalves deLück, Esther HermesApolinário, Joana Firmino2022-02-02T11:33:23Z2022-02-02T11:33:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfApolinário, Joana Firmino. Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24464Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-02T11:33:27Zoai:app.uff.br:1/24464Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-02T11:33:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento |
title |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento |
spellingShingle |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento Apolinário, Joana Firmino Biblioteca popular Hábitos de leitura Formação de leitores Incentivo à leitura Biblioteca Estação Leitura Incentivo à leitura Leitor Biblioteca Hábito de leitura Popular library Reading habits Training of readers Encouraging reading Reading Station Library |
title_short |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento |
title_full |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento |
title_fullStr |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento |
title_full_unstemmed |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento |
title_sort |
Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento |
author |
Apolinário, Joana Firmino |
author_facet |
Apolinário, Joana Firmino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Rosimere Mendes Souza, Elisabete Gonçalves de Lück, Esther Hermes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Apolinário, Joana Firmino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca popular Hábitos de leitura Formação de leitores Incentivo à leitura Biblioteca Estação Leitura Incentivo à leitura Leitor Biblioteca Hábito de leitura Popular library Reading habits Training of readers Encouraging reading Reading Station Library |
topic |
Biblioteca popular Hábitos de leitura Formação de leitores Incentivo à leitura Biblioteca Estação Leitura Incentivo à leitura Leitor Biblioteca Hábito de leitura Popular library Reading habits Training of readers Encouraging reading Reading Station Library |
description |
Analisa o perfil e os hábitos de leitura dos usuários da biblioteca popular Estação Leitura e a influência que a mesma exerce no âmbito de formação e incentivo a leitura de seus usuários. Apresenta um breve histórico sobre biblioteca popular no Brasil e traz o conceito de leitura retratando o processo de formação de leitores e como a biblioteca pode ser um importante instrumento neste processo. A metodologia baseia-se na revisão de literatura e pesquisa quantitativa, aplicada através de questionário aos usuários. Os resultados atingidos evidenciam as mudanças de hábitos de leitura dos frequentadores da biblioteca. Conclui-se que a biblioteca popular tem um papel significativo nas políticas de incentivo e formação de leitores e que instituições não governamentais são instrumentos de importante articulação para criar espaços para criação e disseminação de cultura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-02-02T11:33:23Z 2022-02-02T11:33:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Apolinário, Joana Firmino. Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24464 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Apolinário, Joana Firmino. Biblioteca Estação Leitura: partida para o conhecimento. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135321730613248 |