Metamorfoses de um artista em 7 andamentos: o estímulo visual na performance musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37116 |
Resumo: | Esta tese é o resultado de uma investigação artística, tendo em vista a produção de conhecimento a partir de diferentes pontos de vista como resultado de um diálogo entre a prática, a produção artística e a literatura acerca da sua temática. É também uma investigação que regista parte do meu percurso artístico. Marca uma etapa da minha transformação enquanto artista, sendo, neste sentido, uma tese heurística. A temática da investigação é a importância do estímulo visual na performance musical. Uma vez que em contexto performativo se dá uma “trans-modalidade” (integração dos estímulos auditivo e visual), pretendeu-se perceber de que modo o estímulo visual pode ser trabalhado na criação de uma performance; em que medida gestos trabalhados e planeados podem contribuir para o músico durante a performance; e de que modo o estímulo visual influencia a comunicação da narrativa musical com o público. Partindo da premissa de que o comportamento corporal de um músico é importante na comunicação que ocorre durante a performance musical, é também explorada uma ligação entre a performance musical e teatral. Pretendendo descrever uma metamorfose, um processo evolutivo, algumas ideias sobre a temática, anteriores ao início deste projeto, são apresentadas. São seguidas da exposição de conceitos e ideias de diversos autores sobre a temática onde se pretende demonstrar alguns estudos já realizados e a pertinência da investigação. Segue-se a descrição do processo de trabalho que levou ao planeamento de uma partitura corporal a ser seguido durante a performance, assim como reflexões que foram surgindo durante a preparação do recital e após duas performances. Na secção seguinte é analisado o modo como a partitura corporal planeada tem influência no modo como a narrativa musical é percecionada por parte do público, fomentando a apreciação crítica por parte do mesmo. Seguidamente é apresentada uma neonarrativa baseada em conversas realizadas com 7 artistas sobre a temática da investigação, pondo em diálogo os seus diferentes pontos de vista. Partindo do uso de escrita performativa na criação dessa mesma neonarrativa e pesquisando acerca da importância e inclusão do corpo em partituras compostas por outros compositores, resultou também desde projeto uma nova partitura musical que visa contribuir, demonstrar e sensibilizar para a possibilidade e o modo como o estímulo visual pode ser incluído também na composição de novo repertório. Com os resultados desta investigação é argumentado que uma maior preocupação acerca do estímulo visual por parte dos músicos pode contribuir positivamente para a criação das suas performances. Pretende-se também que haja uma maior aproximação do público com a temática exposta e com a música em geral. |
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Uma vez que em contexto performativo se dá uma “trans-modalidade” (integração dos estímulos auditivo e visual), pretendeu-se perceber de que modo o estímulo visual pode ser trabalhado na criação de uma performance; em que medida gestos trabalhados e planeados podem contribuir para o músico durante a performance; e de que modo o estímulo visual influencia a comunicação da narrativa musical com o público. Partindo da premissa de que o comportamento corporal de um músico é importante na comunicação que ocorre durante a performance musical, é também explorada uma ligação entre a performance musical e teatral. Pretendendo descrever uma metamorfose, um processo evolutivo, algumas ideias sobre a temática, anteriores ao início deste projeto, são apresentadas. São seguidas da exposição de conceitos e ideias de diversos autores sobre a temática onde se pretende demonstrar alguns estudos já realizados e a pertinência da investigação. Segue-se a descrição do processo de trabalho que levou ao planeamento de uma partitura corporal a ser seguido durante a performance, assim como reflexões que foram surgindo durante a preparação do recital e após duas performances. Na secção seguinte é analisado o modo como a partitura corporal planeada tem influência no modo como a narrativa musical é percecionada por parte do público, fomentando a apreciação crítica por parte do mesmo. Seguidamente é apresentada uma neonarrativa baseada em conversas realizadas com 7 artistas sobre a temática da investigação, pondo em diálogo os seus diferentes pontos de vista. 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This is also an investigation that records part of my artistic path. It marks a stage in my transformation as an artist, being, in this sense, heuristic research. The research theme is the importance of the visual stimulus in musical performance. Since a cross-modality occurs in a performative context (integration of auditory and visual stimuli), it was intended to understand how the visual stimulus can be worked on in the creation of a performance; to what extend worked and planned gestures can contribute to the musician during the performance; and how the visual stimulus influences the communication of the musical narrative with the audience. Starting from the premise that a musician’s bodily behaviour is important in the communication that occurs during musical performance a link between musical and theatrical performance is also explored. With the intention of describing a metamorphosis, an evolutionary process, some ideas on the subject, prior to the beginning of this project, are presented. This is followed by the exposition of concepts and ideas from several authors, which intends to demonstrate some studies already carried out on the subject and the relevance of the present investigation. This is followed by the description of the working process that led to the planning of a body score to be included in the performance, as well as reflections that emerged during the preparation of the recital and after two performances. The next section analyses how the planned body score has an influence on how the musical narrative is perceived by the audience, fostering their critical appreciation. Next, a neonarrative is presented. Its elaboration was based on conversations held with 7 artists on the subject of the investigation, where their different points of view are put into dialogue. Starting from the use of performative writing in the creation of this same neonarrative and researching the importance and inclusion of the body in scores composed by other composers, this project also resulted in a new musical score that aims to contribute, demonstrate and raise awareness of the possibility and the way in which the visual stimulus can also be included in the writing of new repertoire. With the results of this investigation, it is argued that a greater concern about visual stimulation by the musicians could positively contribute to the creation of their performances. It is also intended to bring the public closer to the exposed theme and to music in general.2023-04-17T13:04:27Z2022-12-09T00:00:00Z2022-12-09doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37116porPicado, Saul Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:44:12Zoai:ria.ua.pt:10773/37116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:44:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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