Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10103 |
Resumo: | Apesar da existência de vários estudos sobre o comportamento de voz, poucos relacionam estes comportamentos com o clima socio moral da organização. Este estudo pretende enriquecer a literatura ao analisar o efeito moderador da perceção de clima socio moral na relação entre a identificação organizacional e os comportamentos de voz. Com o intuito de analisar estas relações, aplicámos um questionário a 330 funcionários de 37 empresas portuguesas distintas entre si. Os resultados mostraram que os trabalhadores com níveis mais elevados de identificação organizacional utilizam comportamentos de voz promotora somente quando têm uma perceção positiva do clima socio moral. Estes resultados sugerem que juntamente com a identificação organizacional, a melhoria do clima socio moral organizacional é essencial para melhorar os comportamentos de voz dos empregados. |
id |
RCAP_14048bd980dac3ae1fa5c45083a90550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10103 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizaçõesComportamentos de vozIdentificação organizacionalClima socio moralVoiceOrganizational identificationSocio moral climateApesar da existência de vários estudos sobre o comportamento de voz, poucos relacionam estes comportamentos com o clima socio moral da organização. Este estudo pretende enriquecer a literatura ao analisar o efeito moderador da perceção de clima socio moral na relação entre a identificação organizacional e os comportamentos de voz. Com o intuito de analisar estas relações, aplicámos um questionário a 330 funcionários de 37 empresas portuguesas distintas entre si. Os resultados mostraram que os trabalhadores com níveis mais elevados de identificação organizacional utilizam comportamentos de voz promotora somente quando têm uma perceção positiva do clima socio moral. Estes resultados sugerem que juntamente com a identificação organizacional, a melhoria do clima socio moral organizacional é essencial para melhorar os comportamentos de voz dos empregados.In spite of the existence of some studies about voice behavior, only a few relate these behaviors with the socio moral climate. This research intends to fill this gap by analyzing the moderating effect of the socio moral climate in the relationship between organizational identification and promotive voice behavior. Thus, we applied surveys composed by scales thoroughly validated to 330 employees of diversified organizations. The results revealed that the workers with higher levels of organizational identification have more promotive voice behaviors only when they have a positive perception of socio moral climate. These findings suggest that along with organizational identification, the improvement of organizational SMC is essential to enhance employee’s voice behavior.2015-11-06T12:06:28Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10103TID:201070987porGonçalves, Joana Catarina Guerreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:43.307065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações |
title |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações |
spellingShingle |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações Gonçalves, Joana Catarina Guerreiro Comportamentos de voz Identificação organizacional Clima socio moral Voice Organizational identification Socio moral climate |
title_short |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações |
title_full |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações |
title_fullStr |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações |
title_full_unstemmed |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações |
title_sort |
Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações |
author |
Gonçalves, Joana Catarina Guerreiro |
author_facet |
Gonçalves, Joana Catarina Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Joana Catarina Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamentos de voz Identificação organizacional Clima socio moral Voice Organizational identification Socio moral climate |
topic |
Comportamentos de voz Identificação organizacional Clima socio moral Voice Organizational identification Socio moral climate |
description |
Apesar da existência de vários estudos sobre o comportamento de voz, poucos relacionam estes comportamentos com o clima socio moral da organização. Este estudo pretende enriquecer a literatura ao analisar o efeito moderador da perceção de clima socio moral na relação entre a identificação organizacional e os comportamentos de voz. Com o intuito de analisar estas relações, aplicámos um questionário a 330 funcionários de 37 empresas portuguesas distintas entre si. Os resultados mostraram que os trabalhadores com níveis mais elevados de identificação organizacional utilizam comportamentos de voz promotora somente quando têm uma perceção positiva do clima socio moral. Estes resultados sugerem que juntamente com a identificação organizacional, a melhoria do clima socio moral organizacional é essencial para melhorar os comportamentos de voz dos empregados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-06T12:06:28Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 2015-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/10103 TID:201070987 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/10103 |
identifier_str_mv |
TID:201070987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134888514813952 |