Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10653 |
Resumo: | Professores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema. |
id |
RCAP_1410b70132ce4c3a53dad3ff2389e695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10653 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distânciaTeachers ́ motivation for learning botany: reflections about a distance teacher training courseFormação docente em botânica a distânciaMotivaçãoAtividades e ferramentas preferidas na formação docente a distânciaDistance training botany teachersMotivationFavorite activities and tools in distance teacher trainingODS::04:Educação de QualidadeProfessores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema.Teachers are important multiplying agents in society. Thus, it is important to improve their knowledge about plants in order for plants to be better understood, perceived and conserved. In this perspective, we investigated a discipline of Botany, the curricular component of a distance course for continuing teacher training. The aims of this research were: to identify the main motivations and objectives of educators for learning Botanica; to detect which teaching approaches used in the discipline were considered most motivating by these professionals; to identify which activities and technological tools used in the discipline were best evaluated. First, we analyzed the responses of 53 teachers to an online questionnaire of five questions. In a second step, interviews were conducted with three of these teachers. The main motivations and objectives of teachers for learning about Botany were related to the expansion of their knowledge and pedagogical possibilities. Watching animations and reading text were considered the most attractive activities, while forums and blogs had the lowest scores. Distance-learning teacher training should approach the expectations and needs of its target audience, providing teachers with greater motivation for learning in Botany and enabling the improvement of the teaching-learning process on the subject.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoBarbosa, Percia PaivaUrsi, Suzana2021-04-15T09:33:31Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10653porBarbosa, Percia Paiva; Ursi, Suzana - Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 42-642182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp25-47info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:12.352337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância Teachers ́ motivation for learning botany: reflections about a distance teacher training course |
title |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância |
spellingShingle |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância Barbosa, Percia Paiva Formação docente em botânica a distância Motivação Atividades e ferramentas preferidas na formação docente a distância Distance training botany teachers Motivation Favorite activities and tools in distance teacher training ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância |
title_full |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância |
title_fullStr |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância |
title_full_unstemmed |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância |
title_sort |
Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância |
author |
Barbosa, Percia Paiva |
author_facet |
Barbosa, Percia Paiva Ursi, Suzana |
author_role |
author |
author2 |
Ursi, Suzana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Percia Paiva Ursi, Suzana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente em botânica a distância Motivação Atividades e ferramentas preferidas na formação docente a distância Distance training botany teachers Motivation Favorite activities and tools in distance teacher training ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Formação docente em botânica a distância Motivação Atividades e ferramentas preferidas na formação docente a distância Distance training botany teachers Motivation Favorite activities and tools in distance teacher training ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Professores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-15T09:33:31Z 2021-03 2021-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10653 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barbosa, Percia Paiva; Ursi, Suzana - Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 42-64 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp25-47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135089246863360 |