Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Percia Paiva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ursi, Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10653
Resumo: Professores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema.
id RCAP_1410b70132ce4c3a53dad3ff2389e695
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distânciaTeachers ́ motivation for learning botany: reflections about a distance teacher training courseFormação docente em botânica a distânciaMotivaçãoAtividades e ferramentas preferidas na formação docente a distânciaDistance training botany teachersMotivationFavorite activities and tools in distance teacher trainingODS::04:Educação de QualidadeProfessores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema.Teachers are important multiplying agents in society. Thus, it is important to improve their knowledge about plants in order for plants to be better understood, perceived and conserved. In this perspective, we investigated a discipline of Botany, the curricular component of a distance course for continuing teacher training. The aims of this research were: to identify the main motivations and objectives of educators for learning Botanica; to detect which teaching approaches used in the discipline were considered most motivating by these professionals; to identify which activities and technological tools used in the discipline were best evaluated. First, we analyzed the responses of 53 teachers to an online questionnaire of five questions. In a second step, interviews were conducted with three of these teachers. The main motivations and objectives of teachers for learning about Botany were related to the expansion of their knowledge and pedagogical possibilities. Watching animations and reading text were considered the most attractive activities, while forums and blogs had the lowest scores. Distance-learning teacher training should approach the expectations and needs of its target audience, providing teachers with greater motivation for learning in Botany and enabling the improvement of the teaching-learning process on the subject.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoBarbosa, Percia PaivaUrsi, Suzana2021-04-15T09:33:31Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10653porBarbosa, Percia Paiva; Ursi, Suzana - Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 42-642182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp25-47info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:12.352337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
Teachers ́ motivation for learning botany: reflections about a distance teacher training course
title Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
spellingShingle Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
Barbosa, Percia Paiva
Formação docente em botânica a distância
Motivação
Atividades e ferramentas preferidas na formação docente a distância
Distance training botany teachers
Motivation
Favorite activities and tools in distance teacher training
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
title_full Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
title_fullStr Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
title_full_unstemmed Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
title_sort Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância
author Barbosa, Percia Paiva
author_facet Barbosa, Percia Paiva
Ursi, Suzana
author_role author
author2 Ursi, Suzana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Percia Paiva
Ursi, Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente em botânica a distância
Motivação
Atividades e ferramentas preferidas na formação docente a distância
Distance training botany teachers
Motivation
Favorite activities and tools in distance teacher training
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Formação docente em botânica a distância
Motivação
Atividades e ferramentas preferidas na formação docente a distância
Distance training botany teachers
Motivation
Favorite activities and tools in distance teacher training
ODS::04:Educação de Qualidade
description Professores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15T09:33:31Z
2021-03
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10653
url http://hdl.handle.net/10400.2/10653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbosa, Percia Paiva; Ursi, Suzana - Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distância. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 42-64
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp25-47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135089246863360