Inovação do setor bancário português: uma análise ao crescimento das fintech em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88338 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Monetária Bancária e Financeira |
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Inovação do setor bancário português: uma análise ao crescimento das fintech em PortugalBancaInovaçãoFintechTransformação digitalBankingDigital transformationInnovationCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Monetária Bancária e FinanceiraA crise financeira de 2008 revelou falhas desconhecidas que existiam no sistema financeiro e desencadeou um clima de incerteza e desconfiança em relação às instituições financeiras ditas “tradicionais”. Estas falhas abriram portas para que novos operadores, como as fintech, ingressassem no mercado, oferecendo produtos e serviços financeiros inovadores que revolucionaram o sistema financeiro e suscitaram o interesse de novos utilizadores. As fintech estão a introduzir serviços financeiros inovadores suportados em novas tecnologias e Portugal tem-se consolidado como um importante hub tecnológico. Assim, foi desenvolvido um estudo de modo a perceber de que forma a população portuguesa está recetiva a esta nova forma de relacionamento entre o banco e o cliente, que passou a ser mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação, bem como o impacto que o crescimento das fintech tem na banca e como estes players se posicionam no mercado. Esta tema está muito presente no dia-a-dia, tanto para os recém-chegados (fintech), é um mundo novo como para os incumbentes (bancos) é o lidar com novos desafios. Com base na informação da análise efetuada, os resultados sugerem que clientes estão recetivos à transformação digital e com forte propensão de ver a sua relação com o banco modificada e mais assente em plataformas digitais, essencialmente devido à redução dos custos e à comodidade e simplicidade no processamento de operações. Apesar de se ter constatado que existe ainda um desconhecimento grande sobre fintech, cerca de metade dos inquiridos em estudo ponderam aderir a serviços fintech no futuro. Outra análise registada, é que o atendimento personalizado (entenda-se presencial), foi o motivo mais citado para a não utilização dos serviços financeiros online. Este é um tema que as fintech têm de enfrentar face à ausência de balcões físicos e que se torna uma vantagem para os bancos. Assim, a banca tem um desafio pela frente e no futuro será o resultado da sinergia entre os pontos fortes de bancos tradicionais e das fintech. Esta relação é muito promissora e será cada vez mais necessária para o sucesso de ambas as partes.The 2008 financial crisis revealed previously unknown flaws in the financial system, creating an atmosphere of uncertainty and mistrust towards so-called "traditional" financial institutions. These gaps provided opportunities for new players, such as fintech companies, to enter the market as providers of innovative financial products and services that revolutionized the system and piqued the interest of costumers. Fintech companies offer innovative financial services through new technologies, and Portugal has been transforming into an important technological hub. Therefore, the present study was conducted to understand how the Portuguese population is receptive to this new form of interaction between the bank and the customer, which is now mediated by information and communication technologies. The study also addresses the impact of the fintech industry's growth on traditional banking and how these players position themselves in the market. This topic is relevant in daily life, both for newcomers (fintech companies) as they navigate a new world, and for incumbents (banks) as they deal with new challenges. Based on the analysis, the results suggest that customers are open to digital transformation and are highly inclined to see their relationship with the bank transformed, relying more on digital platforms. This shift is primarily due to cost reduction, convenience, and simplicity in processing transactions. Even though there is still a significant lack of awareness about fintech, about half of the survey respondents are considering using fintech services in the future. Another notable finding is that personalized (in-person) service was the most cited reason for not using online financial services. This is a challenge that fintech companies have due to their absence of physical branches, which remains an advantage for traditional banks. The banking sector faces a challenge, and the future will depend on the synergy between the strengths of traditional banks and fintech companies. This relationship holds great promise and will become increasingly necessary for the success of both parties.Monteiro, Natália P.Marcelino, Eliana Patricia Amaral Mesquita Guimarães Nogueira BarrosUniversidade do MinhoFreitas, Márcia Raquel Mendes2024-01-222024-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88338por203485831info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-03T01:21:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:35.000523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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