Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Cruz Reis da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28197
Resumo: A prestação de serviço de qualidade, tornou-se essencial para a sobrevivência das organizações e, como tal, o âmbito do presente trabalho investiga a forma como a qualidade de serviço pode ser afetada pelo clima organizacional e pelo engagement no Hotel MZ. A amostra é constituída por 29 inquiridos, os quais correspondem à totalidade de colaboradores do hotel. Para a análise dos dados foram realizados diversos testes estatísticos, designadamente, o teste T, Mann-Whithney, Anova, Kruskal-wallis, bem como a análise de correlações. Os resultados sugerem que o clima organizacional tem impactos positivos significativos na qualidade de serviço, enquanto os efeitos do engagement na qualidade de serviço não se revelam significativos.
id RCAP_141a7b2bb130c600e78b8db9e50308c9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleiraQualidade de serviçoClima organizacionalEngagementIndústria hoteleiraSatisfação do clienteA prestação de serviço de qualidade, tornou-se essencial para a sobrevivência das organizações e, como tal, o âmbito do presente trabalho investiga a forma como a qualidade de serviço pode ser afetada pelo clima organizacional e pelo engagement no Hotel MZ. A amostra é constituída por 29 inquiridos, os quais correspondem à totalidade de colaboradores do hotel. Para a análise dos dados foram realizados diversos testes estatísticos, designadamente, o teste T, Mann-Whithney, Anova, Kruskal-wallis, bem como a análise de correlações. Os resultados sugerem que o clima organizacional tem impactos positivos significativos na qualidade de serviço, enquanto os efeitos do engagement na qualidade de serviço não se revelam significativos.A quality service delivery has become essential for the organization’s survival and as such, the aim of this study is to understand how service quality can be affected by organizational climate and engagement on the MZ hotel. For the data analysis, several statistical tests were carried out, namely, the T test, Mann-Whithney, Anova, Kruskal-wallis, as well as correlation analysis. The results suggest that organizational climate has a significant positive impact on the quality of service, while the effects of engagement on quality of service are not significant.2020-04-06T11:02:58Z2019-07-25T00:00:00Z2019-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28197porSilva, Inês Cruz Reis dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:34Zoai:ria.ua.pt:10773/28197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:48.311379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
title Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
spellingShingle Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
Silva, Inês Cruz Reis da
Qualidade de serviço
Clima organizacional
Engagement
Indústria hoteleira
Satisfação do cliente
title_short Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
title_full Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
title_fullStr Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
title_full_unstemmed Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
title_sort Importância do clima organizacional e do engagement para a qualidade de serviço numa unidade hoteleira
author Silva, Inês Cruz Reis da
author_facet Silva, Inês Cruz Reis da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Inês Cruz Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de serviço
Clima organizacional
Engagement
Indústria hoteleira
Satisfação do cliente
topic Qualidade de serviço
Clima organizacional
Engagement
Indústria hoteleira
Satisfação do cliente
description A prestação de serviço de qualidade, tornou-se essencial para a sobrevivência das organizações e, como tal, o âmbito do presente trabalho investiga a forma como a qualidade de serviço pode ser afetada pelo clima organizacional e pelo engagement no Hotel MZ. A amostra é constituída por 29 inquiridos, os quais correspondem à totalidade de colaboradores do hotel. Para a análise dos dados foram realizados diversos testes estatísticos, designadamente, o teste T, Mann-Whithney, Anova, Kruskal-wallis, bem como a análise de correlações. Os resultados sugerem que o clima organizacional tem impactos positivos significativos na qualidade de serviço, enquanto os efeitos do engagement na qualidade de serviço não se revelam significativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25T00:00:00Z
2019-07-25
2020-04-06T11:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28197
url http://hdl.handle.net/10773/28197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137663816564736