As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/115902 |
Resumo: | Paralelamente ao aumento do número de universidades em Portugal desenvolveram-se cursos de ensino da língua portuguesa, recebendo cada vez mais estudantes chineses com grande interesse por Portugal e por aprenderem português e, ao mesmo tempo, buscando mais desenvolvimento académico ou profissional. O ensino de português para chineses tornou-se um ponto de fusão importante para acolher estudantes chineses e abrir um caminho tranquilo para o seu desenvolvimento futuro em Portugal. Os professores de português estão desempenhando um papel importante na interação intercultural, comunicacional e educacional. Entender melhor a experiência e a cultura educativas dos estudantes chineses ajudará os professores de português a um ensino mais adequado a este público-alvo. O português é uma língua totalmente diferente do chinês e a metodologia europeia de ensino também é completamente diferente. Neste trabalho procuramos apresentar e analisar o atual sistema educativo e a cultura chinesas para permitir que os professores portugueses entendam melhor e mais profundamente os seus alunos chineses, crianças, jovens e adultos. O presente trabalho foi elaborado com o propósito de averiguar as expetativas dos estudantes universitários chineses de PLNM em cursos de licenciatura relativamente à planificação de aulas. Com base na informação recolhida, por meio de pesquisa bibliográfica e de inquéritos aplicados a alunos e professores chineses, pretendeu-se facilitar o papel dos professores portugueses no ensino da LP em Portugal e permitir uma melhor compreensão dos seus alunos chineses, ajudando-os a liderar um processo de ensino-aprendizagem mais adequado e bem-sucedido. |
id |
RCAP_14243b8e7ae1b048535c9584ebfddd69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/115902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chinesesEducaçãoCultura educativaChinaCultura educativa chinesaCulturaInfluência culturalEnsino do portuguêsAlunos chinesesChinese educational cultureCultureCultural influenceTeaching PortugueseChinese studentsDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasParalelamente ao aumento do número de universidades em Portugal desenvolveram-se cursos de ensino da língua portuguesa, recebendo cada vez mais estudantes chineses com grande interesse por Portugal e por aprenderem português e, ao mesmo tempo, buscando mais desenvolvimento académico ou profissional. O ensino de português para chineses tornou-se um ponto de fusão importante para acolher estudantes chineses e abrir um caminho tranquilo para o seu desenvolvimento futuro em Portugal. Os professores de português estão desempenhando um papel importante na interação intercultural, comunicacional e educacional. Entender melhor a experiência e a cultura educativas dos estudantes chineses ajudará os professores de português a um ensino mais adequado a este público-alvo. O português é uma língua totalmente diferente do chinês e a metodologia europeia de ensino também é completamente diferente. Neste trabalho procuramos apresentar e analisar o atual sistema educativo e a cultura chinesas para permitir que os professores portugueses entendam melhor e mais profundamente os seus alunos chineses, crianças, jovens e adultos. O presente trabalho foi elaborado com o propósito de averiguar as expetativas dos estudantes universitários chineses de PLNM em cursos de licenciatura relativamente à planificação de aulas. Com base na informação recolhida, por meio de pesquisa bibliográfica e de inquéritos aplicados a alunos e professores chineses, pretendeu-se facilitar o papel dos professores portugueses no ensino da LP em Portugal e permitir uma melhor compreensão dos seus alunos chineses, ajudando-os a liderar um processo de ensino-aprendizagem mais adequado e bem-sucedido.With the increasing amount of universities in Portugal have developed courses of Portuguese language teaching, receiving more and more Chinese university students with great interest arrive Portugal to learn Portuguese and seeking for further academic or career development. Teaching Portuguese to Chinese students has became an important melting point for welcoming chinese students and paving a smooth path for their future development in Portugal. Portuguese teachers are playing an important role in interculture, communication and education. Better understanding of the educational experience and culture of Chinese students will help Portuguese teachers teach more appropriately to the target learners. Portuguese is a totally diferent language from Chinese, and the European teaching methodology is also completely different. In this work we seek to present and analyze the current education system and Chinese culture, so as to allow Portuguese teachers understand better and deeper their Chinese students, children or adults. This dissertation was prepared with the purpose of ascertaining the expectations of Chinese PLNM university students in undergraduate courses in relation to planning of lessons. Based on the information gathered, through bibliographic research and surveys applied to Chinese students and teachers, it is intended to facilitate the role of Portuguese teachers in the teaching of LP in Portugal and to allow a better understanding of their Chinese students, helping them lead a more suitable and successful learning process.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNLingshan, Wu2021-12-02T01:30:36Z2020-12-022020-04-022020-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115902TID:202554988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:29Zoai:run.unl.pt:10362/115902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:52.930222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses |
title |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses |
spellingShingle |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses Lingshan, Wu Educação Cultura educativa China Cultura educativa chinesa Cultura Influência cultural Ensino do português Alunos chineses Chinese educational culture Culture Cultural influence Teaching Portuguese Chinese students Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses |
title_full |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses |
title_fullStr |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses |
title_full_unstemmed |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses |
title_sort |
As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses |
author |
Lingshan, Wu |
author_facet |
Lingshan, Wu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria do Carmo Vieira da RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lingshan, Wu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cultura educativa China Cultura educativa chinesa Cultura Influência cultural Ensino do português Alunos chineses Chinese educational culture Culture Cultural influence Teaching Portuguese Chinese students Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Educação Cultura educativa China Cultura educativa chinesa Cultura Influência cultural Ensino do português Alunos chineses Chinese educational culture Culture Cultural influence Teaching Portuguese Chinese students Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Paralelamente ao aumento do número de universidades em Portugal desenvolveram-se cursos de ensino da língua portuguesa, recebendo cada vez mais estudantes chineses com grande interesse por Portugal e por aprenderem português e, ao mesmo tempo, buscando mais desenvolvimento académico ou profissional. O ensino de português para chineses tornou-se um ponto de fusão importante para acolher estudantes chineses e abrir um caminho tranquilo para o seu desenvolvimento futuro em Portugal. Os professores de português estão desempenhando um papel importante na interação intercultural, comunicacional e educacional. Entender melhor a experiência e a cultura educativas dos estudantes chineses ajudará os professores de português a um ensino mais adequado a este público-alvo. O português é uma língua totalmente diferente do chinês e a metodologia europeia de ensino também é completamente diferente. Neste trabalho procuramos apresentar e analisar o atual sistema educativo e a cultura chinesas para permitir que os professores portugueses entendam melhor e mais profundamente os seus alunos chineses, crianças, jovens e adultos. O presente trabalho foi elaborado com o propósito de averiguar as expetativas dos estudantes universitários chineses de PLNM em cursos de licenciatura relativamente à planificação de aulas. Com base na informação recolhida, por meio de pesquisa bibliográfica e de inquéritos aplicados a alunos e professores chineses, pretendeu-se facilitar o papel dos professores portugueses no ensino da LP em Portugal e permitir uma melhor compreensão dos seus alunos chineses, ajudando-os a liderar um processo de ensino-aprendizagem mais adequado e bem-sucedido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 2020-04-02 2020-12-02T00:00:00Z 2021-12-02T01:30:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/115902 TID:202554988 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/115902 |
identifier_str_mv |
TID:202554988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138039809703936 |