As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lingshan, Wu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/115902
Resumo: Paralelamente ao aumento do número de universidades em Portugal desenvolveram-se cursos de ensino da língua portuguesa, recebendo cada vez mais estudantes chineses com grande interesse por Portugal e por aprenderem português e, ao mesmo tempo, buscando mais desenvolvimento académico ou profissional. O ensino de português para chineses tornou-se um ponto de fusão importante para acolher estudantes chineses e abrir um caminho tranquilo para o seu desenvolvimento futuro em Portugal. Os professores de português estão desempenhando um papel importante na interação intercultural, comunicacional e educacional. Entender melhor a experiência e a cultura educativas dos estudantes chineses ajudará os professores de português a um ensino mais adequado a este público-alvo. O português é uma língua totalmente diferente do chinês e a metodologia europeia de ensino também é completamente diferente. Neste trabalho procuramos apresentar e analisar o atual sistema educativo e a cultura chinesas para permitir que os professores portugueses entendam melhor e mais profundamente os seus alunos chineses, crianças, jovens e adultos. O presente trabalho foi elaborado com o propósito de averiguar as expetativas dos estudantes universitários chineses de PLNM em cursos de licenciatura relativamente à planificação de aulas. Com base na informação recolhida, por meio de pesquisa bibliográfica e de inquéritos aplicados a alunos e professores chineses, pretendeu-se facilitar o papel dos professores portugueses no ensino da LP em Portugal e permitir uma melhor compreensão dos seus alunos chineses, ajudando-os a liderar um processo de ensino-aprendizagem mais adequado e bem-sucedido.
id RCAP_14243b8e7ae1b048535c9584ebfddd69
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/115902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chinesesEducaçãoCultura educativaChinaCultura educativa chinesaCulturaInfluência culturalEnsino do portuguêsAlunos chinesesChinese educational cultureCultureCultural influenceTeaching PortugueseChinese studentsDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasParalelamente ao aumento do número de universidades em Portugal desenvolveram-se cursos de ensino da língua portuguesa, recebendo cada vez mais estudantes chineses com grande interesse por Portugal e por aprenderem português e, ao mesmo tempo, buscando mais desenvolvimento académico ou profissional. O ensino de português para chineses tornou-se um ponto de fusão importante para acolher estudantes chineses e abrir um caminho tranquilo para o seu desenvolvimento futuro em Portugal. Os professores de português estão desempenhando um papel importante na interação intercultural, comunicacional e educacional. Entender melhor a experiência e a cultura educativas dos estudantes chineses ajudará os professores de português a um ensino mais adequado a este público-alvo. O português é uma língua totalmente diferente do chinês e a metodologia europeia de ensino também é completamente diferente. Neste trabalho procuramos apresentar e analisar o atual sistema educativo e a cultura chinesas para permitir que os professores portugueses entendam melhor e mais profundamente os seus alunos chineses, crianças, jovens e adultos. O presente trabalho foi elaborado com o propósito de averiguar as expetativas dos estudantes universitários chineses de PLNM em cursos de licenciatura relativamente à planificação de aulas. Com base na informação recolhida, por meio de pesquisa bibliográfica e de inquéritos aplicados a alunos e professores chineses, pretendeu-se facilitar o papel dos professores portugueses no ensino da LP em Portugal e permitir uma melhor compreensão dos seus alunos chineses, ajudando-os a liderar um processo de ensino-aprendizagem mais adequado e bem-sucedido.With the increasing amount of universities in Portugal have developed courses of Portuguese language teaching, receiving more and more Chinese university students with great interest arrive Portugal to learn Portuguese and seeking for further academic or career development. Teaching Portuguese to Chinese students has became an important melting point for welcoming chinese students and paving a smooth path for their future development in Portugal. Portuguese teachers are playing an important role in interculture, communication and education. Better understanding of the educational experience and culture of Chinese students will help Portuguese teachers teach more appropriately to the target learners. Portuguese is a totally diferent language from Chinese, and the European teaching methodology is also completely different. In this work we seek to present and analyze the current education system and Chinese culture, so as to allow Portuguese teachers understand better and deeper their Chinese students, children or adults. This dissertation was prepared with the purpose of ascertaining the expectations of Chinese PLNM university students in undergraduate courses in relation to planning of lessons. Based on the information gathered, through bibliographic research and surveys applied to Chinese students and teachers, it is intended to facilitate the role of Portuguese teachers in the teaching of LP in Portugal and to allow a better understanding of their Chinese students, helping them lead a more suitable and successful learning process.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNLingshan, Wu2021-12-02T01:30:36Z2020-12-022020-04-022020-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115902TID:202554988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:29Zoai:run.unl.pt:10362/115902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:52.930222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
title As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
spellingShingle As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
Lingshan, Wu
Educação
Cultura educativa
China
Cultura educativa chinesa
Cultura
Influência cultural
Ensino do português
Alunos chineses
Chinese educational culture
Culture
Cultural influence
Teaching Portuguese
Chinese students
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
title_full As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
title_fullStr As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
title_full_unstemmed As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
title_sort As características da cultura educativa chinesa e a sua influência no ensino do português aos alunos chineses
author Lingshan, Wu
author_facet Lingshan, Wu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lingshan, Wu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura educativa
China
Cultura educativa chinesa
Cultura
Influência cultural
Ensino do português
Alunos chineses
Chinese educational culture
Culture
Cultural influence
Teaching Portuguese
Chinese students
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Educação
Cultura educativa
China
Cultura educativa chinesa
Cultura
Influência cultural
Ensino do português
Alunos chineses
Chinese educational culture
Culture
Cultural influence
Teaching Portuguese
Chinese students
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Paralelamente ao aumento do número de universidades em Portugal desenvolveram-se cursos de ensino da língua portuguesa, recebendo cada vez mais estudantes chineses com grande interesse por Portugal e por aprenderem português e, ao mesmo tempo, buscando mais desenvolvimento académico ou profissional. O ensino de português para chineses tornou-se um ponto de fusão importante para acolher estudantes chineses e abrir um caminho tranquilo para o seu desenvolvimento futuro em Portugal. Os professores de português estão desempenhando um papel importante na interação intercultural, comunicacional e educacional. Entender melhor a experiência e a cultura educativas dos estudantes chineses ajudará os professores de português a um ensino mais adequado a este público-alvo. O português é uma língua totalmente diferente do chinês e a metodologia europeia de ensino também é completamente diferente. Neste trabalho procuramos apresentar e analisar o atual sistema educativo e a cultura chinesas para permitir que os professores portugueses entendam melhor e mais profundamente os seus alunos chineses, crianças, jovens e adultos. O presente trabalho foi elaborado com o propósito de averiguar as expetativas dos estudantes universitários chineses de PLNM em cursos de licenciatura relativamente à planificação de aulas. Com base na informação recolhida, por meio de pesquisa bibliográfica e de inquéritos aplicados a alunos e professores chineses, pretendeu-se facilitar o papel dos professores portugueses no ensino da LP em Portugal e permitir uma melhor compreensão dos seus alunos chineses, ajudando-os a liderar um processo de ensino-aprendizagem mais adequado e bem-sucedido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2020-04-02
2020-12-02T00:00:00Z
2021-12-02T01:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/115902
TID:202554988
url http://hdl.handle.net/10362/115902
identifier_str_mv TID:202554988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138039809703936