Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/63309 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização de Inovação em Educação), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_142e60eaf7833a42d4531a0c19325427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/63309 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professoresOralidadeCompetência comunicativa (Linguística)Estudos de aulaTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissional - ProfessoresDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização de Inovação em Educação), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO desenvolvimento da competência comunicativa oral em Inglês Língua Estrangeira (ILE) é uma questão com interesse crescente no âmbito da investigação na área da Educação, uma vez que permitirá aos alunos comunicar de forma eficaz, pensar criticamente, resolver problemas e participar de forma ativa na sociedade e no mundo do trabalho. O quadro teórico apresenta os principais aspetos relativos à didática da oralidade, bem como a processos de desenvolvimento profissional docente, e permite perceber que, apesar dos avanços verificados no ensino da competência comunicativa oral, alguns desafios ainda persistem, tais como a dificuldade de promover o desenvolvimento da competência de oralidade em contexto de sala de aula. Neste enquadramento, o principal objetivo desta investigação foi o de compreender de que modo um grupo colaborativo de professores desenvolve conhecimento didático para a promoção da competência comunicativa oral dos seus alunos, através do estudo de aula. Esta investigação insere-se numa abordagem de cariz qualitativo e no paradigma interpretativo, com design de estudo de caso de um grupo de professores a lecionar o mesmo nível de ensino (11º ano), numa mesma escola, sendo a investigadora a principal fonte de recolha de dados, através da observação participante e da recolha de informações junto dos professores envolvidos, mobilizando vários instrumentos para o efeito (entrevistas, diário de bordo e gravações áudio). Os resultados mostram que o estudo de aula, enquanto processo formativo, se apresenta como um ambiente muito favorável de desenvolvimento profissional no que diz respeito a estratégias de promoção da oralidade, bem como de fortalecimento de relações de colaboração entre os professores participantes, e de reflexões mais profundas e sistemáticas sobre a sua prática, representando uma inovação na área do ensino do Inglês, particularmente ao nível do ensino secundário, pelo que poderá contribuir com conhecimento inovador para o desenvolvimento de estratégias de promoção da oralidade em aula de ILE, partindo das necessidades e do envolvimento dos professores participantes, com foco na sua formação.The issue of developing oral communicative competence in EFL (English as a Foreign Language) is a matter of growing interest in the field of educational research, as it will enable students to communicate effectively, think critically, solve problems, and participate actively in society and the world of work. The theoretical framework presents the main aspects related to the didactics of oral communication, as well as processes of teacher professional development, and allows us to understand that, despite the progress made in teaching oral communicative competence, some challenges persist, such as the difficulty in promoting the development of oral competence in classroom context. In this sense, the main goal of this research was to understand to what extent a collaborative group of teachers develops didactic knowledge to promote the oral communicative competence of their students through lesson study. This research is based on a qualitative approach within the interpretative paradigm, adopting a case study design of a group of teachers teaching the same level of education (11th grade), in the same school. The researcher is the main source of data collection, through participant observation and the collection of information from the teachers involved, using various instruments for this purpose (interviews, a field journal and audio recordings). The results show that the lesson study, as a formative process, emerges as a highly favourable environment for professional development in terms of strategies for promoting oral communication, as well as strengthening collaborative relationships among participating teachers, and more profound and systematic reflections on their practice, presenting, thus, an innovation in the field of English education, particularly at a secondary level, which may contribute with innovative knowledge to the development of strategies for promoting oral communication in EFL classes, based on the needs and engagement of the participating teachers, with a focus on their training.Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e, 1977-Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira, 1982-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Maria Alcina Coutinho2024-03-08T14:54:52Z20232023-10-102023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/63309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T01:20:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/63309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:32.565127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores |
title |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores |
spellingShingle |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores Marques, Maria Alcina Coutinho Oralidade Competência comunicativa (Linguística) Estudos de aula Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional - Professores Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores |
title_full |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores |
title_fullStr |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores |
title_full_unstemmed |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores |
title_sort |
Promoção da oralidade na aula de língua inglesa através do estudo de aula : desenvolvimento profissional de professores |
author |
Marques, Maria Alcina Coutinho |
author_facet |
Marques, Maria Alcina Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e, 1977- Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira, 1982- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Maria Alcina Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Competência comunicativa (Linguística) Estudos de aula Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional - Professores Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Oralidade Competência comunicativa (Linguística) Estudos de aula Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional - Professores Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização de Inovação em Educação), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-10-10 2023-01-01T00:00:00Z 2024-03-08T14:54:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/63309 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/63309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137798251347968 |