Um caminho a seguir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cátia Patrícia Vale dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16405
Resumo: O presente relatório exprime a apreciação global sobre as experiências vividas e refletidas decorrentes da fase final do Curso de Mestrado em Enfermagem na Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica que culminou na realização de dois estágios: Módulo I – Serviço de Urgência no Hospital Pedro Hispano e Módulo III – Opcional em contexto de Pré Hospitalar. Os objectivos do trabalho reportam-se a ilustrar os percursos efetuados no decorrer dos estágios, evidenciar a reflexão sistematizada das experiências vividas e da prática profissional, demonstrar o desenvolvimento de competências de especialista na área de EMC e satisfazer um parâmetro avaliativo. No sentido de enriquecer todo o percurso de aquisição de competências foi elaborado, numa fase inicial, um projeto de estágio onde foram delineados objectivos específicos individuais, focalizando as actividades/ estratégias a desenvolver perante cada um deles. No decorrer dos estágios, o portefólio foi o documento com informação devidamente organizada, contextualizada, comentada e reflectida, favorecendo a criatividade, autoavaliação e auto - conhecimento no sentido de desenvolver competências pessoais e profissionais. As experiências vivenciadas nos dois estágios permitiram operacionalizar saberes, adquirir novos conhecimentos e implementar estratégias para a resolução dos problemas identificados tendo em conta uma análise crítico-reflexiva. Em contexto de Serviço de Urgência foi evidenciada e refletida a relação de ajuda e a comunicação da equipa com a pessoa/ família a vivenciar uma situação de doença urgente/ emergente independentemente das condições de trabalho sentidas pelos profissionais. Após a identificação das necessidades formativas da equipa de enfermagem foram realizados dois momentos de formação sobre as Úlceras de Pressão e novas directrizes. A área de controlo de infecção associada aos cuidados de saúde também foi motivo de reflexão perante as práticas utilizadas e as estruturas físicas encontradas. Em contexto pré hospitalar, esta foi, também, uma das preocupações constantes que justificaram a sugestão de implementação de estratégias. A constatação da realidade de trauma associada a acidentes de viação com velocípedes suscitou em mim curiosidade e necessidade de resolução. Após intensa pesquisa bibliográfica foi organizada uma campanha de sensibilização para o uso correto de capacete em velocípedes através da elaboração e publicação de um artigo e de um panfleto de sensibilização. O estímulo à investigação, a incorporação e a compreensão das implicações desta na prática baseada na evidência foram a essência da aquisição de competências. O espírito crítico reflexivo foi uma constante durante este caminho longo, árduo e cansativo mas, simultaneamente enriquecedor, proveitoso e empreendedor, marcado pela aquisição e desenvolvimento de competências. Todo este percurso traduziu-se no início de uma nova fase da minha vida profissional agora como enfermeira especialista em EMC. Um novo caminho a seguir…
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No sentido de enriquecer todo o percurso de aquisição de competências foi elaborado, numa fase inicial, um projeto de estágio onde foram delineados objectivos específicos individuais, focalizando as actividades/ estratégias a desenvolver perante cada um deles. No decorrer dos estágios, o portefólio foi o documento com informação devidamente organizada, contextualizada, comentada e reflectida, favorecendo a criatividade, autoavaliação e auto - conhecimento no sentido de desenvolver competências pessoais e profissionais. As experiências vivenciadas nos dois estágios permitiram operacionalizar saberes, adquirir novos conhecimentos e implementar estratégias para a resolução dos problemas identificados tendo em conta uma análise crítico-reflexiva. Em contexto de Serviço de Urgência foi evidenciada e refletida a relação de ajuda e a comunicação da equipa com a pessoa/ família a vivenciar uma situação de doença urgente/ emergente independentemente das condições de trabalho sentidas pelos profissionais. Após a identificação das necessidades formativas da equipa de enfermagem foram realizados dois momentos de formação sobre as Úlceras de Pressão e novas directrizes. A área de controlo de infecção associada aos cuidados de saúde também foi motivo de reflexão perante as práticas utilizadas e as estruturas físicas encontradas. Em contexto pré hospitalar, esta foi, também, uma das preocupações constantes que justificaram a sugestão de implementação de estratégias. A constatação da realidade de trauma associada a acidentes de viação com velocípedes suscitou em mim curiosidade e necessidade de resolução. Após intensa pesquisa bibliográfica foi organizada uma campanha de sensibilização para o uso correto de capacete em velocípedes através da elaboração e publicação de um artigo e de um panfleto de sensibilização. O estímulo à investigação, a incorporação e a compreensão das implicações desta na prática baseada na evidência foram a essência da aquisição de competências. O espírito crítico reflexivo foi uma constante durante este caminho longo, árduo e cansativo mas, simultaneamente enriquecedor, proveitoso e empreendedor, marcado pela aquisição e desenvolvimento de competências. Todo este percurso traduziu-se no início de uma nova fase da minha vida profissional agora como enfermeira especialista em EMC. Um novo caminho a seguir…The present report expresses the overall appreciation about the lived and reflected experiences resulting from the final phase of the Master of Nursing on Specialization in Medical- Surgical Nursing, which culminated in the achievement of two internships: Module I – Emergency Service on the Pedro Hispano Hospital and Module III – Optional in the context of Pre Hospital. The objectives of the work are of illustrating the stages carried out during the internships; of evidencing the systematic reflection of the lived experiences and professional practice; of demonstrating the development of specialist skills in the area of Medical- Surgical Nursing and of satisfying an evaluative parameter. In order to enrich all the stages of skills acquisition it was elaborated, at an early stage, an internship project where it were outlined individual specific objectives, focusing the activities / strategies to develop before each one of them. During the internships, the portfolio was the document with duly organized information, contextualized, commented and reflected, favoring the creativity, self-assessment and selfknowledge in the way of developing personal and professional skills. The experiences lived in the two internships allowed to operate knowledge, acquire new knowledge and implement strategies for the resolution of identified problems taking into account a critical and reflective analysis. In the context of Emergency Service it was evidenced and reflected the helping relation and the team’s communication with the person / family living a situation of urgent / emergent illness independently of the working conditions felt by the professionals. After the identification of the nursing team’s formative necessities it were performed two training moments about the Pressure Ulcers and new directives. The infection control area associated to the healthcare was also motive of reflection before the used practices and the found physical structures. In pre hospital context this was also one of the ongoing concerns that justified the suggestion of strategies implementation. The finding of trauma reality associated to road accidents with velocipedes raised in me curiosity and necessity of resolution. After intense bibliographical research it was organized an awareness campaign for the correct use of helmet on velocipedes through the preparation and publication of an article and a raising awareness pamphlet. The stimulation to investigation, the incorporation and the comprehension of the implications of this in the practice based on the evidence were the essence of the skills acquisition. The critical reflective spirit was a constant during this long, arduous and tiring path but, simultaneously, enriching, profitable and enterprising, well-marked by the acquisition and development of skills. This entire path led to the beginning of a new phase of my professional life, now as a specialist nurse in Medical- Surgical Nursing. A new path to follow…Ferreira, AméliaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Cátia Patrícia Vale dos2015-01-27T15:13:45Z2013-09-1720122013-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16405TID:201493845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:39:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:39.254581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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