Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2754 |
Resumo: | O presente projeto assenta na criação de uma farmácia online. O e-commerce, é hoje, um mercado em forte expansão, resultado da onda de crescimento das compras online, o que gera um olhar de curiosidade sob o comércio online. Os nossos olhos não foram exceção. Talvez pela necessidade inata da busca de novos conhecimentos nas mais diversas áreas juntando o contacto com o público, naquela que é a nossa atividade profissional na farmácia comunitária, nos tenha feito perceber a importância crescente dos meios digitais na vida do público português. É desta experiência que surge este projeto, que visa avaliar se é viável, comercialmente, o desenvolvimento de uma farmácia online. Esta investigação tem início com a realização de um estudo de mercado, que nos permite avaliar e compreender o mercado no qual a nossa empresa pretende entrar. Este é o enquadramento teórico do projeto. Seguidamente, procede-se à criação e realização de inquéritos por questionário que nos permitem definir e estudar o público-alvo - estudo empírico. Por fim, tendo por base a análise dos dados recolhidos, é desenvolvida uma estratégia de marketing no contexto online. A informação retirada dos inquéritos e do estudo de mercado realizado permite identificar falhas na oferta de MNSRM e de produtos cosméticos no mercado online. Este facto, leva-nos a pensar na criação de uma farmácia online que disponibilize uma vasta oferta de MNSRM e produtos cosméticos, a preços competitivos. Aliar a essa oferta o aconselhamento técnico personalizado e criar parcerias com os principais laboratórios de dermocosmética e com uma rede de farmácias espalhadas pelo país é também uma ilação que foi retirada neste projeto. Deparámo-nos, ainda, com a necessidade de realizar um estudo da viabilidade económico-financeira do projeto. |
id |
RCAP_14433599fb393f81b8a9a0a57b0b6717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2754 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia onlineE-commerceFarmáciaMarketing digitalEstratégiaPharmacyDigital marketingStrategyO presente projeto assenta na criação de uma farmácia online. O e-commerce, é hoje, um mercado em forte expansão, resultado da onda de crescimento das compras online, o que gera um olhar de curiosidade sob o comércio online. Os nossos olhos não foram exceção. Talvez pela necessidade inata da busca de novos conhecimentos nas mais diversas áreas juntando o contacto com o público, naquela que é a nossa atividade profissional na farmácia comunitária, nos tenha feito perceber a importância crescente dos meios digitais na vida do público português. É desta experiência que surge este projeto, que visa avaliar se é viável, comercialmente, o desenvolvimento de uma farmácia online. Esta investigação tem início com a realização de um estudo de mercado, que nos permite avaliar e compreender o mercado no qual a nossa empresa pretende entrar. Este é o enquadramento teórico do projeto. Seguidamente, procede-se à criação e realização de inquéritos por questionário que nos permitem definir e estudar o público-alvo - estudo empírico. Por fim, tendo por base a análise dos dados recolhidos, é desenvolvida uma estratégia de marketing no contexto online. A informação retirada dos inquéritos e do estudo de mercado realizado permite identificar falhas na oferta de MNSRM e de produtos cosméticos no mercado online. Este facto, leva-nos a pensar na criação de uma farmácia online que disponibilize uma vasta oferta de MNSRM e produtos cosméticos, a preços competitivos. Aliar a essa oferta o aconselhamento técnico personalizado e criar parcerias com os principais laboratórios de dermocosmética e com uma rede de farmácias espalhadas pelo país é também uma ilação que foi retirada neste projeto. Deparámo-nos, ainda, com a necessidade de realizar um estudo da viabilidade económico-financeira do projeto.This project is based on the creation of an online pharmacy. The e-commerce, today, it is a market in strong expansion, the result of the growth wave of online shopping, which generates a look of curiosity under the online commerce. Our eyes were no exception. Perhaps because of the innate need to search for new knowledge in the most diverse areas joining the contact with the public, in what is our professional activity in the community pharmacy, has made us realize the growing importance of digital media in the life of the Portuguese public. It is from this experience that this project arises, which aims to assess whether it is commercially feasible to develop an online pharmacy. This investigation begins with a market study, which allows us to evaluate and understand the market in which our company intends to enter. This is the theoretical framework of the project. Then, we create and carry out surveys by questionnaire that will allow us to define and study the target audience, empirical study. Finally, based on the analysis of the collected data, a marketing strategy is developed in the online context. The information taken from the surveys and the market study carried out makes it possible to identify gaps in the supply of MNSRM and cosmetic products in the online market. This fact leads us to think about creating an online pharmacy that offers a wide range of MNSRM and cosmetic products at competitive prices. Combining this offer with personalized technical advice and creating partnerships with the main dermocosmetics laboratories and with a network of pharmacies throughout the country is a lesson that was drawn from this project. We also faced the need to carry out a study of the economic and financial feasibility of the project.2022-06-14T12:45:15Z2022-05-12T00:00:00Z2022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2754TID:203024290porSilva, Helena Isabel Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:57Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:04.720187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online |
title |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online |
spellingShingle |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online Silva, Helena Isabel Ribeiro da E-commerce Farmácia Marketing digital Estratégia Pharmacy Digital marketing Strategy |
title_short |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online |
title_full |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online |
title_fullStr |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online |
title_full_unstemmed |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online |
title_sort |
Estudo da viabilidade comercial de uma farmácia online |
author |
Silva, Helena Isabel Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Helena Isabel Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helena Isabel Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce Farmácia Marketing digital Estratégia Pharmacy Digital marketing Strategy |
topic |
E-commerce Farmácia Marketing digital Estratégia Pharmacy Digital marketing Strategy |
description |
O presente projeto assenta na criação de uma farmácia online. O e-commerce, é hoje, um mercado em forte expansão, resultado da onda de crescimento das compras online, o que gera um olhar de curiosidade sob o comércio online. Os nossos olhos não foram exceção. Talvez pela necessidade inata da busca de novos conhecimentos nas mais diversas áreas juntando o contacto com o público, naquela que é a nossa atividade profissional na farmácia comunitária, nos tenha feito perceber a importância crescente dos meios digitais na vida do público português. É desta experiência que surge este projeto, que visa avaliar se é viável, comercialmente, o desenvolvimento de uma farmácia online. Esta investigação tem início com a realização de um estudo de mercado, que nos permite avaliar e compreender o mercado no qual a nossa empresa pretende entrar. Este é o enquadramento teórico do projeto. Seguidamente, procede-se à criação e realização de inquéritos por questionário que nos permitem definir e estudar o público-alvo - estudo empírico. Por fim, tendo por base a análise dos dados recolhidos, é desenvolvida uma estratégia de marketing no contexto online. A informação retirada dos inquéritos e do estudo de mercado realizado permite identificar falhas na oferta de MNSRM e de produtos cosméticos no mercado online. Este facto, leva-nos a pensar na criação de uma farmácia online que disponibilize uma vasta oferta de MNSRM e produtos cosméticos, a preços competitivos. Aliar a essa oferta o aconselhamento técnico personalizado e criar parcerias com os principais laboratórios de dermocosmética e com uma rede de farmácias espalhadas pelo país é também uma ilação que foi retirada neste projeto. Deparámo-nos, ainda, com a necessidade de realizar um estudo da viabilidade económico-financeira do projeto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-14T12:45:15Z 2022-05-12T00:00:00Z 2022-05-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2754 TID:203024290 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2754 |
identifier_str_mv |
TID:203024290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131526218121216 |