O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62976 |
Resumo: | Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas. |
id |
RCAP_1444d99f7ffabba98f2a0e954468381d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interaçãoWhat we do with what they do with us... Pathways and interactionsLo que hacemos con lo que hacen connosotros...Caminos en interacciónIdentidades profissionaisInterações educativasNarrativas biográficasProfessional IdentitiesBiographical NarrativesEducational InteractionsIdentidades ProfesionalesNarraciones BiográficasInteracciones EducativasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoOs professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)Universidade do MinhoSarmento, TeresaLeal da Costa, Conceição20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62976porSARMENTO, T; COSTA, CL. (2019). O que fazemos com o que fazem conosco… trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 2, p. 58-711982-863210.26843/ae19828632v12n22019p58a71http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/viewFile/722/665info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:06.056507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação What we do with what they do with us... Pathways and interactions Lo que hacemos con lo que hacen connosotros...Caminos en interacción |
title |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação |
spellingShingle |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação Sarmento, Teresa Identidades profissionais Interações educativas Narrativas biográficas Professional Identities Biographical Narratives Educational Interactions Identidades Profesionales Narraciones Biográficas Interacciones Educativas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação |
title_full |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação |
title_fullStr |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação |
title_full_unstemmed |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação |
title_sort |
O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação |
author |
Sarmento, Teresa |
author_facet |
Sarmento, Teresa Leal da Costa, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Leal da Costa, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Leal da Costa, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades profissionais Interações educativas Narrativas biográficas Professional Identities Biographical Narratives Educational Interactions Identidades Profesionales Narraciones Biográficas Interacciones Educativas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Identidades profissionais Interações educativas Narrativas biográficas Professional Identities Biographical Narratives Educational Interactions Identidades Profesionales Narraciones Biográficas Interacciones Educativas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62976 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SARMENTO, T; COSTA, CL. (2019). O que fazemos com o que fazem conosco… trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 2, p. 58-71 1982-8632 10.26843/ae19828632v12n22019p58a71 http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/viewFile/722/665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132216180080640 |