O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Teresa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leal da Costa, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62976
Resumo: Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.
id RCAP_1444d99f7ffabba98f2a0e954468381d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interaçãoWhat we do with what they do with us... Pathways and interactionsLo que hacemos con lo que hacen connosotros...Caminos en interacciónIdentidades profissionaisInterações educativasNarrativas biográficasProfessional IdentitiesBiographical NarrativesEducational InteractionsIdentidades ProfesionalesNarraciones BiográficasInteracciones EducativasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoOs professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)Universidade do MinhoSarmento, TeresaLeal da Costa, Conceição20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62976porSARMENTO, T; COSTA, CL. (2019). O que fazemos com o que fazem conosco… trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 2, p. 58-711982-863210.26843/ae19828632v12n22019p58a71http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/viewFile/722/665info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:06.056507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
What we do with what they do with us... Pathways and interactions
Lo que hacemos con lo que hacen connosotros...Caminos en interacción
title O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
spellingShingle O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
Sarmento, Teresa
Identidades profissionais
Interações educativas
Narrativas biográficas
Professional Identities
Biographical Narratives
Educational Interactions
Identidades Profesionales
Narraciones Biográficas
Interacciones Educativas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
title_full O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
title_fullStr O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
title_full_unstemmed O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
title_sort O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação
author Sarmento, Teresa
author_facet Sarmento, Teresa
Leal da Costa, Conceição
author_role author
author2 Leal da Costa, Conceição
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Leal da Costa, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades profissionais
Interações educativas
Narrativas biográficas
Professional Identities
Biographical Narratives
Educational Interactions
Identidades Profesionales
Narraciones Biográficas
Interacciones Educativas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Identidades profissionais
Interações educativas
Narrativas biográficas
Professional Identities
Biographical Narratives
Educational Interactions
Identidades Profesionales
Narraciones Biográficas
Interacciones Educativas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62976
url http://hdl.handle.net/1822/62976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SARMENTO, T; COSTA, CL. (2019). O que fazemos com o que fazem conosco… trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 2, p. 58-71
1982-8632
10.26843/ae19828632v12n22019p58a71
http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/viewFile/722/665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132216180080640