O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da Costa, Conceição
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sarmento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34517
https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71
Resumo: Abstract Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.
id RCAP_f09076b1abfdaf7126a9f5edc4075ac6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.IDENTIDADES PROFISSIONAISARRATIVAS BIOGRÁFICASINTERAÇÕES EDUCATIVASAbstract Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.O Centro de Investigação em Educação e Psicologia é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04312/2020@mbienteducação2023-02-16T15:17:03Z2023-02-162019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34517http://hdl.handle.net/10174/34517https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71porLeal da Costa, C. & Sarmento, T. (2019). O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteducação, 12 (2), 58-71.https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/722/665CIEP|UÉ e DPEndmclc@uevora.pt229Leal da Costa, ConceiçãoSarmento, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:07.651489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
title O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
spellingShingle O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
Leal da Costa, Conceição
IDENTIDADES PROFISSIONAIS
ARRATIVAS BIOGRÁFICAS
INTERAÇÕES EDUCATIVAS
title_short O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
title_full O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
title_fullStr O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
title_full_unstemmed O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
title_sort O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação.
author Leal da Costa, Conceição
author_facet Leal da Costa, Conceição
Sarmento, Teresa
author_role author
author2 Sarmento, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da Costa, Conceição
Sarmento, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv IDENTIDADES PROFISSIONAIS
ARRATIVAS BIOGRÁFICAS
INTERAÇÕES EDUCATIVAS
topic IDENTIDADES PROFISSIONAIS
ARRATIVAS BIOGRÁFICAS
INTERAÇÕES EDUCATIVAS
description Abstract Os professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros. Esta investigação internacional recorre a narrativas biográficas para construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o seu papel na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam no quotidiano, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças constituem o grupo central das interações referidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30T00:00:00Z
2023-02-16T15:17:03Z
2023-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34517
http://hdl.handle.net/10174/34517
https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71
url http://hdl.handle.net/10174/34517
https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.722.p58-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leal da Costa, C. & Sarmento, T. (2019). O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteducação, 12 (2), 58-71.
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/722/665
CIEP|UÉ e DPE
nd
mclc@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv @mbienteducação
publisher.none.fl_str_mv @mbienteducação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136713842360320