Autonomia nos cuidados de saúde oral nas crianças e jovens com necessidades de saúde especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanini, Raunan Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4379
Resumo: Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
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Os resultados obtidos pautam-se num levantamento de dados adquiridos através da aplicação de um questionário direcionados aos Encarregados de Educação de crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especial (NSE) que frequentam a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da vila da Sertã. Este estudo pretende tomar conhecimento se as crianças e jovens com NSE são autónomas nos cuidados de higiene oral e que fatores condicionam essa autonomia. Com base na análise dos resultados pretende-se fazer uma reflexão sobre a importância da promoção da autonomia na saúde oral, tendo em conta que essas crianças e jovens apresentam maior risco de contrair doenças de foro oral. Este estudo revelou que a maioria das crianças e jovens realizam a sua higiene oral no máximo uma vez por dia (71%), sendo que metade necessita de ajuda na realização da mesma, referindo a incapacidade motora como principal motivo (59%). A maioria dos Encarregados de Educação considera que o seu educando não executa corretamente a sua higiene oral (67%) e que não necessitam de serem lembrados para realizar a mesma (53%), no entanto, existe pouca diferença relativamente aos que têm que ser lembrados (47%), sendo que 50% referem que necessitam de vigilância de um adulto/responsável. Grande parte dos Encarregados de Educação (62%) não tem conhecimento se já foi algum profissional do sector da saúde orientar sobre os cuidados de saúde oral. Assim, considera-se importante realizar ações de formação dirigidas às crianças e jovens com NSE relativamente à saúde oral e investir na inclusão dos encarregados de educação nessas formações, articulando com os educadores da APPACDM. Oral health is an important aspect of health. The lack of oral hygiene may affect the quality of life of a person, being of the utmost importance to achieve correct habits concerning oral hygiene as early as possible. This work consists of an observational cross-sectional study. The results obtained are based on data collected through the application of a questionnaire directed to carers of children and young people with special health care needs (SHCN) that attend the Portuguese Association of Parents and Friends of the Mentally Handicapped (APPACDM) in the town of Sertã. This study intends to enlighten if children and young people with special health care needs are autonomous concerning care and oral hygiene and which factors condition that same autonomy. Based on the analysis of the results it is intended to reflect on the importance of promoting the autonomy of oral health not forgetting that these children and young people present a high risk of developing oral diseases. This study revealed that the majority of children and young people perform their oral hygiene once a day maximum (71%), and half of them need help doing it, pointing out motor disability as the main reason (59%). The majority of carers think that their children do not perform their oral hygiene correctly (67%) and that they do not need to be reminded to do it (53%). However, there is very little difference towards those who have to be reminded (47%), being that 50 % say they need the supervision of an adult/ carer. Most carers (62%) do not know if there has been any guidance from a health professional about oral health care. Therefore it is considered important to conduct training activities about oral health regarding children and young people with special health care needs and to include the parents in these training activities, articulating them with the educators at APPACDM.[s.n.]Bulhosa, José FriasRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRomanini, Raunan Martins2014-10-24T08:37:38Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4379201147602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:46Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:16.052855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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