Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimba
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12031
Resumo: O presente relatório procura espelhar parte do percurso formativo efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário. Para corresponder a este propósito, balizamo-nos entre dois registos: a dimensão de relato e da reflexão. Nesse sentido, orientámos o relato para a descrição dos contextos que vivenciámos, e a reflexão para a análise dos mesmos e da questão de fundo que escolhemos abordar na nossa expe-riência formativa: O papel do auto conhecimento do aluno enquanto indivíduo (para uma pedagogia orientada para a valorização das identidades individuais no contexto educativo atual). Assim sendo, este relatório estrutura-se com base nas respetivas contextualizações inerentes aos grupos com que nos deparámos, e onde nos fomos inserindo, as escolas que nos receberam, bem como com toda a articulação que esteve presente no nosso percurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Comporta ainda a descrição dos projetos efetuados no âmbito das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, tendo como pano de fundo, a exploração de caminhos condu-centes a uma prática gráfica regular no Diário Gráfico, “recorrendo” ao próprio aluno e ao seu património identitário, para a definição dos seus Registos Bio-Gráficos; Abstract: The present paper pretends to reflect part of the formative path made in the Teaching of Visual Arts in 3º grade and high school ambit. To correspond to this purpose, we defined two registers: the report and the reflection dimen-sions. In this sense, we focus our report to describe the lived context, and the reflection to analyze them as the fund that we chose to approach in our formative experience: the significance of the self-knowledge of the student as an individual (to a pedagogic focused towards the value of individual identities in our education contemporary context). Therefore, this paper structures itself on the corresponding contexts of the groups that we faced, and where we are located, in the schools that received us, as well as all the articulation present in our PES (Supervised educative practice) path. This paper simultaneous imply the description of the projects that took place in a Drawing A and Visual Education classes, having as roll scenery the exploration of ways that lead to regular practice in The Graphic Diary, recurring to the student/individual himself and his identity patrimony, with the aim of defining his own Bio-Graphic Registers.
id RCAP_14793805404fd9a8737d0fd421370a88
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do alunoDesenhoDiário gráficoIdentidadeAuto conhecimentoBiografiaDrawingGraphic diaryIdentitySelf-KnowledgeBiographyO presente relatório procura espelhar parte do percurso formativo efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário. Para corresponder a este propósito, balizamo-nos entre dois registos: a dimensão de relato e da reflexão. Nesse sentido, orientámos o relato para a descrição dos contextos que vivenciámos, e a reflexão para a análise dos mesmos e da questão de fundo que escolhemos abordar na nossa expe-riência formativa: O papel do auto conhecimento do aluno enquanto indivíduo (para uma pedagogia orientada para a valorização das identidades individuais no contexto educativo atual). Assim sendo, este relatório estrutura-se com base nas respetivas contextualizações inerentes aos grupos com que nos deparámos, e onde nos fomos inserindo, as escolas que nos receberam, bem como com toda a articulação que esteve presente no nosso percurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Comporta ainda a descrição dos projetos efetuados no âmbito das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, tendo como pano de fundo, a exploração de caminhos condu-centes a uma prática gráfica regular no Diário Gráfico, “recorrendo” ao próprio aluno e ao seu património identitário, para a definição dos seus Registos Bio-Gráficos; Abstract: The present paper pretends to reflect part of the formative path made in the Teaching of Visual Arts in 3º grade and high school ambit. To correspond to this purpose, we defined two registers: the report and the reflection dimen-sions. In this sense, we focus our report to describe the lived context, and the reflection to analyze them as the fund that we chose to approach in our formative experience: the significance of the self-knowledge of the student as an individual (to a pedagogic focused towards the value of individual identities in our education contemporary context). Therefore, this paper structures itself on the corresponding contexts of the groups that we faced, and where we are located, in the schools that received us, as well as all the articulation present in our PES (Supervised educative practice) path. This paper simultaneous imply the description of the projects that took place in a Drawing A and Visual Education classes, having as roll scenery the exploration of ways that lead to regular practice in The Graphic Diary, recurring to the student/individual himself and his identity patrimony, with the aim of defining his own Bio-Graphic Registers.Universidade de Évora2014-12-23T12:16:50Z2014-12-232012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12031http://hdl.handle.net/10174/12031porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimbainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:35.900338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimba
Desenho
Diário gráfico
Identidade
Auto conhecimento
Biografia
Drawing
Graphic diary
Identity
Self-Knowledge
Biography
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário - O diário gráfico: registos bio - gráficos: o seu papel na definição e registo da identidade plástica e vivencial do aluno
author Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimba
author_facet Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimba
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacalhau, Daniela Cristina Anico Gazimba
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Diário gráfico
Identidade
Auto conhecimento
Biografia
Drawing
Graphic diary
Identity
Self-Knowledge
Biography
topic Desenho
Diário gráfico
Identidade
Auto conhecimento
Biografia
Drawing
Graphic diary
Identity
Self-Knowledge
Biography
description O presente relatório procura espelhar parte do percurso formativo efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário. Para corresponder a este propósito, balizamo-nos entre dois registos: a dimensão de relato e da reflexão. Nesse sentido, orientámos o relato para a descrição dos contextos que vivenciámos, e a reflexão para a análise dos mesmos e da questão de fundo que escolhemos abordar na nossa expe-riência formativa: O papel do auto conhecimento do aluno enquanto indivíduo (para uma pedagogia orientada para a valorização das identidades individuais no contexto educativo atual). Assim sendo, este relatório estrutura-se com base nas respetivas contextualizações inerentes aos grupos com que nos deparámos, e onde nos fomos inserindo, as escolas que nos receberam, bem como com toda a articulação que esteve presente no nosso percurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Comporta ainda a descrição dos projetos efetuados no âmbito das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, tendo como pano de fundo, a exploração de caminhos condu-centes a uma prática gráfica regular no Diário Gráfico, “recorrendo” ao próprio aluno e ao seu património identitário, para a definição dos seus Registos Bio-Gráficos; Abstract: The present paper pretends to reflect part of the formative path made in the Teaching of Visual Arts in 3º grade and high school ambit. To correspond to this purpose, we defined two registers: the report and the reflection dimen-sions. In this sense, we focus our report to describe the lived context, and the reflection to analyze them as the fund that we chose to approach in our formative experience: the significance of the self-knowledge of the student as an individual (to a pedagogic focused towards the value of individual identities in our education contemporary context). Therefore, this paper structures itself on the corresponding contexts of the groups that we faced, and where we are located, in the schools that received us, as well as all the articulation present in our PES (Supervised educative practice) path. This paper simultaneous imply the description of the projects that took place in a Drawing A and Visual Education classes, having as roll scenery the exploration of ways that lead to regular practice in The Graphic Diary, recurring to the student/individual himself and his identity patrimony, with the aim of defining his own Bio-Graphic Registers.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-12-23T12:16:50Z
2014-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12031
http://hdl.handle.net/10174/12031
url http://hdl.handle.net/10174/12031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540836757504