Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Olga Maria Baptista
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12744
Resumo: O elevado número de alunos com dificuldades de aprendizagem a frequentar as escolas portuguesas torna fundamental a investigação sobre o que os professores podem fazer para ajudar os alunos com dificuldades académicas que se traduzem, muitas vezes, por problemas de memorização de estimulos auditivos e visuais, na capacidade criativa e na percepção visual. Assumindo a percepção visual como um processo fundamental pela sua contribuição para uma correcta leitura de imagens e, consequentemente, para uma boa aprendizagem, avaliou-se uma criança que apresentava probelmas nesta área e, com base nesta avaliação, implementou-se um programa de treino. (...)
id RCAP_1483793d63783c5af2a6601ecda1622e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da competência em leitura num aluno com dislexiaa importância da percepção visualDislexiaPercepção VisualDificuldades de AprendizagemDificuldades na LeituraEnsino da EscritaO elevado número de alunos com dificuldades de aprendizagem a frequentar as escolas portuguesas torna fundamental a investigação sobre o que os professores podem fazer para ajudar os alunos com dificuldades académicas que se traduzem, muitas vezes, por problemas de memorização de estimulos auditivos e visuais, na capacidade criativa e na percepção visual. Assumindo a percepção visual como um processo fundamental pela sua contribuição para uma correcta leitura de imagens e, consequentemente, para uma boa aprendizagem, avaliou-se uma criança que apresentava probelmas nesta área e, com base nesta avaliação, implementou-se um programa de treino. (...)Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaRepositório ComumMonteiro, Olga Maria Baptista2016-03-30T09:31:18Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:52.367582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
a importância da percepção visual
title Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
spellingShingle Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
Monteiro, Olga Maria Baptista
Dislexia
Percepção Visual
Dificuldades de Aprendizagem
Dificuldades na Leitura
Ensino da Escrita
title_short Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
title_full Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
title_fullStr Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
title_full_unstemmed Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
title_sort Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia
author Monteiro, Olga Maria Baptista
author_facet Monteiro, Olga Maria Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Olga Maria Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Percepção Visual
Dificuldades de Aprendizagem
Dificuldades na Leitura
Ensino da Escrita
topic Dislexia
Percepção Visual
Dificuldades de Aprendizagem
Dificuldades na Leitura
Ensino da Escrita
description O elevado número de alunos com dificuldades de aprendizagem a frequentar as escolas portuguesas torna fundamental a investigação sobre o que os professores podem fazer para ajudar os alunos com dificuldades académicas que se traduzem, muitas vezes, por problemas de memorização de estimulos auditivos e visuais, na capacidade criativa e na percepção visual. Assumindo a percepção visual como um processo fundamental pela sua contribuição para uma correcta leitura de imagens e, consequentemente, para uma boa aprendizagem, avaliou-se uma criança que apresentava probelmas nesta área e, com base nesta avaliação, implementou-se um programa de treino. (...)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2016-03-30T09:31:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12744
url http://hdl.handle.net/10400.26/12744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014358175744