Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18219 |
Resumo: | O presente estudo resulta de uma intervenção realizada com uma aluna disléxica que frequenta o 4ºano de escolaridade, no âmbito do trabalho de projeto do Mestrado de Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho inicia-se com uma abordagem teórica sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, e mais especificamente a Dislexia, sobre o funcionamento do cérebro e sua implicação nos mecanismos de leitura e na escrita e sobre a identificação de programas/instrumentos de avaliação e intervenção em problemas de leitura e escrita. Pretendemos com este projeto implementar um plano de investigação mista, porque nos parece o mais adequado ao estudo de caso único que iremos efetuar. A pergunta de partida que se coloca é: Será que a implementação de um programa de reeducação disléxica específico promove a leitura e a escrita na aluna disléxica? Partindo da questão anterior, o nosso trabalho teve como objetivo geral a melhoria das competências de leitura e escrita de uma aluna do 4º ano com dificuldades específicas de aprendizagem (Dislexia) mediante a aplicação do Programa de Intervenção Pedagógica de Helena Serra e Teresa Oliveira Alves e como objetivos específicos, a identificação das alterações decorrentes da aplicação deste programa, avaliando quantitativamente a velocidade de leitura, o tipo e a quantidade de erros dados num teste de leitura; o número de erros de cópia e o número de erros de ditado, antes e após a intervenção, tendo aplicado uma abordagem mista. A reavaliação confirmou que a intervenção específica ocasionou melhorias na aprendizagem da aluna uma vez que esta melhorou os resultados na velocidade de leitura, aumentou a rapidez de realização da cópia mantendo o número de erros, diminuiu os erros de ditado e, consequentemente, aumentou a autoestima. A Dislexia acompanhará sempre esta aluna, mas com esta intervenção ela iniciou um caminho com estratégias que a ajudarão a percorrer a sua formação com mais confiança nas suas capacidades. |
id |
RCAP_cdf2bab4306d898ad69beb1525735fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18219 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º anoDislexiaLeituraEscritaDificuldades Específicas de AprendizagemO presente estudo resulta de uma intervenção realizada com uma aluna disléxica que frequenta o 4ºano de escolaridade, no âmbito do trabalho de projeto do Mestrado de Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho inicia-se com uma abordagem teórica sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, e mais especificamente a Dislexia, sobre o funcionamento do cérebro e sua implicação nos mecanismos de leitura e na escrita e sobre a identificação de programas/instrumentos de avaliação e intervenção em problemas de leitura e escrita. Pretendemos com este projeto implementar um plano de investigação mista, porque nos parece o mais adequado ao estudo de caso único que iremos efetuar. A pergunta de partida que se coloca é: Será que a implementação de um programa de reeducação disléxica específico promove a leitura e a escrita na aluna disléxica? Partindo da questão anterior, o nosso trabalho teve como objetivo geral a melhoria das competências de leitura e escrita de uma aluna do 4º ano com dificuldades específicas de aprendizagem (Dislexia) mediante a aplicação do Programa de Intervenção Pedagógica de Helena Serra e Teresa Oliveira Alves e como objetivos específicos, a identificação das alterações decorrentes da aplicação deste programa, avaliando quantitativamente a velocidade de leitura, o tipo e a quantidade de erros dados num teste de leitura; o número de erros de cópia e o número de erros de ditado, antes e após a intervenção, tendo aplicado uma abordagem mista. A reavaliação confirmou que a intervenção específica ocasionou melhorias na aprendizagem da aluna uma vez que esta melhorou os resultados na velocidade de leitura, aumentou a rapidez de realização da cópia mantendo o número de erros, diminuiu os erros de ditado e, consequentemente, aumentou a autoestima. A Dislexia acompanhará sempre esta aluna, mas com esta intervenção ela iniciou um caminho com estratégias que a ajudarão a percorrer a sua formação com mais confiança nas suas capacidades.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumDias, Maria Fernanda Araújo2017-04-20T11:08:36Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18219201648750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:46.276490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano |
title |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano |
spellingShingle |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano Dias, Maria Fernanda Araújo Dislexia Leitura Escrita Dificuldades Específicas de Aprendizagem |
title_short |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano |
title_full |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano |
title_fullStr |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano |
title_full_unstemmed |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano |
title_sort |
Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano |
author |
Dias, Maria Fernanda Araújo |
author_facet |
Dias, Maria Fernanda Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Fernanda Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Leitura Escrita Dificuldades Específicas de Aprendizagem |
topic |
Dislexia Leitura Escrita Dificuldades Específicas de Aprendizagem |
description |
O presente estudo resulta de uma intervenção realizada com uma aluna disléxica que frequenta o 4ºano de escolaridade, no âmbito do trabalho de projeto do Mestrado de Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho inicia-se com uma abordagem teórica sobre as dificuldades específicas de aprendizagem, e mais especificamente a Dislexia, sobre o funcionamento do cérebro e sua implicação nos mecanismos de leitura e na escrita e sobre a identificação de programas/instrumentos de avaliação e intervenção em problemas de leitura e escrita. Pretendemos com este projeto implementar um plano de investigação mista, porque nos parece o mais adequado ao estudo de caso único que iremos efetuar. A pergunta de partida que se coloca é: Será que a implementação de um programa de reeducação disléxica específico promove a leitura e a escrita na aluna disléxica? Partindo da questão anterior, o nosso trabalho teve como objetivo geral a melhoria das competências de leitura e escrita de uma aluna do 4º ano com dificuldades específicas de aprendizagem (Dislexia) mediante a aplicação do Programa de Intervenção Pedagógica de Helena Serra e Teresa Oliveira Alves e como objetivos específicos, a identificação das alterações decorrentes da aplicação deste programa, avaliando quantitativamente a velocidade de leitura, o tipo e a quantidade de erros dados num teste de leitura; o número de erros de cópia e o número de erros de ditado, antes e após a intervenção, tendo aplicado uma abordagem mista. A reavaliação confirmou que a intervenção específica ocasionou melhorias na aprendizagem da aluna uma vez que esta melhorou os resultados na velocidade de leitura, aumentou a rapidez de realização da cópia mantendo o número de erros, diminuiu os erros de ditado e, consequentemente, aumentou a autoestima. A Dislexia acompanhará sempre esta aluna, mas com esta intervenção ela iniciou um caminho com estratégias que a ajudarão a percorrer a sua formação com mais confiança nas suas capacidades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-20T11:08:36Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18219 201648750 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18219 |
identifier_str_mv |
201648750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130021814599680 |