Avaliação de satisfação com a utilização de aplicações de turismo e viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26978
Resumo: O tema deste estudo baseia-se na avaliação da satisfação dos utilizadores de aplicações de turismo e viagens através de um estudo comparativo. Vivemos num contexto digital e tecnológico, no qual a sociedade opta, em grande parte das vezes, pelo online ao invés do presencial, ainda mais com a agravante da pandemia COVID-19. Posto isto, a ideia desta dissertação tem por base compreender de que forma as aplicações existentes de turismo e viagens satisfazem as necessidades dos seus utilizadores de modo a suprimir a necessidade de se dirigirem a uma agência de viagens presencialmente. Este estudo foi realizado com base nos resultados de um questionário realizado aos utilizadores destas mesmas aplicações, dando-lhes a possibilidade de identificar pontos de melhoria ou em falta que poderão ser utilizados para a proposta de uma nova aplicação, futuramente. Para além disto, pretendeu-se obter dados que permitam a aplicação de métricas de análise em normas ISO (International Standard Organization) e, também, perceber porque é que os indivíduos utilizam estas aplicações com base no modelo de aceitação TAM (Technology Acceptance Model). A partir dos resultados obtidos foi possível concluir uma média de satisfação com as aplicações de 4,22 numa escala de 0 a 5. Com base na opinião dos inquiridos foi possível selecionar futuras melhorias nas aplicações que poderá contribuir para uma nova aplicação de turismo e viagens. Concluímos que existe uma ligação direta entre a aceitação e qualidade do conteúdo, sendo possível identificar que os utilizadores consideram que a utilidade percebida dos conteúdos irá ser um fator determinante para a sua aceitação.
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