História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Dânia Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20680
Resumo: Na viragem para o século XX ocorreu uma expansão do campo de investigação em pedagogia da História da Música, existindo atualmente uma bibliografia internacional abrangente, que foca, entre outros assuntos, os conteúdos, as estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, os materiais didáticos, assim como formas interativas e motivadoras de ensinar História da Música. Nesta perspetiva e tirando partido das potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), o objetivo principal desta dissertação, de design metodológico de reflexão-ação, consiste em conceber um espaço em suporte digital como recurso didático para a disciplina de História da Cultura e das Artes, componente específica de História da Música. Destina-se à utilização por parte dos alunos dos Cursos de Instrumentista de Cordas e Tecla, de Sopro e Percussão, da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave). Para a sua concretização, foi utilizado como plataforma o CourseSites Blackboard. Considerando a importância da audição musical e a dificuldade em se compilar um conjunto de exemplos musicais relevantes, acompanhados das explicações necessárias para sua compreensão e posterior mobilização a outros contextos, o espaço digital contém uma abordagem aos principais géneros de música instrumental, tanto a solo como orquestral, cultivados no Barroco e no Classicismo. As explicações inerentes a cada género musical são acompanhadas de exemplos musicais representativos. Em suma, num momento em que se afirma a importância da inovação no ensino, por forma a responder aos desafios atuais, as potencialidades das TIC devem ser exploradas. Pretendem contribuir como recurso didático inovador, quando utilizadas de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem de uma determinada disciplina. Sendo assim, impõe-se cada vez mais, na sociedade do conhecimento e da informação, uma atualização constante dos professores a nível tecnológico, para além de científico e pedagógico.
id RCAP_14907adee6d76de4771364a67628b1df
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didáticoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa viragem para o século XX ocorreu uma expansão do campo de investigação em pedagogia da História da Música, existindo atualmente uma bibliografia internacional abrangente, que foca, entre outros assuntos, os conteúdos, as estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, os materiais didáticos, assim como formas interativas e motivadoras de ensinar História da Música. Nesta perspetiva e tirando partido das potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), o objetivo principal desta dissertação, de design metodológico de reflexão-ação, consiste em conceber um espaço em suporte digital como recurso didático para a disciplina de História da Cultura e das Artes, componente específica de História da Música. Destina-se à utilização por parte dos alunos dos Cursos de Instrumentista de Cordas e Tecla, de Sopro e Percussão, da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave). Para a sua concretização, foi utilizado como plataforma o CourseSites Blackboard. Considerando a importância da audição musical e a dificuldade em se compilar um conjunto de exemplos musicais relevantes, acompanhados das explicações necessárias para sua compreensão e posterior mobilização a outros contextos, o espaço digital contém uma abordagem aos principais géneros de música instrumental, tanto a solo como orquestral, cultivados no Barroco e no Classicismo. As explicações inerentes a cada género musical são acompanhadas de exemplos musicais representativos. Em suma, num momento em que se afirma a importância da inovação no ensino, por forma a responder aos desafios atuais, as potencialidades das TIC devem ser exploradas. Pretendem contribuir como recurso didático inovador, quando utilizadas de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem de uma determinada disciplina. Sendo assim, impõe-se cada vez mais, na sociedade do conhecimento e da informação, uma atualização constante dos professores a nível tecnológico, para além de científico e pedagógico.At the turn of the twentieth century, occurred an expansion of the field of research in pedagogy of Music History, and there is currently a comprehensive international literature, which focuses, among other things, content, teaching strategies and learning activities, teaching materials, as well as interactive and motivating ways of teaching Music History . In this perspective and taking advantage of the potential of Information and Communication Technologies (ICT), the main goal of this thesis, with a methodological reflection-action design, is to create a space in digital form as a teaching resource for the discipline of History of Culture and Arts, specific component of Music History. Intended for use by students of the Instrumentalist Strings and Key Courses, Woodwind and Percussion, in Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave). To accomplish this, it was used as a platform CourseSites Blackboard. Considering the importance of music listening and the difficulty in compiling a set of relevant musical examples, along with the explanations necessary for understanding and subsequent mobilization to other contexts, the digital space contains an approach to the main genres of instrumental music, both solo or orchestral, designed in the Baroque and Classicism. The inherent explanations in each genre are accompanied by representative musical examples. In short, in a time which states the importance of innovation in education in order to respond to current challenges, the potential of ICT should be explored. They intend to contribute as an innovative teaching tool, when used in accordance with the teaching- learning objectives of a particular discipline. Therefore, in this society of knowledge and information the constant updating of the technological level of teachers, as well as scientific and pedagogical, should be of great importance.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daAndrade, AntónioVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Dânia Pinheiro2016-09-16T10:39:02Z2015-07-2420152015-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20680TID:201488515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:36:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:04.998461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
title História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
spellingShingle História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
Araújo, Dânia Pinheiro
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
title_full História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
title_fullStr História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
title_full_unstemmed História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
title_sort História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático
author Araújo, Dânia Pinheiro
author_facet Araújo, Dânia Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Andrade, António
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Dânia Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Na viragem para o século XX ocorreu uma expansão do campo de investigação em pedagogia da História da Música, existindo atualmente uma bibliografia internacional abrangente, que foca, entre outros assuntos, os conteúdos, as estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, os materiais didáticos, assim como formas interativas e motivadoras de ensinar História da Música. Nesta perspetiva e tirando partido das potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), o objetivo principal desta dissertação, de design metodológico de reflexão-ação, consiste em conceber um espaço em suporte digital como recurso didático para a disciplina de História da Cultura e das Artes, componente específica de História da Música. Destina-se à utilização por parte dos alunos dos Cursos de Instrumentista de Cordas e Tecla, de Sopro e Percussão, da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave). Para a sua concretização, foi utilizado como plataforma o CourseSites Blackboard. Considerando a importância da audição musical e a dificuldade em se compilar um conjunto de exemplos musicais relevantes, acompanhados das explicações necessárias para sua compreensão e posterior mobilização a outros contextos, o espaço digital contém uma abordagem aos principais géneros de música instrumental, tanto a solo como orquestral, cultivados no Barroco e no Classicismo. As explicações inerentes a cada género musical são acompanhadas de exemplos musicais representativos. Em suma, num momento em que se afirma a importância da inovação no ensino, por forma a responder aos desafios atuais, as potencialidades das TIC devem ser exploradas. Pretendem contribuir como recurso didático inovador, quando utilizadas de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem de uma determinada disciplina. Sendo assim, impõe-se cada vez mais, na sociedade do conhecimento e da informação, uma atualização constante dos professores a nível tecnológico, para além de científico e pedagógico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-24
2015
2015-07-24T00:00:00Z
2016-09-16T10:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20680
TID:201488515
url http://hdl.handle.net/10400.14/20680
identifier_str_mv TID:201488515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131856791142400