O e-Portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos básico e secundário de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Mónica Patrícia do Couto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21398
Resumo: Este estudo empírico, designado “O e-Portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento do curso básico e secundário de música”, insere-se na problemática da avaliação das aprendizagens e da melhoria das práticas pedagógicas nesta era tecnológica. Pretende investigar se a estratégia do uso do e-portefólio (e-P) no ensino de música melhora a qualidade das aprendizagens dos alunos na disciplina de Instrumento. Com este propósito, no ano letivo de 2015/2016, esta ferramenta (e-P) foi desenvolvida por catorze alunos participantes, pertencentes a três classes diferentes de instrumento (flauta de bisel, flauta transversal e oboé), dos cursos básico e secundário de música. Esta investigação, de natureza qualitativa e quantitativa foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro (EACMCGA), durante três meses, no decorrer do 1.º período do ano letivo de 2015/2016. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e acompanhamento dos e-P, o Diário de Registos Oessoal da investigadora, o Inquérito por questionário (IQ) aos alunos participantes (AP) e entrevistas semiestruturadas aos intervenientes indiretos deste estudo – docentes auxiliares do projeto (n=2), encarregados de educação (n=4) e diretor da instituição (n=1). Os instrumentos de análise, tratamento e interpretação dos dados utilizados nesta investigação foram: a análise estatística e de conteúdo das respostas aos IQ, a análise de conteúdo dos e-P desenvolvidos pelos AP, assim como a análise de conteúdo dos registos do Diário Pessoal e das Entrevistas. Os resultados obtidos neste estudo de caso permitem responder à questão orientadora de partida: “De que forma o e-P pode melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos na disciplina de instrumento nos ensinos básico e secundário de música?” na medida em que se concluiu que o e-P é uma ferramenta significativa no desenvolvimento e melhoria do processo educativo, principalmente, pelo aumento do nível de consciencialização revelado pelos alunos acerca do seu processo de evolução, autorregulação da aprendizagem e competências de avaliação na disciplina de instrumento, sendo, por isso, uma ferramenta auxiliar para uma avaliação mais autêntica e participativa.
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Esta investigação, de natureza qualitativa e quantitativa foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro (EACMCGA), durante três meses, no decorrer do 1.º período do ano letivo de 2015/2016. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e acompanhamento dos e-P, o Diário de Registos Oessoal da investigadora, o Inquérito por questionário (IQ) aos alunos participantes (AP) e entrevistas semiestruturadas aos intervenientes indiretos deste estudo – docentes auxiliares do projeto (n=2), encarregados de educação (n=4) e diretor da instituição (n=1). Os instrumentos de análise, tratamento e interpretação dos dados utilizados nesta investigação foram: a análise estatística e de conteúdo das respostas aos IQ, a análise de conteúdo dos e-P desenvolvidos pelos AP, assim como a análise de conteúdo dos registos do Diário Pessoal e das Entrevistas. Os resultados obtidos neste estudo de caso permitem responder à questão orientadora de partida: “De que forma o e-P pode melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos na disciplina de instrumento nos ensinos básico e secundário de música?” na medida em que se concluiu que o e-P é uma ferramenta significativa no desenvolvimento e melhoria do processo educativo, principalmente, pelo aumento do nível de consciencialização revelado pelos alunos acerca do seu processo de evolução, autorregulação da aprendizagem e competências de avaliação na disciplina de instrumento, sendo, por isso, uma ferramenta auxiliar para uma avaliação mais autêntica e participativa.The present study, designated “O e-Portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos básico e secundário de música” (The e-portfolio as a teaching, learning and assessment tool within the subject of instrument of the basic and secondary level course in music) is inserted in the problematic of learning assessment and pedagogical practices’ improvement in this technological era. Thereby, it investigates music if the use of a e-Portfolio (e-P) model, in fact, can improve the quality of learning in the subject of instrument. With this purpose, during the academic year of 2015/2016, this tool (e-P) was developed by fourteen students of three instrument classes (recorder, flute and oboe) of basic and secondary level course in music. This research, of a qualitative and quantitative nature was implemented at the Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro (EACMCGA), during three months, over the first period of the academic year. The techniques used for collecting and producing data were: direct observation and monitoring of e-P, diary of personal registries, questionnaires surveys to participant students and the semi structured interviews performed to three indirect participants – instrument teachers (n=2), educators (n=4) and institution director (n=1). The instruments of analyze treatment and interpretation of data were: statistical analysis and content analysis of the answers to the questionnaires surveys, analyze of content of e-P developed by participant students as well as analyze and categorization of the content of interviews and diary registries. The results obtained in this study let answer the initial and guiding question: “In which way the e-P can improve the quality of learning in students of instrument classes of the basic and secondary level course in music?” according that e-P is a significant tool to for the development and improvement of all educational process, mainly through the higher level of students awareness about their progress, learning and assessment in instrument, being, therefore, one adjuvant toll to a more authentic and participative evaluation.Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesSerra, SofiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaResende, Mónica Patrícia do Couto2017-01-27T09:31:12Z2016-07-2720162016-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21398TID:201484382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:42.783368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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