A aprendizagem de funções quadráticas em alunos do 10º ano de escolaridade : uma experiência de ensino utilizando o Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rita Isabel da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57422
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
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spelling A aprendizagem de funções quadráticas em alunos do 10º ano de escolaridade : uma experiência de ensino utilizando o GeogebraAprendizagemFunções (Matemática)Geometria dinâmicaÁlgebraRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoPor meio da realização deste trabalho, pretendi compreender como decorre a aprendizagem de funções quadráticas em alunos do 10º ano de escolaridade, numa experiência de ensino utilizando o Geogebra. Mais concretamente, procurei saber, em primeiro lugar, qual o papel da construção e da visualização gráfica, num ambiente de geometria dinâmica, para a compreensão e consolidação das funções quadráticas por parte dos alunos. Em segundo lugar, analisei de que forma a articulação entre diferentes representações (algébrica e gráfica), por meio do Geogebra, contribui para a aprendizagem das funções quadráticas. Por último, verifiquei ainda, de que maneira a motivação e a cooperação entre os alunos, no uso da tecnologia, promove a aprendizagem de funções quadráticas. Adotei um paradigma interpretativo, onde me posicionei como observadora participante. Os dados foram recolhidos por observação direta, contando com o apoio de registos áudio e vídeo e das produções escritas dos alunos, elaboradas em pequenos grupos, bem como na avaliação sumativa individual. No final da minha intervenção letiva elaborei um breve questionário a todos os alunos da turma e uma entrevista estruturada a quatro alunos participantes. O conteúdo lecionado na minha intervenção letiva consistiu nas funções quadráticas, subunidade didática que contemplou 14 tempos letivos de 50 minutos. Os resultados do estudo mostram-nos que a construção e visualização gráfica por meio do Geogebra, oferece a possibilidade de explorar os conceitos matemáticos de uma forma dinâmica, apoiando o raciocínio matemático e a resolução de problemas, permitindo assim, uma melhor compreensão do conteúdo. Para além disso, a observação em um mesmo ecrã do impacto das movimentações que os vários parâmetros da função quadrática provocam no seu gráfico, contribui para a consolidação da aprendizagem deste conteúdo. Por fim, o trabalho realizado pelos alunos foi considerado por eles motivante, pois entenderam que trabalhar em grupo foi vantajoso do ponto de vista da aprendizagem matemática com recurso ao Geogebra.Through this work, I wanted to understand how the learning of quadratic functions in students of the 10th grade class takes place, in a teaching experience using Geogebra. More specifically, I tried to know, first, what the role of construction and graphic visualization, in an environment of dynamic geometry, for the understanding and consolidation of quadratic functions by the students. Secondly, I analyzed how the articulation between different representations (algebraic and graphic), through Geogebra, contributes to the learning of quadratic functions. Finally, I also checked how motivation and cooperation among students, in the use of technology, promotes the learning of quadratic functions. I adopted an interpretative paradigm, where I positioned myself as a participant observer. The data were collected by direct observation, with the support of audio and video recordings and the written productions of the students, prepared in small groups, as well as in the individual evaluation. At the end of my school intervention I prepared a brief questionnaire to all the students in the class and a structured interview with four participating students. The content taught in my school intervention consisted of quadratic functions, a didactic subunit that included 14 lessons of 50 minutes. The results of the study show us that the construction and graphic visualization through Geogebra, offers the possibility of exploring mathematical concepts in a dynamic way, supporting mathematical reasoning and problem solving, thus allowing a better understanding of the content. In addition, the observation on the same screen of the impact of the movements that the various parameters of the quadratic function cause in your chart, contributes to the consolidation of the learning of this content. Finally, the work performed by the students was considered motivating by them, because they understood that working in groups was advantageous from the point of view of mathematical learning using Geogebra.Ribeiro, Alessandro JacquesFerreirim, Isabel Maria André, 1961-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Rita Isabel da Silva2023-05-15T12:38:54Z2022-07-292022-06-202022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:52.929278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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