O contributo da aula invertida para a aprendizagem das transformações geométricas e simetria de gráficos de funções no 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57383 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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O contributo da aula invertida para a aprendizagem das transformações geométricas e simetria de gráficos de funções no 10º ano de escolaridadeAula invertidaFunções (Matemática)TecnologiaEnsino secundárioMatemáticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEsta investigação, realizada no âmbito da prática de ensino supervisionada, visou compreender se a dinâmica da aula invertida pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e para o aumento do interesse pela disciplina de Matemática, no 10.º ano de escolaridade, através de uma experiência realizada na subunidade curricular “Transformações geométricas e simetria de gráficos de funções” subordinada ao tema “Funções”. A metodologia de aula invertida consiste no envio prévio de materiais com os conteúdos a abordar na aula seguinte. A metodologia seguida neste processo investigativo é de natureza qualitativa, insere-se no paradigma interpretativo e a estratégia de investigação utilizada é um estudo de caso. Este processo de investigação decorreu junto de uma turma com 24 alunos do 10.º ano da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço, ao longo de 12 tempos de 45 minutos. A recolha de dados decorreu através de entrevistas semiestruturadas a quatro alunos da turma, antes e após a lecionação da subunidade, complementada pela minha observação participante nas aulas, registos áudio e vídeo, recolha documental das questões extra, resolvidas diariamente, em pares, e dos minitestes, aplicado no final da lecionação da subunidade em questão, reflexões diárias e um questionário de resposta aberta aplicado a todos os alunos da turma. A análise dos dados, tendo em conta a metodologia de ensino seguida, mostra que as aprendizagens pretendidas foram maioritariamente atingidas. Os alunos mostraram-se muito empenhados, participativos e envolvidos na resolução das tarefas propostas e também reconhecem que esta metodologia foi vantajosa e contribuiu positivamente para a sua aprendizagem. Em relação à dinâmica das aulas, o tempo em aula é utilizado e focase mais nos alunos, tornando a aula mais dinâmica e apelativa para eles. De uma forma geral, verificou-se que o interesse e empenho dos alunos aumentou.This investigation, carried out within the scope of the supervised teaching practice (PES in Portuguese), aimed to understand if the dynamic of a flipped learning environment contributes to increase the interest for the mathematics in 10th grade students. This work was done for the curricular subject of “Geometrical transformations and symmetry of graphs of functions” for the topic “Functions”. The flipped learning consists in sharing learning materials for the class with the students beforehand. The methodology followed in this research is qualitative, within the interpretative paradigm and with a case study design. This investigation was applied in a class of 24 students of the 10th grade from the Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço, for a period of 12 times 45 minutes. The data collection took place through semi-structured interviews to four students from the selected classroom, before and after the flipped learning methodology was applied. The data was complemented with the observation of the classes, audio and video recordings, tests done by the students with questions relating the subjects taught, open questionaries done by all students, and daily reflections. The students were collaborative and participated in the proposed tasks. The flipped learning work was welcome by the students and had a positive impact in their learning capabilities. The proposed teaching methodology focus the time of the class in the students, making the class more dynamic and appealing for them. Overall, an increase of interest and motivation of the students was observed during the course of this experience.Ponte, João Pedro da, 1953-Barbarosie, Cristian, 1972-Repositório da Universidade de LisboaFonseca, Cláudia Sofia Freitas2023-05-08T14:54:24Z20222022-06-202022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:48.607941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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