O desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 10º ano no estudo da função quadrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57409 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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O desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 10º ano no estudo da função quadráticaAprendizagem da matemáticaPensamento críticoCompetênciasFunções (Matemática)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente estudo incide na minha intervenção com uma turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Padre António Vieira, situada em Lisboa. A intervenção contemplou seis aulas de 100 minutos e duas aulas de 50 minutos de duração, onde lecionei a subunidade didática Função quadrática. O objetivo deste trabalho foi explorar e compreender o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 10.º ano no estudo da função quadrática, pretendendo dar resposta a três questões de investigação: “Quais as características necessárias numa tarefa sobre funções quadráticas que promovam o pensamento crítico do aluno?”, “De que forma diferentes tarefas envolvendo funções quadráticas permitem o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno?” e por último “Que contribuições a discussão traz para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno?”. Foi desenvolvido um estudo exploratório de natureza qualitativa, cuja recolha de dados foi realizada através de observação participante, com um diário de bordo e registos áudio e vídeo; realização de entrevistas e recolha dos documentos escritos pelos alunos, neste caso, a resolução das tarefas propostas. Após ser realizada a análise de dados, concluiu-se que as tarefas que mais contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos são as do tipo “problemas não-rotineiros”, a análise crítica da explicação matemática de um procedimento ou conceito e a análise crítica de estratégias de resolução de problemas. Para desenvolver esta competência deve optar-se por um ambiente de aprendizagem de carácter exploratório e priorizar o trabalho cooperativo entre os alunos. O questionamento realizado pela professora demonstrou-se proveitoso como estratégia de suporte. Por fim, importa destacar a fase da discussão, tanto entre dois grupos como entre toda a turma, que nos revelou favorecer particularmente a capacidade de pensar criticamente dos alunos.The present study relates to my intervention with a 10th grade class of students at Escola Secundária Padre Antonio Vieira, situated in Lisbon. The intervention consisted of six class sessions lasting 100 minutes and two class sessions lasting 50 minutes, wherein I lectured on a curriculum subunit in quadratic functions. The goal of this work was to explore and understand the development of critical thinking of 10th grade students in the study of quadratic functions, in order to attempt to answer the following three research questions: “Which are the necessary characteristics in a task pertaining to quadratic functions that tend to promote critical thinking in a student?”, “How do different tasks involving quadratic functions enable the development of students’ critical thinking?” and “Which contributions do the discussions bring to the student’s critical thinking development?”. An exploratory study of qualitative nature was developed, with the respective data collection having been done through participating observations, with an ongoing ledger diary, video and audio data, interviews, collection of documents written by students showcasing the resolution of the different proposed tasks. Once the data analysis had been completed, it was concluded that the tasks that contribute most to the development of critical thinking in students are those that are about “non-routine problems” in nature, about critical analysis of mathematical explanations of procedures or concepts, and about strategic analysis of problem solving. To develop this skill, an exploratory learning environment should be chosen as well as the prioritization of cooperative tasks among students. The questioning conducted by the teacher proved to be fruitful as a supporting strategy. Finally, it’s important to note the discussion stage, between groups of students as well as among the entire class of students, proved itself to particularly favor and support students’ critical thinking capabilities.Ribeiro, Alessandro JacquesFerreirim, Isabel Maria André, 1961-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Maria Madalena Ataíde2023-05-12T13:23:50Z2022-11-232022-10-062022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:50.977328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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