A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/35424 |
Resumo: | O presente Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro encontra-se divido em duas secções que refletem as componentes Projeto Educativo e Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção descreve a investigação em torno da problemática da adequação postural na prática de guitarra clássica. Esta investigação teve como objetivo utilizar o espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na prática de guitarra clássica. Este projeto consistiu na elaboração de uma rotina de estudo com o espelho, que foi executada por guitarristas do ensino superior. A recolha de dados ocorreu através de um inquérito por questionário com escalas de Likert com o objetivo de obter dados sobre o impacto da utilização do espelho na adequação da postura na prática de guitara clássica. A segunda secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Guitarra Clássica da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021. |
id |
RCAP_14aa9cf34b65c8a762aefd0f3250d1b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/35424 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássicaEnsinoPosturaErgonomiaEspelhoGuitarraO presente Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro encontra-se divido em duas secções que refletem as componentes Projeto Educativo e Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção descreve a investigação em torno da problemática da adequação postural na prática de guitarra clássica. Esta investigação teve como objetivo utilizar o espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na prática de guitarra clássica. Este projeto consistiu na elaboração de uma rotina de estudo com o espelho, que foi executada por guitarristas do ensino superior. A recolha de dados ocorreu através de um inquérito por questionário com escalas de Likert com o objetivo de obter dados sobre o impacto da utilização do espelho na adequação da postura na prática de guitara clássica. A segunda secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Guitarra Clássica da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021.This final Report of the UC Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Music Education at the Universidade de Aveiro is divided into two sections that reflect the components Educational Project and Supervised Teaching Practice. The first section describes the investigation around the problem of postural adequacy in classical guitar practice. The main goal of this investigation was to use the mirror as a tool to help in the adequacy of posture in classical guitar practice. This project consisted in the elaboration of a study routine with the mirror, which was performed by higher education guitarists. Data collection took place through a questionnaire survey with Likert scales in order to obtain data on the impact of using a mirror on the adequacy of posture in classical guitar practice. The second section describes the Teaching Practice held at the Classical Guitar class of Conservatório de Música do Porto during the school year 2020/2021.2022-12-13T11:17:08Z2022-07-20T00:00:00Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35424porPires, João Miguel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:12Zoai:ria.ua.pt:10773/35424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:26.190445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica |
title |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica |
spellingShingle |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica Pires, João Miguel Martins Ensino Postura Ergonomia Espelho Guitarra |
title_short |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica |
title_full |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica |
title_fullStr |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica |
title_full_unstemmed |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica |
title_sort |
A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica |
author |
Pires, João Miguel Martins |
author_facet |
Pires, João Miguel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, João Miguel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Postura Ergonomia Espelho Guitarra |
topic |
Ensino Postura Ergonomia Espelho Guitarra |
description |
O presente Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro encontra-se divido em duas secções que refletem as componentes Projeto Educativo e Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção descreve a investigação em torno da problemática da adequação postural na prática de guitarra clássica. Esta investigação teve como objetivo utilizar o espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na prática de guitarra clássica. Este projeto consistiu na elaboração de uma rotina de estudo com o espelho, que foi executada por guitarristas do ensino superior. A recolha de dados ocorreu através de um inquérito por questionário com escalas de Likert com o objetivo de obter dados sobre o impacto da utilização do espelho na adequação da postura na prática de guitara clássica. A segunda secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Guitarra Clássica da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13T11:17:08Z 2022-07-20T00:00:00Z 2022-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/35424 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/35424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137719866097664 |