A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, João Miguel Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35424
Resumo: O presente Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro encontra-se divido em duas secções que refletem as componentes Projeto Educativo e Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção descreve a investigação em torno da problemática da adequação postural na prática de guitarra clássica. Esta investigação teve como objetivo utilizar o espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na prática de guitarra clássica. Este projeto consistiu na elaboração de uma rotina de estudo com o espelho, que foi executada por guitarristas do ensino superior. A recolha de dados ocorreu através de um inquérito por questionário com escalas de Likert com o objetivo de obter dados sobre o impacto da utilização do espelho na adequação da postura na prática de guitara clássica. A segunda secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Guitarra Clássica da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021.
id RCAP_14aa9cf34b65c8a762aefd0f3250d1b4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássicaEnsinoPosturaErgonomiaEspelhoGuitarraO presente Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro encontra-se divido em duas secções que refletem as componentes Projeto Educativo e Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção descreve a investigação em torno da problemática da adequação postural na prática de guitarra clássica. Esta investigação teve como objetivo utilizar o espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na prática de guitarra clássica. Este projeto consistiu na elaboração de uma rotina de estudo com o espelho, que foi executada por guitarristas do ensino superior. A recolha de dados ocorreu através de um inquérito por questionário com escalas de Likert com o objetivo de obter dados sobre o impacto da utilização do espelho na adequação da postura na prática de guitara clássica. A segunda secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Guitarra Clássica da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021.This final Report of the UC Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Music Education at the Universidade de Aveiro is divided into two sections that reflect the components Educational Project and Supervised Teaching Practice. The first section describes the investigation around the problem of postural adequacy in classical guitar practice. The main goal of this investigation was to use the mirror as a tool to help in the adequacy of posture in classical guitar practice. This project consisted in the elaboration of a study routine with the mirror, which was performed by higher education guitarists. Data collection took place through a questionnaire survey with Likert scales in order to obtain data on the impact of using a mirror on the adequacy of posture in classical guitar practice. The second section describes the Teaching Practice held at the Classical Guitar class of Conservatório de Música do Porto during the school year 2020/2021.2022-12-13T11:17:08Z2022-07-20T00:00:00Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35424porPires, João Miguel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:12Zoai:ria.ua.pt:10773/35424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:26.190445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
title A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
spellingShingle A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
Pires, João Miguel Martins
Ensino
Postura
Ergonomia
Espelho
Guitarra
title_short A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
title_full A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
title_fullStr A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
title_full_unstemmed A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
title_sort A utilização do espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na aprendizagem de guitarra clássica
author Pires, João Miguel Martins
author_facet Pires, João Miguel Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, João Miguel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Postura
Ergonomia
Espelho
Guitarra
topic Ensino
Postura
Ergonomia
Espelho
Guitarra
description O presente Relatório da UC Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro encontra-se divido em duas secções que refletem as componentes Projeto Educativo e Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção descreve a investigação em torno da problemática da adequação postural na prática de guitarra clássica. Esta investigação teve como objetivo utilizar o espelho como ferramenta de auxílio na adequação da postura na prática de guitarra clássica. Este projeto consistiu na elaboração de uma rotina de estudo com o espelho, que foi executada por guitarristas do ensino superior. A recolha de dados ocorreu através de um inquérito por questionário com escalas de Likert com o objetivo de obter dados sobre o impacto da utilização do espelho na adequação da postura na prática de guitara clássica. A segunda secção descreve a Prática de Ensino realizada na classe de Guitarra Clássica da escola Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T11:17:08Z
2022-07-20T00:00:00Z
2022-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35424
url http://hdl.handle.net/10773/35424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137719866097664