A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21872 |
Resumo: | A postura corporal e o posicionamento do instrumento musical são referidos frequentemente na literatura como um aspecto fundamental da técnica instrumental. Contudo, poucos estudos apresentam modelos de ensino postural adequados à realidade do ensino musical a nível de conservatório e poucas pesquisas avaliaram as práticas e abordagem de ensino dos professores de guitarra. O presente trabalho pretende investigar e discutir as práticas de ensino da postura dos professores de guitarra no ensino artístico especializado em Portugal a partir da aplicação de um inquérito e da revisão da literatura sobre esta temática, visando contribuir para a reflexão teóricoprática sobre as estratégias de ensino dos professores de guitarra. |
id |
RCAP_c126ecfd0243894fa1960fbcb818dc01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensinoEnsino da músicaPosturaGuitarra -- EnsinoErgonomiaA postura corporal e o posicionamento do instrumento musical são referidos frequentemente na literatura como um aspecto fundamental da técnica instrumental. Contudo, poucos estudos apresentam modelos de ensino postural adequados à realidade do ensino musical a nível de conservatório e poucas pesquisas avaliaram as práticas e abordagem de ensino dos professores de guitarra. O presente trabalho pretende investigar e discutir as práticas de ensino da postura dos professores de guitarra no ensino artístico especializado em Portugal a partir da aplicação de um inquérito e da revisão da literatura sobre esta temática, visando contribuir para a reflexão teóricoprática sobre as estratégias de ensino dos professores de guitarra.The posture of instrumentalists and the positioning of the musical instrument are often referred to in the literature as a fundamental aspect of instrumental technique. However, few studies present models of postural teaching adequated to the reality of musical education at the conservatory level, and few studies have evaluated the teaching practices and approach of guitar teachers. The present work intends to investigate and discuss the postural teaching practices of guitar teachers' in the specialized artistic education in Portugal, based on the application of a survey and on the literature review on this theme, aiming to contribute to theoretical and practical reflection on the teaching strategies of guitar teachers.Universidade de Aveiro2018-01-25T17:37:24Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21872TID:201940418porVasconcelos, Heder Dias Jordão deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:54Zoai:ria.ua.pt:10773/21872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:11.922374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino |
title |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino |
spellingShingle |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino Vasconcelos, Heder Dias Jordão de Ensino da música Postura Guitarra -- Ensino Ergonomia |
title_short |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino |
title_full |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino |
title_fullStr |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino |
title_full_unstemmed |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino |
title_sort |
A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino |
author |
Vasconcelos, Heder Dias Jordão de |
author_facet |
Vasconcelos, Heder Dias Jordão de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Heder Dias Jordão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Postura Guitarra -- Ensino Ergonomia |
topic |
Ensino da música Postura Guitarra -- Ensino Ergonomia |
description |
A postura corporal e o posicionamento do instrumento musical são referidos frequentemente na literatura como um aspecto fundamental da técnica instrumental. Contudo, poucos estudos apresentam modelos de ensino postural adequados à realidade do ensino musical a nível de conservatório e poucas pesquisas avaliaram as práticas e abordagem de ensino dos professores de guitarra. O presente trabalho pretende investigar e discutir as práticas de ensino da postura dos professores de guitarra no ensino artístico especializado em Portugal a partir da aplicação de um inquérito e da revisão da literatura sobre esta temática, visando contribuir para a reflexão teóricoprática sobre as estratégias de ensino dos professores de guitarra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-01-25T17:37:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21872 TID:201940418 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21872 |
identifier_str_mv |
TID:201940418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137616149348352 |