Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João André Samões
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29994
Resumo: O presente relatório apresenta como objetivo central descrever o resultado do processo de formação inicial de um futuro professor de educação física, conhecido como estágio pedagógico, que ocorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco no ano letivo 2021/2022. Neste âmbito, ao longo do documento, serão compartilhadas as diversas experiências e vivências inerentes à formação, que permitiram o crescimento tanto a nível pessoal como profissional. Neste âmbito, ao longo do documento, será realizada uma análise abrangente do processo formativo e de desenvolvimento da minha identidade profissional, à luz de um equilíbrio entre a descrição e reflexão crítica sustentada em referenciais teóricos, dos diversos momentos da realidade vivida nas etapas integradas no estágio. A sua construção irá basear-se nas diferentes áreas de formação que não se limitam apenas à gestão e organização do ensino e da aprendizagem, mas também à investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relações com a comunidade, uma vez que todas elas possuem competências particulares que devem ser desenvolvidas, face a estarem interligadas com as experiências de formação necessárias para um futuro docente de EF. Esta foi uma experiência marcante ao nível das dimensões técnicas e pessoais, uma vez que me fez elevar as minhas competências nas diferentes variáveis que engloba a profissão de docente e de percecionar o que necessito de melhorar, para que esta função, num futuro próximo, seja exercida com maior eficácia Barreiro.
id RCAP_14c269115ecc410512c43ef53c5e7d12
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas BrancoEstágio PedagógicoDesenvolvimento ProfissionalProfessorEducação FísicaEscolaProcesso ensino-aprendizagemAlunosPedagogical InternshipProfessional DevelopmentTeacherPhysical EducationSchoolTeaching-learning processStudentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta como objetivo central descrever o resultado do processo de formação inicial de um futuro professor de educação física, conhecido como estágio pedagógico, que ocorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco no ano letivo 2021/2022. Neste âmbito, ao longo do documento, serão compartilhadas as diversas experiências e vivências inerentes à formação, que permitiram o crescimento tanto a nível pessoal como profissional. Neste âmbito, ao longo do documento, será realizada uma análise abrangente do processo formativo e de desenvolvimento da minha identidade profissional, à luz de um equilíbrio entre a descrição e reflexão crítica sustentada em referenciais teóricos, dos diversos momentos da realidade vivida nas etapas integradas no estágio. A sua construção irá basear-se nas diferentes áreas de formação que não se limitam apenas à gestão e organização do ensino e da aprendizagem, mas também à investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relações com a comunidade, uma vez que todas elas possuem competências particulares que devem ser desenvolvidas, face a estarem interligadas com as experiências de formação necessárias para um futuro docente de EF. Esta foi uma experiência marcante ao nível das dimensões técnicas e pessoais, uma vez que me fez elevar as minhas competências nas diferentes variáveis que engloba a profissão de docente e de percecionar o que necessito de melhorar, para que esta função, num futuro próximo, seja exercida com maior eficácia Barreiro.The purpose of this report is to describe the result of the initial training process of a future physical education teacher, known as pedagogical internship, which took place at Escola Secundária Luís de Freitas Branco, in the academic year 2021/2022. In this context, throughout the document, the various experiences that allowed growth both at a personal and professional level will be shared. Throughout the report, a comprehensive analysis of the training process and the development of my professional identity will be carried out, in the light of a balance between the description and critical reflection supported by theoretical references, of the various moments of reality lived in the stages integrated in the internship. Its construction will be based on the different training areas that are not only limited to the management and organization of teaching and learning, but also to research and pedagogical innovation, participation in school and relations with the community. All of this have particular competences that must be developed, given that they are interconnected with the training experiences necessary for a future PE teacher. This was a remarkable experience at the level of technical and personal dimensions, since it made me raise my skills in the different variables of the teaching profession. It also made me perceive what I need to improve so that this profession, in the near future, will be exercised more effectively.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaPinto, João André Samões2024-01-29T17:18:09Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29994TID:203471679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:32:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:10.520167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Pinto, João André Samões
Estágio Pedagógico
Desenvolvimento Profissional
Professor
Educação Física
Escola
Processo ensino-aprendizagem
Alunos
Pedagogical Internship
Professional Development
Teacher
Physical Education
School
Teaching-learning process
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
author Pinto, João André Samões
author_facet Pinto, João André Samões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria João Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, João André Samões
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Desenvolvimento Profissional
Professor
Educação Física
Escola
Processo ensino-aprendizagem
Alunos
Pedagogical Internship
Professional Development
Teacher
Physical Education
School
Teaching-learning process
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio Pedagógico
Desenvolvimento Profissional
Professor
Educação Física
Escola
Processo ensino-aprendizagem
Alunos
Pedagogical Internship
Professional Development
Teacher
Physical Education
School
Teaching-learning process
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório apresenta como objetivo central descrever o resultado do processo de formação inicial de um futuro professor de educação física, conhecido como estágio pedagógico, que ocorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco no ano letivo 2021/2022. Neste âmbito, ao longo do documento, serão compartilhadas as diversas experiências e vivências inerentes à formação, que permitiram o crescimento tanto a nível pessoal como profissional. Neste âmbito, ao longo do documento, será realizada uma análise abrangente do processo formativo e de desenvolvimento da minha identidade profissional, à luz de um equilíbrio entre a descrição e reflexão crítica sustentada em referenciais teóricos, dos diversos momentos da realidade vivida nas etapas integradas no estágio. A sua construção irá basear-se nas diferentes áreas de formação que não se limitam apenas à gestão e organização do ensino e da aprendizagem, mas também à investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relações com a comunidade, uma vez que todas elas possuem competências particulares que devem ser desenvolvidas, face a estarem interligadas com as experiências de formação necessárias para um futuro docente de EF. Esta foi uma experiência marcante ao nível das dimensões técnicas e pessoais, uma vez que me fez elevar as minhas competências nas diferentes variáveis que engloba a profissão de docente e de percecionar o que necessito de melhorar, para que esta função, num futuro próximo, seja exercida com maior eficácia Barreiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-29T17:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29994
TID:203471679
url http://hdl.handle.net/10400.5/29994
identifier_str_mv TID:203471679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137170277007360