Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29994 |
Resumo: | O presente relatório apresenta como objetivo central descrever o resultado do processo de formação inicial de um futuro professor de educação física, conhecido como estágio pedagógico, que ocorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco no ano letivo 2021/2022. Neste âmbito, ao longo do documento, serão compartilhadas as diversas experiências e vivências inerentes à formação, que permitiram o crescimento tanto a nível pessoal como profissional. Neste âmbito, ao longo do documento, será realizada uma análise abrangente do processo formativo e de desenvolvimento da minha identidade profissional, à luz de um equilíbrio entre a descrição e reflexão crítica sustentada em referenciais teóricos, dos diversos momentos da realidade vivida nas etapas integradas no estágio. A sua construção irá basear-se nas diferentes áreas de formação que não se limitam apenas à gestão e organização do ensino e da aprendizagem, mas também à investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relações com a comunidade, uma vez que todas elas possuem competências particulares que devem ser desenvolvidas, face a estarem interligadas com as experiências de formação necessárias para um futuro docente de EF. Esta foi uma experiência marcante ao nível das dimensões técnicas e pessoais, uma vez que me fez elevar as minhas competências nas diferentes variáveis que engloba a profissão de docente e de percecionar o que necessito de melhorar, para que esta função, num futuro próximo, seja exercida com maior eficácia Barreiro. |
id |
RCAP_14c269115ecc410512c43ef53c5e7d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29994 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas BrancoEstágio PedagógicoDesenvolvimento ProfissionalProfessorEducação FísicaEscolaProcesso ensino-aprendizagemAlunosPedagogical InternshipProfessional DevelopmentTeacherPhysical EducationSchoolTeaching-learning processStudentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta como objetivo central descrever o resultado do processo de formação inicial de um futuro professor de educação física, conhecido como estágio pedagógico, que ocorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco no ano letivo 2021/2022. Neste âmbito, ao longo do documento, serão compartilhadas as diversas experiências e vivências inerentes à formação, que permitiram o crescimento tanto a nível pessoal como profissional. Neste âmbito, ao longo do documento, será realizada uma análise abrangente do processo formativo e de desenvolvimento da minha identidade profissional, à luz de um equilíbrio entre a descrição e reflexão crítica sustentada em referenciais teóricos, dos diversos momentos da realidade vivida nas etapas integradas no estágio. A sua construção irá basear-se nas diferentes áreas de formação que não se limitam apenas à gestão e organização do ensino e da aprendizagem, mas também à investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relações com a comunidade, uma vez que todas elas possuem competências particulares que devem ser desenvolvidas, face a estarem interligadas com as experiências de formação necessárias para um futuro docente de EF. Esta foi uma experiência marcante ao nível das dimensões técnicas e pessoais, uma vez que me fez elevar as minhas competências nas diferentes variáveis que engloba a profissão de docente e de percecionar o que necessito de melhorar, para que esta função, num futuro próximo, seja exercida com maior eficácia Barreiro.The purpose of this report is to describe the result of the initial training process of a future physical education teacher, known as pedagogical internship, which took place at Escola Secundária Luís de Freitas Branco, in the academic year 2021/2022. In this context, throughout the document, the various experiences that allowed growth both at a personal and professional level will be shared. Throughout the report, a comprehensive analysis of the training process and the development of my professional identity will be carried out, in the light of a balance between the description and critical reflection supported by theoretical references, of the various moments of reality lived in the stages integrated in the internship. Its construction will be based on the different training areas that are not only limited to the management and organization of teaching and learning, but also to research and pedagogical innovation, participation in school and relations with the community. All of this have particular competences that must be developed, given that they are interconnected with the training experiences necessary for a future PE teacher. This was a remarkable experience at the level of technical and personal dimensions, since it made me raise my skills in the different variables of the teaching profession. It also made me perceive what I need to improve so that this profession, in the near future, will be exercised more effectively.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaPinto, João André Samões2024-01-29T17:18:09Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29994TID:203471679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:32:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:10.520167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco Pinto, João André Samões Estágio Pedagógico Desenvolvimento Profissional Professor Educação Física Escola Processo ensino-aprendizagem Alunos Pedagogical Internship Professional Development Teacher Physical Education School Teaching-learning process Students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_full |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_sort |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
author |
Pinto, João André Samões |
author_facet |
Pinto, João André Samões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria João Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, João André Samões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Desenvolvimento Profissional Professor Educação Física Escola Processo ensino-aprendizagem Alunos Pedagogical Internship Professional Development Teacher Physical Education School Teaching-learning process Students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio Pedagógico Desenvolvimento Profissional Professor Educação Física Escola Processo ensino-aprendizagem Alunos Pedagogical Internship Professional Development Teacher Physical Education School Teaching-learning process Students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório apresenta como objetivo central descrever o resultado do processo de formação inicial de um futuro professor de educação física, conhecido como estágio pedagógico, que ocorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco no ano letivo 2021/2022. Neste âmbito, ao longo do documento, serão compartilhadas as diversas experiências e vivências inerentes à formação, que permitiram o crescimento tanto a nível pessoal como profissional. Neste âmbito, ao longo do documento, será realizada uma análise abrangente do processo formativo e de desenvolvimento da minha identidade profissional, à luz de um equilíbrio entre a descrição e reflexão crítica sustentada em referenciais teóricos, dos diversos momentos da realidade vivida nas etapas integradas no estágio. A sua construção irá basear-se nas diferentes áreas de formação que não se limitam apenas à gestão e organização do ensino e da aprendizagem, mas também à investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relações com a comunidade, uma vez que todas elas possuem competências particulares que devem ser desenvolvidas, face a estarem interligadas com as experiências de formação necessárias para um futuro docente de EF. Esta foi uma experiência marcante ao nível das dimensões técnicas e pessoais, uma vez que me fez elevar as minhas competências nas diferentes variáveis que engloba a profissão de docente e de percecionar o que necessito de melhorar, para que esta função, num futuro próximo, seja exercida com maior eficácia Barreiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-29T17:18:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29994 TID:203471679 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29994 |
identifier_str_mv |
TID:203471679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137170277007360 |