(In)sucesso escolar em filhos de imigrantes de nível socioeconómico baixo em Portugal : um estudo com participantes do Programa Escolhas através do inventário IARPS-CJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Djamila Cohen Correia e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41537
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
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spelling (In)sucesso escolar em filhos de imigrantes de nível socioeconómico baixo em Portugal : um estudo com participantes do Programa Escolhas através do inventário IARPS-CJMigraçãoSucesso escolarPobrezaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A migração tem implicações tanto para o migrante e sua rede, como para o país de acolhimento. O (in)sucesso escolar em descendentes de imigrantes é um indicador de inserção, visto que o ensino se mostra importante para o sucesso profissional e a qualidade de vida futura. Este estudo tem como objetivo perceber se a migração associada a carências económicas prediz ou não o insucesso escolar em descendentes de imigrantes; e se o stress vivido nessas famílias propicia o insucesso. Para este efeito, foram realizadas: (1) a análise psicométrica do inventário IARPS-CJ; o teste da associação (2) entre as variáveis descendente/não descendente de imigrante e o (in)sucesso escolar; (3) entre as variáveis descendente/não descendente de imigrante e carências económicas; (4) entre as variáveis carências económicas e insucesso escolar; e, por fim, (5) entre as carências económicas, o stress familiar e o desempenho escolar. Em termos de metodologia, os dados foram obtidos a partir da aplicação do IARPS-CJ pelo Programa Escolhas, em quatro momentos. Os dados referem-se a indicadores de risco psicossocial, tais como desempenho escolar, história de retenções, stress familiar, carências económicas da família, etc. As hipóteses foram testadas na faixa de 6 a 17 anos, por ser aquela em que o sucesso escolar é mais relevante. O estudo confirma que o inventário apresenta bons indicadores psicométricos como medida de risco psicossocial. Verificou-se que os descendentes de imigrantes têm maior sucesso escolar, comparativamente aos nacionais na mesma situação de risco psicossocial, e que as carências económicas afetam a propensão para o sucesso escolar num e noutro grupo. Este estudo contribuiu, assim, para uma melhor compreensão da realidade dos descendentes de imigrantes e da problemática da sua inserção em Portugal.Migration has implications for the migrant, his/her network and for the host country as well. Academic success of immigrant’s descendants is an indicator of insertion, as it is important for generating professional success and life quality. This study aims to understand whether or not migration associated with economic deprivation and predicts academic failure among immigrant descendants. For this purpose, we performed: (1) the psychometric analysis of the IARPS-CJ inventory; the association test (2) between immigrant descending / non-descending variables and academic success; (3) between immigrant descending / non-descending variables and economic needs; (4) between the variables economic deprivation and academic failure; and finally (5) between economic needs, family stress and academic performance. In terms of methodology, the data were obtained from the application of IARPS-CJ by the Choices Program, in four moments. Data refer to psychosocial risk indicators such as academic performance, failure history, family stress, family economic needs, etc. The hypotheses were tested in the range of 6 to 17 years, because it is when academic success is most relevant. The study confirms that the inventory has good psychometric indicators as a measure of psychosocial risk. Immigrant descendants have been found to be more successful academically compared to nationals in the same psychosocial risk situation, and that the economic deprivation affects the propensity for academic success in either group. This study thus contributed to a better understanding of the reality of immigrant descendants and the issue of their insertion in Portugal.Moreira, João Manuel, 1964-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Djamila Cohen Correia e2020-02-03T16:08:36Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41537TID:202466159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:47.122567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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