O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Marta Mendes De
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Guerreiro,Marta, Mata,Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200010
Resumo: Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.º ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.
id RCAP_14ee40e0e7789c0869acda6ca3eee29d
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82311998000200010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociaisInteracções sociaisregras ortográficasaprendizagem da escritaEste artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.º ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.ISPA-Instituto Universitário1998-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200010Análise Psicológica v.16 n.2 1998reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200010Almeida,Marta Mendes DeGuerreiro,MartaMata,Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:59:40Zoai:scielo:S0870-82311998000200010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:15:52.597749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
spellingShingle O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
Almeida,Marta Mendes De
Interacções sociais
regras ortográficas
aprendizagem da escrita
title_short O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_full O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_fullStr O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_full_unstemmed O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_sort O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
author Almeida,Marta Mendes De
author_facet Almeida,Marta Mendes De
Guerreiro,Marta
Mata,Lourdes
author_role author
author2 Guerreiro,Marta
Mata,Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Marta Mendes De
Guerreiro,Marta
Mata,Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Interacções sociais
regras ortográficas
aprendizagem da escrita
topic Interacções sociais
regras ortográficas
aprendizagem da escrita
description Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.º ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.16 n.2 1998
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137257681059840