O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marta Mendes de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Gomes, Marta, Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5740
Resumo: Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.” ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.
id RCAP_c817a10ea719264e89f0b3cabe4be439
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociaisInteracções sociaisRegras ortográficasAprendizagem da escritaSocial interactionSpelling rulesWriting productionEste artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.” ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.ABSTRACT: This paper describes a study carried out with second grade children on the role of social interactions in the writing of words driven by both the existence and absence of spelling rules. The results showed that the interactive functioning of dyads was an important mean in both the apprenticeship and the mastering of writing. They also showed that in the case of written words in the presence of spelling rules, it was easier for the children to justify the way they wrote. They also made less mistakes and more progresses.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAlmeida, Marta Mendes deGomes, MartaMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves2017-09-06T14:21:37Z1998-01-01T00:00:00Z1998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5740porAnálise Psicológica, XVI(2), 321-3290870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:35.082938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
spellingShingle O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
Almeida, Marta Mendes de
Interacções sociais
Regras ortográficas
Aprendizagem da escrita
Social interaction
Spelling rules
Writing production
title_short O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_full O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_fullStr O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_full_unstemmed O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
title_sort O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
author Almeida, Marta Mendes de
author_facet Almeida, Marta Mendes de
Gomes, Marta
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
author_role author
author2 Gomes, Marta
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marta Mendes de
Gomes, Marta
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Interacções sociais
Regras ortográficas
Aprendizagem da escrita
Social interaction
Spelling rules
Writing production
topic Interacções sociais
Regras ortográficas
Aprendizagem da escrita
Social interaction
Spelling rules
Writing production
description Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.” ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01T00:00:00Z
1998-01-01T00:00:00Z
2017-09-06T14:21:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5740
url http://hdl.handle.net/10400.12/5740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, XVI(2), 321-329
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130096855941120