A influência das relações externas nos processos de gestão do diretor escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Rodolfo Reis, 1975-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40444
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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spelling A influência das relações externas nos processos de gestão do diretor escolarAdministração escolarDiretor escolarRelações externasTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este estudo aborda o tema da ação relacional do diretor escolar com o ambiente externo, procurando compreender qual a influência do exterior nas diferentes áreas funcionais do seu trabalho, nomeadamente, no que se refere à gestão pedagógica e educativa, à gestão operacional e funcional, às relações humanas (internas) e às relações externas. Este tema é importante na medida em que, atualmente, os diretores escolares encontram-se confrontados com novos desafios na sua ação diretiva que têm provocado alterações nas suas funções e tarefas. As transformações do sistema educativo ocasionaram um aumento da exposição do trabalho do diretor e das relações que a organização escolar estabelece com o exterior. O desenvolvimento de parcerias com o ambiente externo tem aumentado a permeabilidade da organização escolar à ação de novos atores. O diretor escolar assume-se como elemento central na relação da escola com o exterior, estando as suas lógicas de ação expostas à influência de novos interlocutores educativos. Os objetivos desta investigação estão centrados no estudo da influência de uma relação externa estabelecida entre um Agrupamento de Escolas e uma Organização Desportiva, apresentando resultados relativos à caraterização da relação e às lógicas de ação dos diretores, revelando dados sobre a influência do ambiente externo em estudo no trabalho de gestão dos diretores escolares. O presente estudo enquadra-se num paradigma interpretativo, numa abordagem de caráter qualitativo, recorrendo à entrevista e à análise documental como instrumentos de recolha de dados. Dos resultados do estudo destaca-se que a relação externa estabelecida pelo Agrupamento de Escolas com a Organização Desportiva influencia os processos de gestão do diretor escolar e as lógicas de ação declaradas no desempenho do seu cargo.This study approach the theme of the relational action of the school principal with the external environment, trying to understand the influence of the outside in the different functional areas of his work, namely, regarding the pedagogical and educational management, the operational and functional management, the human relations (internal) and external relations. This issue is important as school principals are currently faced with new challenges in their directive action that have caused changes in their roles and tasks. The transformations of the education system led to an increase in the exposure of the principal's work and the relations that the school organization establishes with the outside. The development of partnerships with the external environment has increased the permeability of the school organization to the action of new actors. The school principal is assumed to be a central element in the school's relationship with the outside, and its action logics are exposed to the influence of new educational interlocutors. The objectives of this investigation are centered on the study of the influence of an external relationship established between a School Grouping and a Sports Organization, presenting results related to the relationship characterization and the action logics of the principals, revealing data about the influence of the external environment under study in the management work of school principals. This study is framed into an interpretative paradigm, in a qualitative approach, using interview and document analysis as data collection instruments. The results of the study highlight that the external relationship established by the School Grouping with the Sports Organization influences the management processes of the school principal and the action logics stated in the performance of your position.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaViegas, Rodolfo Reis, 1975-2019-12-10T13:23:46Z20192019-10-032019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:09.000457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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